Você está aqui:


Navegação ultra-rápida

Com o Fluxograma que se acessa clicando no balão vermelho aqui à direita e noutras páginas deste site, você aprende fácil, só de olhar, como funciona CCDB Livros em compras via PagSeguro e pode utilizar os “balões” para acessar as próprias páginas ali representadas!


Quem já está lendo deve acessar assim
Quem já sabe navegar em CCDB Livros, já comprou tempo de leitura, está lendo em computador pessoal (PC), laptop, iPad, iPhone ou iPod e deseja máxima velocidade e mínima perda de tempo, deve entrar em CCDB Livros pelo link de Acesso Ultra-rápido, no alto da página inicial do site. Por ali não passará na página com fundo amazônico (que já foi a página inicial do site) nem precisará entrar na página de Apresentação de CCDB Livros. Há também um ícone opcional para instalar na Área de Trabalho do Windows, que permite acesso direto à página onde se insere o código para leitura. Esse ícone pode ser instalado a partir do primeiro acesso a essa página e nela se acham as instruções de como instalá-lo.

Recomeçar a leitura na última página lida
A partir de fevereiro de 2013, CCDB Livros ganhou novo e importante recurso, desenvolvido pelo autor Rafael Borges Dias Baptista (RDB). Esse recurso se acha num retângulo, situado no canto superior esquerdo da página de Escolha de livros para leitura
e seu uso é auto-explicativo. Quem ainda não leu verá no retângulo a mensagem informando que não leu. Quem já leu verá outra mensagem no mesmo retângulo, dizendo para Atualizar a página antes de utilizar o link que aparecerá nesse retângulo. O link dá acesso direto ao livro e à última página lidos.

screenshot_ler_exePrograma para a Área de Trabalho - acesso direto à última página lida!

Baixe o programa “Ler.exe”
(desenvolvido por RDB e implementado em CCDB Livros em março de 2013) e salve-o na Área de Trabalho do seu computador. Com esse programa, você irá direto ao livro que estiver lendo, já aberto na última página lida, bastando clicar no ícone do programa. O programa é requintado e lhe indicará o status do seu pagamento (caso não esteja aprovado) e também lhe mostrará o que fazer. Se o pagamento estiver aprovado e o período de leitura ainda for válido, você irá direto à última página lida - e também se abrirá a página de Escolha dos livros, para o caso de você querer ler ou consultar outro livro. Se for a sua primeiríssima leitura, abrirá apenas a página de Escolha dos livros. A pequena ilustração à esquerda mostra como ficará o ícone já após salvado na Área de Trabalho do seu computador. O recurso de recomeçar a leitura na última página lida a partir da página de Escolha dos livros, implementado em fevereiro de 2013, continua operacional. Assista ao vídeo de demonstração do uso do programa “Ler.exe”!

O Programa "Ler.exe" só funciona para compras de tempo de leitura via PagSeguro. Não use para compras de tempo de leitura via PayPal.

foto Rá mini miniRafael Borges Dias Baptista - RDB
Recurso de acesso direto à última página criado por RDB em fevereiro de 2013. Atalho para a Área de Trabalho criado por RDB em abril de 2013.

Visite www.rdbwebdev.com.br

Quem lê com iPad, tablets, iPhone ou iPod acessa assim
Quem utiliza iPad (ou qualquer outro tablet), iPhone ou iPod deve entrar em CCDB Livros e acessar os livros por meio do link de Acesso Ultra-rápido, no alto da página inicial do site. Por ali não passará na página com fundo amazônico (que já foi a página inicial do site e ainda é a página importante para o acesso geral do site www.ccdb.gea.nom.br) nem precisará entrar na página de Apresentação de CCDB Livros. Por esse caminho não se passa pela página de apresentação, não se acessa esta página de navegação; portanto, quando entra em CCDB Livros pela primeira vez, conviria fazê-lo pela entrada normal do site, via link de Acesso Normal, na página inicial do site; assim, poderia ler todas as informações sobre navegação antes de começar a navegar. A demonstração de leitura com iPhone comprova a possibilidade de ler com esse aparelho e serve também a quem utiliza iPad ou iPod. A demonstração de compra de tempo de leitura e de leitura com o tablet Coby Kyros MID 1126 comprova a possibilidade de comprar tempo e ler com esse tablet e em geral com outros que utilizem o sistema operacional Android.

Qualquer aparelho demora mais para abrir uma página com ilustração e texto do que para abrir uma página com apenas texto. Se seu aparelho for ou estiver muito lento para abrir as páginas de ilustrações, as capas dos livros e quaisquer páginas ilustradas, o caminho ultra-rápido evitará a antiga página inicial do site e também as páginas de apresentação.

Durante a leitura de um livro em CCDB Livros, pode-se pular facilmente a capa e qualquer ilustração, utilizando a lista de páginas, à esquerda do livro, assim que uma página ilustrada iniciar sua abertura e houver lentidão. Clicando noutra página, esta passará a carregar em substituição àquela da ilustração ou capa do livro. Isso não é recomendação, pois as capas e as ilustrações são belas e, se houver tempo, vale a pena esperar que se abram. As páginas de texto sempre se abrem bastante rápido.

