Ilustração da bailarina Ky por CCDB, 3ds Max 2014 - Clique na ilustração acima e abrirá a página da animação “Ansata dança Ky”, com a Sinfonia em Ky versão estéreo de dois canais, dançada por Ky, a maior bailarina do Universo.

Ansata dança Ky 5.1 ©CCDB 2014
- com o fantasma de Nysio Degan

LIVRO, PERSONAGEM, HISTÓRIA, COREOGRAFIA, MÚSICA e ANIMAÇÃO de UM SÓ AUTOR: Cláudio César Dias Baptista - CCDB

VÍDEO DE AMOSTRA, COMPLETO

Se já não estiver, ponha o vídeo na resolução de 1080 pixels.
Isso se faz por meio da engrenagem de configuração no rodapé do vídeo.
Logo sob este pequeno texto, há um vídeo de amostra; ele abre pelo meu canal do YouTube,
onde mesmo quando intitulado "5.1" é sempre estéreo e tem qualidade menor comparado ao original,
que abre pelo link dourado mais abaixo, só para BAIXAR AO COMPUTADOR, NÃO PARA RODAR DIRETO.
Você pode ampliar o vídeo de amostra para tela cheia e voltar ao tamanho pequeno.
PREFIRA E BAIXE ao seu computador o vídeo do link dourado, abaixo dos créditos,
de máxima qualidade e quando a página é para 5.1 será 5.1.
Siga as instruções do retângulo emoldurado sob o link dourado do vídeo para baixar.
Se não houver vídeo de amostra nesta página via Firefox, atualize o Firefox ou use o Chrome.

Animação
Cláudio César Dias Baptista (CCDB)
(conforme o
capítulo “Ansata”, Livro Sexto de “Géa”, de sua autoria)

Músicas
Durante a animação:
Sinfonia em Ky 5.1
(composição de CCDB)

Durante os créditos:
Tema das Partículas Subatômicas Viventes
(composição de CCDB)

Coreografia
Cláudio César Dias Baptista (CCDB)

Dança no Rotoscope
Dalgiza Borges

Vídeo 5.1
1920 x 1080 pixels - FULL HD, com áudio nos cinco canais derredor e também no canal do subwoofer -
Você pode configurar o driver de sua placa de áudio sem gerenciamento de graves e com o subwoofer alimentado pelo respectivo canal
ou pode desligar o canal do subwoofer e utilizar gerenciamento de graves, o que lhe permitirá extrair os graves dos canais frontais (estarão todos lá)
rumo ao subwoofer, cujo corte de freqüências ficará sob o seu controle (é assim que utilizo, para aproveitar os Subwoofers Labirínticos Centrais CCDB do Sistema de Áudio CCDB)

Primeiro trabalho CCDB em vídeo 5.1 (1)

Baixe primeiro
Baixe via link logo abaixo e só depois assista ao vídeo no
Reprodutor de Mídia VLC - recomendado, com imagem muito melhor que no Windows Media Player
ou no Windows Media Player (nativo do Windows, que também reproduz o vídeo e o áudio em 5.1, apesar da imagem pior)

 

ASSISTA A ESTA ANIMAÇÃO “ANSATA DANÇA KY 5.1” EM EQUIPAMENTO COM ÁUDIO 5.1
E NÃO EM EQUIPAMENTO COM ÁUDIO ESTÉREO DE DOIS CANAIS!
Se você reproduzir esta versão em equipamento com áudio estéreo de dois canais
faltarão partes importantíssimas da sinfonia!
Para ouvir em estéreo de dois canais baixe e assista à versão com som estéreo de dois canais.

AS PRIMEIRAS CINCO NOTAS MUSICAIS ATESTARÃO A VOCÊ SE O SEU SISTEMA ESTÁ CONFIGURADO CORRETAMENTE EM 5.1,
POIS CADA UMA DESSAS NOTAS SAIRÁ EM APENAS UMA DAS CAIXAS (SEM CONTAR O SUBWOOFER) E FORMARÃO A LETRA “K” DE KY !

- CCDB 26-10-2014

 

Link para baixar

Leia as instruções no retângulo emoldurado logo abaixo ANTES de utilizar o link

Ansata dança Ky 5.1

clique no link dourado com o botão direito para baixar
(instruções completas no quadro logo abaixo)
(se o link for utilizado, sua cor se tornará roxa)

NOVA VERSÃO, DE 27-10-2014, COM ÁUDIO AINDA MELHOR QUE A ORIGINAL, DE 26-10-2014
SE VOCÊ BAIXOU DIA 26 OU 27 SUBSTITUA PELA NOVA VERSÃO, NO AR A PARTIR DE 28-10-2014

(MP4 - 2,14GB; aac-512kbps, 32kHz, 1920x1080, FULL HD, 29,97fps, Progressive, VBR, 2pass, Target 27.51Mbps, Max 50.00Mbps, AAC, 160kbps, 48kHz, 5.1 - sinal de áudio nos seis canais)
Mais detalhes sobre o áudio e a gravação veja na página da Sinfonia em Ky 5.1

 

Como baixar este vídeo
INSTRUÇÕES PARA BAIXAR PRIMEIRO E SÓ ABRIR DEPOIS
Não mande rodar direto este vídeo: causará intermitência e estragará o resultado. Baixe-o primeiro e só assista a ele depois de baixar
.

Para baixar o vídeo, o comando a ser dado depende do browser que você utiliza.

Se for o Firefox ou o Chrome, clique com o botão DIREITO do mouse no link
"Ansata dança Ky 5.1" (acima) e mande "Salvar link como".
O browser salvará o vídeo na pasta "default" de "download" do seu computador.

Se for o Opera, clique com o botão direito e escolha "Salvar conteúdo do link".

Se for o Safari, use o botão direito e escolha "Transferir conteúdo do link".

Se for o Slim Browser, use o botão e direito e escolha "Baixar com o Gerenciador de Downloads".

Se for o Windows Internet Explorer, use o botão direito e escolha "Salvar Destino Como".

Depois de baixado à pasta do seu computador; para rodar, abra essa pasta e clique duas vezes com o botão esquerdo no arquivo do vídeo, que tem este nome:

"ansata_danca_ky_5.1.mp4".

Tendo uma placa de vídeo e um computador razoáveis, o vídeo rodará em
FULL HD 1920 x 1080 pixels, suave feito a dança... e sem intermitências
e o áudio será ouvido em 5.1.

Tempo de download com conexão de dez Mega
A estimativa do tempo de download é errada, exageradíssima, assim que o arquivo do vídeo começa a baixar. Isso pode fazer você desistir do download! Não desista: pouco depois de começar a baixar, vemos nas imagens logo abaixo que o tempo de "três dias e vinte horas", baixou para só 38 minutos. Na prática, tenho conseguido baixar em ao redor de vinte minutos com conexão de dez Mega. Os testes aqui apresentados mostram imagens do download do browser Firefox. Com os outros browsers dá-se o mesmo.

 

SE VOCÊ JÁ LEU A PÁGINA DA ANIMAÇÃO “ANSATA DANÇA KY” VERSÃO ESTÉREO DE DOIS CANAIS, É PARECIDA, PORÉM NÃO IGUAL. POR FAVOR, LEIA ESTA INTEIRA, QUE CONTÉM INFORMAÇÃO NOVA E IMPORTANTE.

 

Ambiente
A sala onde ouço e criei as versões da Sinfonia em Ky em estéreo de dois canais e em 5.1 possui seis metros de largura, onze de comprimento e três de altura.

Com certas janelas e portas abertas, o amortecimento e as ressonâncias ficam ótimos, sem tratamento acústico nas paredes, no chão e no teto.

Para que os graves sejam perfeitos, o melhor ponto de audição é bem no meio da sala, onde se acha o meu computador de produção (trabalho de costas para o sistema e giro a cadeira quando é preciso ouvir melhor). O sistema de som fica encostado a uma das paredes de seis metros e projeta o som ao longo dos onze metros do recinto. As caixas frontais têm transdutores JBL. As caixas tipo Bose citadas na Nova Eletrônica continuam ativas; idem, o Subwoofer Labiríntico Central CCDB, com um alto-falante Gauss de 18”.