Compra de tempo com iPod, tablets, iPhone ou iPad
Quem deseja ler com iPad (ou qualquer outro tablet), iPhone ou iPod pode fazer todo o processo de compra de tempo de leitura com esses aparelhos. Pode também comprar tempo com o PC, que costuma ser mais rápido e tem tela maior, e depois utilizar o código de autenticação PagSeguro para ler com o iPad, o iPhone ou o iPod. O iPad, o iPhone e o iPod não têm saída para impressora, porém extraem o boleto na tela via PagSeguro e você tem várias possibilidades: o iPad, o iPhone e o iPod recebem e-mails, inclusive o e-mail de cofirmação que o PagSeguro envia a quem compra tempo. Esse e-mail contém um link para abrir-se o boleto. Você pode levar o aparelho ao banco e apresentar ao caixa com o número e os dados do boleto, pode copiar à mão esses dados e levar a cópia ao banco, ou pode receber o e-mail e imprimir o boleto com seu computador pessoal (PC) e sua impressora. As outras modalidades de compra de tempo não exigem impressora: são todas feitas direto com o aparelho: compra a partir da conta que você tenha no PagSeguro, ou compra via pagamento eletrônico (TEF). Saiba mais.

Demonstração de leitura com iPhone

Demonstração de leitura com o tablet Coby Kyros MID1126

Navegação rápida

No alto e à esquerda da página de apresentação de CCDB Livros, sob Navegação, o link “Leia antes de navegar” abre a página que ensina a navegar fácil em CCDB Livros - que é esta aqui onde você está lendo; por favor, leia-a inteira antes de navegar.

No alto e no meio da página de apresentação de CCDB Livros, o botão “Comprar Tempo” serve para você se cadastrar e comprar tempo de leitura.

No alto e à direita da página de apresentação de CCDB Livros, o botão “Ler on-line” leva você à página onde você insere o código de Autenticação, verifica a aprovação desse código e entra na página de escolha de livros para ler!

Para contato direto com o autor CCDB, clique no logotipo de CCDB Livros, no alto, à esquerda.

Os botões azuis na página de apresentação têm três estágios: repouso, mouse-sobre (semi-apertados) e apertados (quando você clica, afundam inteiros). Com conexão discada, lenta, essa animação dos botões pode não atuar logo e eles desaparecerão, quando clicados - mas funcionarão mesmo assim.

Se você tem conexão discada (dial up), lenta, pode ocorrer que algumas ilustrações desta ou da página de apresentação não apareçam (surge um botão com “x” em seu lugar). Clique sobre elas com o botão direito do mouse e clique em “Mostrar Imagem” que aparecerão. Ou recarregue a página com o botão “Atualizar” (Refresh) do seu browser, e as ilustrações surgirão.

Saiba mais sobre a navegação

Se você já comprou tempo de leitura, terá recebido um e-mail do PagSeguro com o número da “Autenticação PagSeguro” que identifica a sua compra.

Esse número já terá aparecido antes, na última página da rotina de compra via PagSeguro - essa página, de fundo verde, permanece aberta por uns vinte segundos e retorna a este site. Se não pegou o número nessa página do PagSeguro, ele estará no e-mail imediatamente. Numa próxima compra de tempo, lembre-se de pegar o número direto na página do PagSeguro, para maior rapidez e comodidade.

Conserve esse número até findar o tempo de leitura ou você alcançar o limite de sessenta leituras.

Depois da compra de tempo, já de volta a CCDB Livros pela página de retorno (com o título “O tempo é seu!” e o botão “Prosseguir”), você chega à página de Verificar Aprovação.

Para verificar se o seu período de leitura já se acha na condição “Aprovado” e prosseguir até a página de escolha e leitura dos livros, copie do e-mail supracitado ou da página verde do PagSeguro o número “Autenticação PagSeguro”, cole esse número no campo apropriado da página de Verificar Aprovação e clique no botão “Verificar Aprovação”.

Se você ainda não comprou tempo de leitura, ou se o tempo que comprou estiver esgotado, ou se você houver alcançado o limite de sessenta leituras, clique no botão azul grande “Comprar Tempo”, na página de apresentação de CCDB Livros.

O tempo de leitura é SÓ SEU. NÃO distribua o código de Autenticação PagSeguro a terceiros. Esse código se destina APENAS ao seu uso pessoal.

Quando você clica o link “LER” e entra na página de escolha de livros para a leitura (com as miniaturas que são os links para abrirem-se os livros), já está contada mais uma leitura, das sessenta a que você tem direito em cada compra de tempo de leitura. Portanto, só convém entrar na página de escolha de livros quando for para lê-los.

Planeje os horários e a duração dos seus períodos de leitura, de modo a aproveitar ao máximo os trinta dias, as sessenta leituras e o período de seis horas que CCDB Livros lhe abre a cada leitura.

Como navegar num livro

É facílimo!
É facílimo navegar num livro! Tanto, que nem precisaria instruções: é intuitivo o uso do chassi que contém o livro e os controles de navegação. Mesmo assim, ficam aqui as instruções de uso, caso algum recurso não se patenteie a você de imediato ao abrir o primeiro livro que lerá.