A ampliação desse sistema para 5.1 está detalhada aqui.

Se você tiver sala semelhante e um bom sistema de áudio, apto a alcançar 20Hz ou ainda mais baixo com resposta plana (no mínimo deve chegar plano aos 40Hz), poderá descobrir o ponto ótimo de audição dos graves, onde as ondas estacionárias (que sempre há em ambientes assim) não cancelarem o som mais profundo.

É muito interessante ouvir como se modifica o som grave conforme o ponto de audição, na sala.

Saiba mais sobre o Sistema de Som CCDB 5.1

Meu método de composição

CONVERSAÇÃO COM DOIS AMIGOS DE FACEBOOK, INICIADA EM 17-02-2015, QUE ESCLARECE O MEU MÉTODO DE COMPOSIÇÃO MUSICAL

Cláudio César Dias Baptista: Muito obrigado pelo compartilhamento, (Amigo 1)! Só hoje percebi que havia compartilhado essa publicação, desculpe!
19 h · Curtir · 1

NOTA DE CCDB: o compartilhamento foi da Música da Armadeira, lançada também por mim no Facebook.

(Amigo 2) Gênios se reconhecem
19 h · Descurtir · 3

(Amigo 2) Esses dias escutamos a música da armadeira várias vezes, tentando entender a construção harmônica e encontrei-me absorto na mesma. Parabéns pelos esforços incansáveis para divulgar a Arte Maior. O incrível universo de Gea, uma manifestação artística de uma mente verdadeiramente livre.
15 h · Descurtir · 2

(Amigo 1) Sem esquecer tambem de Géinha, (Amigo 2), de igual valor artístico. Ainda me delicio como aperitivo, a amostra de 100 páginas em PDF, disponibilizada no sítio virtual de CCDB.

Nota de CCDB para esta página: eis algumas das amostras de Géa: 1, 2, 3, 4, 5 - e várias outras neste site, entre elas junto com as ilustrações. Mas o único jeito de conhecer Géa é LER, e só se podem ler os livros de minha autoria em CCDB Livros.

(Amigo 2, continuação) Fico triste em ver que as ilustrações de Gia, KY, entre outros de Géa, não não são encontrados em nenhum sistema de busca do Google, enquanto podemos encontrar facilmente pornografia e sexo explicito dentro da ferramenta "search" do google. Vemos aí uma censura em cima da obra de Cláudio César Dias Baptista? "O inferno fica na Terra, não em Géa"

De qualquer forma, (Amigo 1), recomendo a compra de 30 dias de leitura da obra.
14 h · Editado · Descurtir · 2

Cláudio César Dias Baptista: Muito obrigado pela qualificação de gênio, (Amigo 2)! No meu caso, a "culpa" só será minha se eu houver programado os meus próprios genes na encarnação passada, hehehe... Quanto aos gênios, sofrem a incompreensão mais que os idiotas, porque aqueles sabem; e estes, não.
48 min · Editado · Curtir

Cláudio César Dias Baptista: Gratíssimo por ter escutado várias vezes a Música da Armadeira e pelo estudo de sua construção harmônica, (Amigo 2). A divulgação dos livros, aquela Arte Maior, tem uma força maior que a minha; ela se dá porque é preciso, é indispensável, propagar os livros, em especial num país onde a língua é tratada com descaso e, se sabem, os governantes fingem ignorar que é a língua quem unifica e conserva um povo, uma nação, uma pátria - e não "só" isso: é a Beleza quem se retroalimenta nas psiques e lhes fertiliza o solo, para a semeadura de mais Beleza, Arte, Luz, Vida, Amor. Peço que leia "Géa" e os outros livros de minha autoria, Eles contêm muito, muito mais, muito mais mesmo! do que o site vasto pode sugerir.
28 de fevereiro às 08:12 · Descurtir · 2