Aqui se acham também IMPORTANTES informações sobre a navegação geral, quando você quiser abrir mais de um livro ao mesmo tempo!

Leia esta página inteira, que vale a pena!

Um livro se abre quando você lhe clica a miniatura da capa na página de escolha dos livros para leitura.

As páginas do livro ficam à direita, no chassi de navegação, dentro do browser. À esquerda, fica a lista vertical com os números das páginas. Esses números são links; se você clicar num deles, a página desse número surgirá à direita no chassi. No alto da lista da esquerda, acham-se as setas para avanço de páginas e os controles do zum (zoom).

Ao lado esquerdo do número de uma página há um pequeno ícone. Se ele for colorido, aquela página contém uma ilustração. Isso possibilita, a quem preferir, ler somente o texto sem ver as ilustrações. Os números de páginas com ícone cinzento indicam páginas de texto. Se há ilustração e texto numa página, seu ícone não será colorido. Mais sobre esse assunto acha-se na nota anexa à página dois do Livro Primeiro de Géa.

O fundo do chassi tem o tom de cinza ideal para você contemplar as ilustrações dos livros sem ofuscar-se, vendo todos os detalhes.

A barra vertical estreita que separa a lista com os números das páginas da janela onde as páginas se exibem é móvel e permite posicionar a página no centro do navegador, do browser, da tela do seu computador.

Há instruções sobre a maneira de ver as ilustrações dentro de alguns dos livros.

Prepare o ambiente de leitura, lendo e aplicando as informações do subtítulo seguinte - tudo ficará MUITO mais fácil, rápido e agradável, se você as ler e aplicar.

A LISTA DE PÁGINAS É MELHOR QUE AS SETINHAS! PREFIRA USAR A LISTA!
Em vez de usar as setinhas no canto superior esquerdo para mudar de página, prefira utilizar a lista que rola à esquerda do chassi de leitura e que mostra os números das páginas, por dois motivos.

O primeiro motivo é: somente se você usar a lista à esquerda no chassi de leitura, os links das páginas já visitadas se acinzentarão, e isso lhe indicará quais páginas já terá visitado, o que lhe facilitará a retomada da leitura da próxima vez que desejar ler. Se usar as setinhas no alto do chassi de leitura, esses links não se acinzentarão.

O segundo motivo é: as setinhas no canto superior esquerdo do chassi só funcionam perfeitamente no Windows Internet Explorer: elas avançam ou retornam as páginas a partir da página que você estiver lendo, mesmo que seja clicada no meio da lista de páginas à esquerda, e não voltam para a primeira página do livro. Com o Firefox, o Google Chrome ou o Opera (no Windows), ou com o browser do Ubuntu (onde você também pode ler em CCDB Livros), se você clicar numa página qualquer no meio da lista e tentar voltar à página anterior com a setinha, que estará acinzentada, essa setinha abrirá a primeira página do livro. Nesses três browsers, as setinhas de avançar-voltar uma página só o fazem corretamente desde que você sempre use a seqüência das páginas, uma a uma, e não entre pela lista de links com os números das páginas.

Se você utiliza o Windows Internet Explorer, clique no pequeno ícone do Modo de Exibição de Compatibilidade para que todos os links de CCDB Livros funcionem. No modo normal esse ícone (folha de papel rasgada) é cinzento; no de compatibilidade, azul.

As setas do teclado não servem para trocar de página. Utilize a lista de páginas à esquerda do chassi de leitura para trocar de página.

Janelas separadas!
Todos os livros se abrem em janelas separadas. Convém abrir o mínimo necessário de livros, para máxima velocidade de operação.

Clicando na miniatura à esquerda abrir-se-á a mesma imagem em tamanho real, que mostra o aspecto da tela do computador cuja resolução seja de 1024 x 768 pixels. Se você utiliza o iExplorer 6 (caso a janela onde abriu a imagem esteja com o tamanho menor que a resolução dessa imagem), aparecerá um botão com setas eferentes no canto inferior direito após a imagem baixar. Clique nesse botão para vê-la em tamanho real - sem isso, a qualidade dos caracteres será muito inferior à que você veria durante uma leitura com as janelas abertas de fato. Se o botão não surgir logo, clique duas vezes fora dessa imagem e clique de novo sobre ela, que o botão aparecerá. Se você utiliza outros browsers, certifique-se de que estejam apresentando a imagem em tamanho real para vê-la com a qualidade perfeita. As imagens de alta resolução têm qualidade máxima (equivale ao fator doze no Photoshop); se são pesadas e demorarem a abrirem, isso se justifica, para que você as possa ver em toda a sua perfeição e beleza. As páginas DOS LIVROS não são pesadas - abrem-se MUITO RÁPIDO.

A página de escolha permanece acessível por trás dos livros que você abrir - para mais fácil acesso é bom maximizá-la.

Nos livros ilustrados (a maioria), muitas das ilustrações são links. Clicando sobre uma dessas ilustrações, abre-se mais uma janela, com a ilustração em alta resolução, o que permite a você olhá-la enquanto lê na janela do livro o texto ao qual essa ilustração se refere.

Se o seu browser apresentar a ilustração de alta resolução em uma “aba” (tab), configure o seu browser para que a apresente em página separada, de modo a aproveitar a grande vantagem de ir lendo o texto enquanto contempla a ilustração a que ele se refere.