Cláudio César Dias Baptista Obrigado por lembrar "Geínha", (Amigo 1). Quem ler "Géa" e ")que(" - os livros que antecedem "Geínha", na seqüência em que foram escritos (a melhor para a leitura) verá que "Geínha" não fica atrás dessas duas outras obras. Sua linguagem simples e ainda assim perfeita, dispensa dicionários e vai ensinando ao jovem as palavras que desconheça, tanto na língua Portuguesa, quanto nas dos planetas ali orbitantes. A amostra em PDF de "Geínha", assim como tudo mais nos dois sites, não alcança sequer dar um vislumbre do conteúdo desse livro, que, com seus doze volumes, leva a Leitora, o Leitor, a criança, o jovem e o adulto ao Avesso do Continuum e até mesmo ao Além - e as "coincidências" das narrativas de Geínha com fatos ocorridos depois de ali estarem escritos espantam até a mim mesmo, que os descrevi. Entre eles, cito a história de Alexans, protagonista de um dos doze livros, personagem baseado (com autorização) num amigo meu cuja saúde em nada me fazia suspeitar de sua próxima transição... que ocorreu após a escrita de Geínha. Ele chegou a me perguntar se a história que para ele criei, da aventura no Além com a turma de Geínha era uma previsão do seu futuro próximo. E eu lhe disse, sem mentir, que não... Mas Alexandre Senõrans (esse amigo) tenho certeza inda vive, lá mesmo onde Alexans existe e, de Lá, está pronto para novas aventuras aqui ou noutros orbes, universo afora. Quanto ao boicote do Google (e não só do Google) é real, pois há gente que teme o conteúdo da minha obra escrita. Essa força contrária só fará aumentar o poder dos livros, tal como a areia da praia eleva a onda de um tsunami. Muito grato pela recomendação da compra de trinta dias de leitura!

Esta página contém vídeos que mostram como se faz para comprar tempo de leitura e ler em CCDB Livros.
37 min · Curtir · Remover visualização

Cláudio César Dias Baptista (Amigo 2): a Música da Armadeira se divide em três partes principais, que têm pai e mãe: o pai é o texto de Géa, cuja parte que descreve essa dança já reproduzi em publicação recente aqui no Face e ei-la de novo, para você:

' EXTRATO DO CAPÍTULO “EU SOU KY” CENA DA ARMADEIRA, PÁGINAS 2299-2300 LIVRO OITAVO DE GÉA VERSÃO ILUSTRADA
"Achega-se Clausar ao pétreo reclinatório oblongo, da queda-d'água ao longo, pra delongar-se em ver o banho de Ky, e lapidifica-se qual por sáxeo contágio: entre bulbosos apêndices abertos, sob ocelos de diamante, dois tetros ferrões arreganham-se ao limite em quelíceras rubras, dois pares de patas dianteiras estendem-se alto; e a aranha armadeira, do tamanho de sua espalmada mão, meneia-se, preste a atacar, rápida no pulo acima feito salta a linfa cascata abaixo. Phoneutria nigriventer macho de insólita dimensão; provido de compridas pernas ocráceas, alcatifadas de lúbricos pêlos curtos e pontiagudos espinhos esparsos; dono de ágeis palpos lustrosos, com piriformes bulbos recheados de esperma; é elegante e dominador na pedranceira o ígneo artrópode, igual Degan, no palco lígneo.

- Quieto! pai; ou ela ataca! - exora Ky; e Clausar paralisa. Veloz como o quitinóforo; mãos no chão e pés no ar; Ky revira-se em aú de capoeira; roda qual sol pirotécnico; espirra água ao redor, a pontilhar líquidos vestígios feito invisa estrela-do-mar cadente ao céu; sob o alcance da picada letal, interpõe-se entre a predadora e o genitor e empurra-o para trás com violência insuspeitada em tão grácil, perfumado e saboroso corpo.

Nem já ferrões, nem já peçonha à poderosa phoneutria acudiam: assusta-se a primeira vez na vida, pois até mesmo o irado marimbondo-caçador não lograra vencê-la na luta mortal, travada antes da última troca de casca, a ecdise, e aquela bípede pretensiosa enfrenta-a; a ela! a homicida! a infanticida! com tal ridículo destemor!