No iExplorer 6 as janelas já aparecerão separadas, pois essa versão do iExplorer não possui o sistema de abas. No iExplorer 7, as janelas que devam aparecer em separado (como é o caso das ilustrações dos livros) já surgirão assim, embora essa versão possua o recurso de mostrar páginas em abas. No iExplorer 8 e 9 bem como no Google Chrome 14, no Firefox 7 e no Opera versão 11, as páginas que deveriam se apresentar em janelas separadas aparecem, por padrão (default), em abas, na mesma janela. Para transformar essas abas em janelas separadas, clique o mouse sobre a “aba” (tab) e arraste para fora da janela, sobre a área de trabalho (não sobre outra janela aberta).

Convém reduzir o tamanho da primeira janela para que a seguinte não apareça maximizada, cobrindo inteiramente a primeira.

No Google Chrome [testado até a versão 4.1.249.1045 (42898)] as barras de rolagem dentro do chassi onde você lê os livros não funcionam. Se, ainda assim, você desejar usar o Google Chrome para ler, utilize a rodinha do mouse para rolar a lista com os números das páginas e para rolar na vertical a página. Use o zoom se desejar ver a página inteira. Na versão 14 do Google Chrome, as barras de rolagem funcionaram perfeitamente, porém na versão 25 voltaram a não funcionar.

Indico o uso do Windows Internet Explorer, onde não há qualquer deficiência na navegação, embora a janela do Livro Treze on-line não seja elástica nesse browser e mantenha sempre o mesmo formato, e no Firefox a modificação do formato seja possível.

Se você utiliza o Windows Internet Explorer, clique no pequeno ícone do Modo de Exibição de Compatibilidade para que todos os links de CCDB Livros funcionem. No modo normal esse ícone (folha de papel rasgada) é cinzento; no de compatibilidade, azul.

CCDB Livros NÃO recomenda o uso do Opera, porque esse browser não utiliza corretamente o zum (zoom) dos livros.

A liberdade que CCDB Livros lhe dá para abrir mais de um livro em janelas separadas e manter a página de escolha aberta por detrás tem vários outros propósitos úteis, além do de permitir a você que olhe uma ilustração numa janela enquanto lê o livro noutra janela.

Essa liberdade lhe permite abrir o Livro Treze de Géa, para consultá-lo, enquanto lê os livros de texto dessa obra. Permite outrossim que você abra dois ou mais livros, para rever algum texto citado no livro que está lendo.

Apressados são aqueles que abrem muitas janelas à toa, só para verem como isso se apresenta em seus computadores - estes podem não ter recursos para tanta janela aberta ao mesmo tempo. Convém abrir o mínimo necessário de livros, para máxima velocidade de operação.

Caso não existisse a liberdade de abrir livros em janelas separadas e CCDB Livros tivesse criado a página de escolha à prova de apressados, você teria de clicar a seta “Voltar” na janela onde um livro estivesse aberto (passando de volta por todas as páginas que houvesse percorrido nesse livro...), para poder retornar à página de escolha e escolher outro - ou teria de fechar o browser e retornar a CCDB Livros, o que gastaria uma das suas sessenta leituras.

Clicando na miniatura à direita abrir-se-á a mesma imagem em tamanho real, que mostra o aspecto da tela do computador cuja resolução seja de 1280 x 1024 pixels. Se você utiliza o iExplorer 6 (caso a janela onde abriu a imagem esteja com o tamanho menor que a resolução dessa imagem), aparecerá um botão com setas eferentes no canto inferior direito após a imagem baixar. Clique nesse botão para vê-la em tamanho real - sem isso, a qualidade dos caracteres será muito inferior à que você veria durante uma leitura com as janelas abertas de fato. Se o botão não surgir logo, clique duas vezes fora dessa imagem e clique de novo sobre ela, que o botão aparecerá. Se você utiliza outros browsers, certifique-se de que estejam apresentando a imagem em tamanho real para vê-la com a qualidade verdadeira. As imagens de alta resolução têm qualidade máxima (equivale ao fator doze no Photoshop); se são pesadas e demorarem a abrirem, isso se justifica, para que você as possa ver em toda a sua perfeição e beleza. As páginas DOS LIVROS não são pesadas - abrem-se MUITO RÁPIDO.

Toda liberdade tem um preço: se você abrir vários livros ao mesmo tempo, talvez ocupe muita memória em seu computador; e a conexão à Internet, mesmo rápida, poderá levar algum tempo para apresentar as janelas em pleno funcionamento. Convém abrir o mínimo necessário de livros, para máxima velocidade de operação.

Quando certos browsers informam, na barra de status (no rodapé), que a carga de uma página (um livro por exemplo) está concluída (aparece “Concluído” ou “Done” nessa barra), nem sempre estará verdadeiramente concluída a carga. Se sua conexão à Internet for ou estiver lenta, aguarde aparecer a capa do livro na janela da direita e completar-se a lista de números das páginas na janela da esquerda. Isso costuma ser bem rápido; mas, se vários livros e janelas estiverem abertos, pode retardar-se.

Se uma página ou a lista de números de páginas custar a surgir, experimente clicar num cantinho da área onde a página ou a lista deveria aparecer. Isso costuma despertar um browser dorminhoco...

Posso ler Géa SEM o Livro Treze?
SIM! Embora o Livro Treze seja apresentado como “indispensabilíssimo” neste site, ele é indispensável para a completitude e o valor da obra como um marco em nosso vernáculo, mas NÃO é indispensável para que você consiga lê-la. Está explicado na página três do Livro Primeiro de Géa que você pode ler Géa sem utilizar o Livro Treze. Mesmo assim, CCDB Livros recomenda que você baixe, salve e utilize o Livro Treze versão em PDF, como se acha explicado nos próximos subtítulos, ou que utilize o rapidíssimo e mais completo Livro Treze versão on-line!

O Livro Treze de Géa, versão on-line
O Livro Treze de Géa, versão on-line, abre-se pelo ícone no canto superior direito da página de escolha dos livros para ler (a qual abre com o código de verificar aprovação). O número 1 em vermelho mostra esse ícone. O número 2 mostra outra forma de abrir o Livro Treze on-line, dentro do chassi de leitura (na imagem aparece com o Livro Primeiro de Géa aberto). O número 3 mostra a janela de consulta do Livro Treze on-line. Ela é auto-explicativa. A primeira consulta leva alguns segundos para responder; as seguintes respondem instantaneamente - dentro do limite da sua conexão à Internet.

Clicando na miniatura acima abrir-se-á a mesma imagem em tamanho real, que mostra o aspecto da tela do computador cuja resolução seja de 1920 x 1080 pixels. Se você utiliza o iExplorer 6 (caso a janela onde abriu a imagem esteja com o tamanho menor que a resolução dessa imagem), aparecerá um botão com setas eferentes no canto inferior direito após a imagem baixar. Clique nesse botão para vê-la em tamanho real - sem isso, a qualidade dos caracteres será muito inferior à que você veria durante uma leitura com as janelas abertas de fato. Se o botão não surgir logo, clique duas vezes fora dessa imagem e clique de novo sobre ela, que o botão aparecerá. Se você utiliza outros browsers, certifique-se de que estejam apresentando a imagem em tamanho real para vê-la com a qualidade verdadeira. Se está usando versão mais recente do iExplorer ou os mais novos browsers, aparecerá uma lupa com um sinal de “+”; clique na imagem e ela aparecerá no tamanho natural. As imagens de alta resolução têm qualidade máxima (equivale ao fator doze no Photoshop); se são pesadas e demorarem a abrirem, isso se justifica, para que você as possa ver em toda a sua perfeição e beleza. As páginas DOS LIVROS não são pesadas - abrem-se MUITO RÁPIDO.

Ajuda do Livro Treze on-line

O Livro Treze de Géa, versão em PDF
O Livro Treze de Géa, Geadágio e os prefácios se abrem no Adobe Acrobat Reader. Se você não tem o Reader, baixe-o grátis do site da Adobe (www.adobe.com.br).

Clicando na miniatura à esquerda abrir-se-á a mesma imagem em tamanho real, que mostra o aspecto da tela do computador cuja resolução seja de 1280 x 1024 pixels. Se você utiliza o iExplorer 6 (caso a janela onde abriu a imagem esteja com o tamanho menor que a resolução dessa imagem), aparecerá um botão com setas eferentes no canto inferior direito após a imagem baixar. Clique nesse botão para vê-la em tamanho real - sem isso, a qualidade dos caracteres será muito inferior à que você veria durante uma leitura com as janelas abertas de fato. Se o botão não surgir logo, clique duas vezes fora dessa imagem e clique de novo sobre ela, que o botão aparecerá. Se você utiliza outros browsers, certifique-se de que estejam apresentando a imagem em tamanho real para vê-la com a qualidade verdadeira. Se está usando versão mais recente do iExplorer ou os mais novos browsers, aparecerá uma lupa com um sinal de "+"; clique na imagem e ela aparecerá no tamanho natural. As imagens de alta resolução têm qualidade máxima (equivale ao fator doze no Photoshop); se são pesadas e demorarem a abrirem, isso se justifica, para que você as possa ver em toda a sua perfeição e beleza. As páginas DOS LIVROS não são pesadas - abrem-se MUITO RÁPIDO. Se está usando versão mais recente do iExplorer ou os mais novos browsers, aparecerá uma lupa com um sinal de “+”; clique na imagem e ela aparecerá no tamanho natural.

O mostrador do PC Probe (ASUS) na base da imagem informa que tudo está bem no computador, apesar das várias janelas abertas e do tamanho do arquivo do Livro Treze, rodando no Acrobat Reader.

A ilustração logo acima exibe o livro Primeiro de Géa aberto em página de texto, na qual você pode ver a palavra “enk”. Abaixo do livro de Géa, acha-se também aberto o Livro Treze, onde o verbete “enk” explica a acepção dessa palavra.

O Livro Treze não serve de dicionário para outras obras: ele é exclusivamente o “glossário-dicionário” da obra Géa. Seus verbetes não se apresentam na flexão costumeira aos dicionários; sim, na flexão em que as palavras a que se referem aparecerem na obra Géa (por exemplo: um verbo não aparece necessariamente no infinitivo).