Eis senão quando; ao invés de movimentos bruscos, de ataques furiosos, de tapas, pontapés ou pauladas; Ky, tacitíflua, reencarna Ansata; e o mais encantador balé principia!

Dedos indicadores e médios em riste, Ansata alevanta os braços, dardeja írios fotônicos, torce certo o torso na posição da armadeira, e oscila, e verga, e balanga de um lado para o outro, a imitar o balouço típico da agressivíssima das aranhas tridélticas.

De início incrédula, em breve seduzida, a feroz matadora de barriga negra phoneutria nigriventer sincroniza-se por sua vez coa bailarina; e duas das criaturas mais ágeis concebidas no Cosmo conversam, de balanço em balanço, por meio da Dança. Deixando laivos de luz e teia, bailarina e aracnídeo correm juntos daqui ali, de cá pra lá; penduram-se nos ramos; saltitam de pedra em pedra; té retornarem, após dois imorredouros minutos de Arte, ao ponto exato onde o bailado a dous começou. Ansata inclina-se avante e vai baixando os braços, sempre a os balançar de um lado ao outro, até pousar suavemente as mãos junto aos pés, desentesar os dedos e cessar. A armadeira reproduz o gesto, recolhe as pernas, guarda os ferrões, fecha as quelíceras e encolhe os palpos. Dentre a fluida cabeleira olente, Ansata ascende-se; punhos pendidos; dá meia-volta, recua e ajoelha junto a Clausar. A aranha repete o início da pantomima e retira-se em curtos avanços, palpando aqui, tateando ali, fixando âncoras de tela acolá, lenta e imponentemente, para iluminar com o fulgor de seus ocelos a toca escura entre as pedras.

- Meu Géo! Ansata! Ky! Minha filha!!!"

Uma história que você pode ler inteira em CCDB Livros'

(CONTINUA)
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Cláudio César Dias Baptista [CONTINUAÇÃO, para (Amigo 2)]. A mãe é o filme dos movimentos de uma Phoneutria Nigriventer (uma das espécies da Armadeira), que compus em três partes, antes de escrever a Música da Armadeira: a primeira parte, onde uma Phoneutria Nigriventer se move parecido com a narrativa do texto acima; a segunda parte, onde outra Armadeira "baila" com seu gesto característico que inspiraria os maiores lutadores de artes marciais (se em seus países existissem Phoneutrias) e a terceira parte, que é uma repetição da primeira.

Com o filme montado no Adobe Premiere, importei-o (não tem áudio, só imagem) para o Cubase 5 e, com base nos movimentos da Phoneutria, fiz a divisão dos compassos e criei o ritmo básico.

A construção harmônica tem por base um pensamento gráfico, o que é muito fácil de realizar no Cubase, em especial quando a gente só conta com o mouse (e nenhum teclado pianístico): nota por nota, tracei a melodia e a partir desta a base e o contrabaixo - que na versão 5.1 é mais requintado, assim como a movimentação espacial dos sons.

Há inúmeras maneiras de se programar uma formatação harmônica no Cubase, entre elas o plágio e a música reversa (passada ao contrário). Porém, sou avesso a plágios e quando a música de outros compositores me inspira, tenho cuidado, no limite dos doze semitons ali empregados, de não lhes copiar, nem no sentido direto nem no reverso, a obra. O que me não impede de estudar a estrutura harmônica direta e reversa de hinos variados, quando quero impor um sentimento exaltado, ou de música sinfônica, quando é este o espírito da minha composição. Ao realizar esse estudo, além de pela inspiração puríssima que vem do Ky (a Alma, no idioma teruzês, país Teruz, Géa) e outrossim da audição desde a vida no útero de minha mãe (e quiçá desde encarnações passadas e também através dos genes), deparo-me com "fenômenos" intressantes, como por exemplo o de certo hino muito cultuado no Brasil ter, se ouvido em reverso, o ritmo do mambo ou de algo similar.
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Cláudio César Dias Baptista CONTINUAÇÃO DA CONTINUAÇÃO (...) para (Amigo 2). Após o estudo supramencionado, vem a escolha do instrumento virtual e, no caso da Música da Armadeira e da Sinfonia em roKy, a homenagem ao Som de Duane Eddy (1), um dos guitarristas que mais me inspirou no tempo em que toquei e manufaturei Guitarras. Tal como a Guitarra de Ouro Regvlvs Raphael se parece com a Guild Duane Eddy se vista de frente, ao contemplá-la de lado vemos algo mais, que não existe na Guild: uma "consciência tridimensional da forma" e o perfil igual ao dos Instrumentos de Stradivarius. Do cruzamento de duas ou mais coisas preexistentes, nasce uma coisa nova, com novas propriedades, que as coisas originais não possuem: o oxigênio e o hidrogênio não têm as propriedades que só a água manifesta. A Guitarra de Ouro é muito mais do que a Guild Duane Eddy e, assim como a água, não é um plágio. Da mesma forma a Música da Armadeira não é qualquer das composições que a inspiraram: é o fruto do trabalho descrito acima, é autêntica e nova.