Os outros livros do autor não precisam do Livro Treze de Géa. O Livro Treze é MUITO MAIS que um simples glossário-dicionário: ele pode ser lido individualmente e contém vasta informação, idéias do autor, listas das naves e filmes e músicas e tal, adágios - e alguns de seus verbetes se estendem por várias páginas, aprofundando temas interessantíssimos.

A melhor seqüência para você começar a utilizar o Livro Treze de Géa é:

   1 - Estando na página de escolha dos livros, clique sobre a miniatura da capa do Livro Treze e aguarde que ele baixe ao seu computador. NÃO tente utilizar os controles do Acrobat Reader enquanto o Livro Treze não baixar inteiro. Estar escrito “Concluído” (ou “Done”) na barra de status (no rodapé) do browser onde o Livro Treze estiver baixando não significa que ele tenha baixado inteiro. Se, ao clicar uma vez na janela do Reader, este não responder, NÃO fique clicando repetidamente. Aguarde, pois o Livro Treze É ENORME.

   2 - Aguarde o Livro Treze baixar para abrir outro livro. Não clique em miniaturas de capas na página de escolha enquanto o Livro Treze não terminar de baixar.

   3 - Depois de certificar-se que o Livro Treze realmente baixou e que o Reader já obedece aos controles, SALVE o Livro Treze em seu computador, por meio do menu do Reader (não, pelo menu do browser). Vale a pena criar uma pasta em seu computador para guardar o Livro Treze.

   4 - Feche a janela em que se abriu o Livro Treze; não feche a janela da página de escolha dos livros.

   5 - Abra o Livro Treze salvado em seu computador - ele se abrirá numa janela só do Reader, que aparecerá maior e mais legível do que se o Reader ficasse aberto dentro da janela do browser.

   6 - Abra um dos livros de texto (Livro Primeiro a Livro Doze) de Géa clicando na miniatura de sua capa na página de escolha dos livros (que permaneceu aberta) e utilize o Livro Treze como glossário-dicionário para ajudar na leitura do livro de texto.

O Livro Treze se abre em janela separada, para permitir a você que o consulte enquanto estiver lendo os outros livros de Géa.

Você também pode abrir primeiro um (ou mais) dos livros de Géa e depois abrir o Livro Treze. Os livros de Géa e os das outras obras se abrem MUITO mais rápido que o Livro Treze. Mas convém fazer como sugere a seqüencia logo acima, de 1 a 6.

Você pode, ainda, NÃO abrir o Livro Treze no browser para depois salvar; sim, BAIXÁ-LO DIRETO para uma pasta do seu computador. No iExplorer 6 e 7, bem como no Opera, isso se faz clicando com o botão DIREITO do mouse sobre a miniatura da capa do Livro Treze e escolhendo “Salvar destino como...” (Save target as...). No Firefox, isso se faz clicando com o botão DIREITO do mouse sobre a miniatura da capa do Livro Treze e escolhendo “Salvar link como...”. CCDB_Livros NÃO recomenda o uso do Opera.

O Livro Treze é VASTO, contém o equivalente a MAIS DE DOZE livros de texto e exige muito de um computador. Saiba como usá-lo para tirar o máximo proveito com maior rapidez.

O Livro Treze tem mil páginas, com caracteres pequenos e não contém ilustrações senão as das capas. CCDB levou três anos escrevendo-o, trabalhando em tempo integral. O número de caracteres no Livro Treze é maior que a soma dos caracteres dos outros doze livros de Géa! Ao baixar o Livro Treze, você estará baixando mais do que o equivalente a baixar todos os outros livros da obra Géa (se estes fossem só texto, sem as ilustrações)!

O arquivo PDF que contém o Livro Treze tem 12,9MB. Uma conexão discada (dial-up) pode ser lenta e baixar uns dez megabytes por hora; o Livro Treze levará mais de uma hora para baixar, nessa conexão. Portanto, mesmo com uma conexão rápida à Internet, não se apresse: aguarde o Livro Treze baixar inteiro à janela em que se abrirá - depois de realmente baixado o Livro Treze, a janela com esse livro passará a obedecer quando você a mudar de posição na tela e as páginas serão todas acessíveis.

Após baixar e salvar o Livro Treze, comece a ler um dos livros de Géa, que você abrirá na página de escolha (esta ficará aberta por trás da janela do Livro Treze). Esse outro livro de Géa se abrirá em mais uma janela separada, permanecendo a página de escolha por trás, noutra janela. As notas e as ilustrações em alta resolução se abrirão em mais outras janelas separadas. Convém abrir o mínimo necessário de livros, para máxima velocidade de operação.

Lembre-se! Vale a pena SALVAR o Livro Treze em seu computador, o que você faz por meio do menu do Adobe Acrobat Reader que se abrirá dentro da janela do browser (não, por meio do menu do browser), ou baixando direto, como explicado mais acima.

Salvando o Livro Treze em seu computador, você só terá de esperar que ele baixe a primeira vez - e terá a vantagem de ele passar a abrir-se em janela só dele, a janela do Reader, em vez de na janela do Reader dentro da janela do browser.

Mesmo aberto diretamente no Reader, o Livro Treze está num arquivo de quase treze megabytes e, conforme o computador, pode ser lento para operar. O próprio Reader é muito mais pesado e lento que o seu browser; portanto, eis mais uma vantagem da leitura on-line via páginas abertas no browser, em comparação à leitura de livros no Reader.

O Livro Treze NÃO é protegido contra cópias para outros computadores (ao contrário dos livros para download nas lojas virtuais, que só se podem abrir no computador onde forem baixados); assim, você PODE levar o Livro Treze consigo a qualquer lugar e abri-lo em qualquer computador que acesse a Internet, para ler Géa, tendo sempre à mão o glossário-dicionário.

Se você levar o Livro Treze para outro computador, não se esqueça de apagá-lo e de o conservar APENAS no seu computador, ou nos computadores aos quais somente você tenha acesso.

Você PODE até IMPRIMIR o Livro Treze!

O Livro Treze NÃO é protegido contra impressão e permite fazê-la com MÁXIMA qualidade. Se você achar lenta a operação do Livro Treze, mesmo depois de salvá-lo em seu computador e abri-lo diretamente no Adobe Acrobat Reader, você PODE imprimi-lo e usá-lo em forma de livro impresso enquanto lê os velozes livros de Géa on-line em CCDB Livros! Pode imprimir o todo ou uma parte - por exemplo: pode imprimir somente o glossário dos termos alienígenas.

O Livro Treze é indivisível.

O Livro Treze é um só livro. Ele poderia ser dividido em duas partes; uma, assaz menor, com o Glossário Geóctone; outra, muito maior, com o Rarefeito Dicionário de Palavras Raras; porém, essa divisão retiraria a integralidade dessa parte da obra Géa e não será feita por CCDB Livros. Lembre-se de que o Livro Treze PODE SER LIDO, em vez de apenas consultado. Entre outros motivos (que serão descobertos durante a leitura do Livro Treze), a hipótese de uma leitura exige a integralidade.

Direitos Autorais sobre o Livro Treze

O Livro Treze é propriedade de seu autor e está coberto pelos direitos autorais. Você tem direito de baixá-lo a seu computador e a levá-lo a outros computadores para seu uso pessoal e não deve distribui-lo a terceiros. Por favor, não faça isso. Recomende a seus amigos, por gentileza, que façam feito você: entrem em CCDB Livros, comprem o tempo de leitura, tão barato! leiam os livros on-line e baixem eles mesmos o Livro Treze. Se você imprimir o Livro Treze, utilize-o impresso APENAS para seu uso pessoal.

Nova fonte gráfica, mais legível, a partir de 2010!
Em 2010 a fonte de caracteres nas obras Géa, Geínha e )que( foi substituída por outra, mais apropriada ainda para a leitura em vídeo do que a fonte com que as obras foram apresentadas até então. Agora é confortabilíssimo ler esses livros em CCDB Livros! Na prática é ainda melhor do que na imagem que se abrirá se você clicar na miniatura logo abaixo. Compare a fonte gráfica nessa imagem com a fonte gráfica nas imagens que se abrem nos exemplos anteriores, nesta mesma página.

Clicando na miniatura à esquerda abrir-se-á a mesma imagem em tamanho real, que mostra o aspecto da tela do computador cuja resolução seja de 1920 x 1080 pixels. Se você utiliza o iExplorer 6 (caso a janela onde abriu a imagem esteja com o tamanho menor que a resolução dessa imagem), aparecerá um botão com setas eferentes no canto inferior direito após a imagem baixar. Se utiliza o iExplorer 8, em vez do botão com setas, aparecerá uma lupa com o sinal de "+". Clique nesse botão (ou com a lupa) para ver a imagem em tamanho real - sem isso, a qualidade dos caracteres será muito inferior à que você veria durante uma leitura com as janelas abertas de fato. Se o botão (ou a lupa) não surgir logo, clique duas vezes fora dessa imagem e clique de novo sobre ela, que o botão (ou a lupa) aparecerá. Se você utiliza outros browsers, certifique-se de que estejam apresentando a imagem em tamanho real para vê-la com a qualidade perfeita. As imagens de alta resolução têm qualidade máxima (equivale ao fator doze no Photoshop); se são pesadas e demorarem a abrirem, isso se justifica, para que você as possa ver em toda a sua perfeição e beleza. As páginas DOS LIVROS não são pesadas - abrem-se MUITO RÁPIDO.

A imagem acima, quando seguidas as instruções em cor laranja, aparece tal como é vista no monitor LG FLATRON W2486L, um monitor "LED" em uso por CCDB a partir de outubro de 2010, pois foi obtida por print-screen no computador de produção de CCDB, com esse monitor e a resolução supracitada. Conforme a resolução de seu monitor, a imagem não aparecerá inteira e você usará as barras de rolagem para percorrê-la.

Numeração das páginas das obras Géa e Geínha
Géa tem treze livros e cada livro corresponde a um volume. Por exemplo: o Livro Primeiro de Géa começa na página “1”; o Livro Doze de Géa, na página “3393”. Geínha tem doze livros-volumes. A numeração das páginas de Géa e de Geínha é contínua, desde o primeiro até o último livro, tanto na barra de escolha de páginas que se acha à esquerda no chassis de exibição de cada livro, quanto nas próprias páginas dos livros.

Posso ler só o texto de Géa e Geínha
sem ver as ilustrações?

SIM! Quando você clicar um número de página (na lista de páginas à esquerda no chassi que abre o livro) e vir que começa a carregar uma ilustração na janela da direita (aquela onde se lê o livro), basta clicar no número da página seguinte, que a da ilustração pára de carregar e a página seguinte se abre imediatamente. Se a página seguinte for de ilustração, repita o mesmo processo até chegar a uma página de texto.

Janelas abrem em separado para ilustrações
em alta resolução

Quando você clica numa ilustração de Géa ou de Geínha, conforme a ilustração, abrir-se-á uma janela separada, que apresentará a mesma ilustração em mais alta resolução e muito maior qualidade que na página do livro. As páginas dos livros são criptografadas e não podem ser copiadas - inclusive as páginas que contêm ilustrações em qualidade mediana.

As próprias páginas de ilustrações não as apresentam com máxima qualidade (demorariam mais a abrirem) para que os livros possam ser folheados com alta velocidade, pois nem todas as pessoas quererão ver as ilustrações com máxima qualidade. Além disso, nas páginas com ilustrações, acham-se escritos sobre a imagem os números das páginas e dos parágrafos a que tais ilustrações se referem, bem como pode haver links para notas explicativas ou algum texto a respeito dessas ilustrações.

As páginas que se abrem em separado não são protegidas, não contêm links nem texto por cima da imagem e você PODE baixá-las a seu computador, para contemplá-las, porém não deve distribui-las, pois são propriedade do autor e protegidas por seus direitos autorais, registradas na Biblioteca Nacional.

Em certos browsers, em vez de se abrirem em janelas separadas, as ilustrações de alta resolução e máxima qualidade se abrem em “abas”, ou “tabs”. Convém configurar (da maneira explicada mais acima) o seu browser para que abra tais ilustrações em janelas separadas, para que você as possa contemplar enquanto vai virando as páginas dos livros. Por exemplo, a descrição da “fotogetia” de Gia, que ocupa várias páginas de texto do Livro Primeiro de Géa, vale MUITO a pena ser lida enquanto a ilustração com essa “fotogetia” está aberta.

Apresentação de índices em fórmulas químicas e similares
Em certas páginas dos livros de CCDB Livros, há fórmulas químicas, com índices subscritos às letras. O browser Opera 9.26 apresenta corretamente tais índices (que se acham perfeitamente formatados nos livros), porém alguns outros browsers exibirão os índices a meia altura ou até mesmo no alto das fórmulas.

Porém, CCDB Livros NÃO recomenda o uso do browser Opera 9.26 (o único Opera em que foram testados estes livros), porque os caracteres nas páginas dos livros aparecem com tamanhos aleatórios quando se usa o zum (zoom). ISSO NÃO ACONTECE nos browsers iExplorer 6 e 7 e Firefox 2.0.0.11 com que foram testados os livros todos. No iExplorer e no Firefox os livros aparecem com perfeição, salvante os índices nas fórmulas químicas.

Browsers recomendados

CCDB Livros recomenda o uso do browser iExplorer 6 ou 7 (e posteriores, testados até fevereiro de 2013) e recomenda outrossim o Firefox 2.0.0.11 (e posteriores, testados até fevereiro de 2013), bem como o SlimBrowser, (idem). Os browsers Google Chrome e Safari, testados até fevereiro de 2013, não permitem que o mouse atue sobre as barras de rolagem no chassi de leitura, mas a rodinha do mouse funciona em ambos. Sobre outras versões desses browsers além das aqui indicadas e sobre outros browsers, CCDB Livros não tem orientações a dar, porque não foram testados com estes livros.

CCDB Livros repete que NÃO recomenda o uso do browser Opera 9.26 (o único Opera em que foram testados estes livros), porque os caracteres nas páginas dos livros aparecem com tamanhos aleatórios quando se usa o zum (zoom). ISSO NÃO ACONTECE nos browsers iExplorer e Firefox com que foram testados os livros todos. No iExplorer e no Firefox os livros aparecem com perfeição, salvante os índices nas fórmulas químicas.

Os testes realizados com os browsers supracitados bastam, porque aparecem como utilizados nas estatísticas de visitação deste site. O Netscape (não testado) aparece com 0% nas estatísticas de visitação.

CCDB Livros não instala coisa alguma em seu computador!
Utilizar qualquer dos recursos de CCDB Livros não instala coisa alguma em seu computador, não lhe envia e-mails (spam), não instala barra de pesquisa, não modifica o registry de seu computador; enfim, não mexe em coisa alguma. Baixa um cookie apenas, que dura só enquanto você lê e depois se invalida - e não faz outra coisa a não ser permitir a sua leitura. Seu computador entra e sai de CCDB Livros, da compra de tempo de leitura e das leituras inalterado, exatamente como estava antes.

Anote livro e página
Anote o livro e a página em que parar uma leitura, para você voltar fácil a ela no próximo período de leitura. Isso NÃO é feito automaticamente quando você reentra na página de escolha dos livros para ler. Cada livro sempre se abrirá na primeira página, que é a da capa.