O conceito de "template" é útil para compreendermos como se pode criar uma estrutura harmônica no Cubase, obtendo, até sem qualquer estudo (embora eu tenha estudado música), uma ou mais formatações corretas, dentro dos cânones, para, se preferirmos, depois de criarmos a melodia nova e genuína com base nesses "templates", transgredirmos o quanto desejarmos tais cânones.

Melhor que as explicações e as análises é, acima de tudo, ouvir. E "curtir".

Hoje talvez, se houver tempo, Dalgiza dançará a Música da Armadeira, contracenando com a Phoneutria do filme, nas três partes e eu a filmarei para depois colocar esse filme como fundo de "rotoscope" no 3ds Max 2014, onde venho compondo a animação "Ky dança a Música da Armadeira".

Desculpe o texto longo; espero, contudo, ter ajudado na resposta àquela sua pesquisa da estrutura harmônica da Música da Armadeira e esclarecido um dos meus métodos de composição musical no Cubase.
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Cláudio César Dias Baptista P.S. a (Amigo 2): escrevi errado o plural de Phoneutria: "Phoneutrias" - o certo (embora venha do grego e signifique "feroz matadora) creio ser, em latim, "Phoneutriae".
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Cláudio César Dias Baptista ADENDA a (Amigo 2) (e a quem mais interessar este assunto, para mim, apaixonante, já com minhas desculpas pelos textos numerosos e longos): quando a gente compõe pelo método convencional, seguindo a teoria da construção harmônica (pelos acordes e tal, num processo que você conhece) está aproveitando a trilha aberta pelos estudiosos que nos antecederam aqui na Terra. Criar música dentro desses cânones é, sim, criar: é criatividade, não é plágio. Os recursos técnicos da informática, entre eles o Cubase e outros aplicativos, nos permitem moldar a construção harmônica a partir de composições musicais preexistentes, sem que as plagiemos e em lugar de precisarmos manter na cabeça (quando não dispomos de um teclado pianístico) as seqüências das escalas, os tons e tudo mais da teoria musical. Podemos "escrever" com o mouse certa melodia preexistente e, tendo-a na matriz gráfica do Cubase, modificá-la "de ouvido", até alcançarmos outra melodia, que, após certo ponto e se houver inspiração e bom ouvido, será toda nossa, original e autêntica; da mesma forma não será um plágio. E se, após escolhermos certa melodia alheia que nos inspire determinado ânimo ou emoção e, tendo-a escrito com o mouse no Cubase, nós a revertermos; não, no todo; sim, em partes menores (compassos por exemplo), teremos um "template", um molde, a mesmíssima coisa que a teoria musical nos oferece: uma série de notas que guardam harmonia entre si, dentro de determinado tom. Daí para a frente, cumpre usar a inspiração ao modificar ou mesmo ao reescrever, dentro daquele molde para não desagradar o ouvido com excesso de dissonâncias (ou adrede para desagradá-lo, se for o nosso desejo e alcançar o efeito que queiramos), a música nova, nossa, tão autêntica e isenta de plágios como a que Mozart compunha em sua mente, guiado pelas leis da harmonia. Neste ponto entra-nos a consciência, a honra - e também o orgulho pessoal como juiz e, quando sentimos que temos algo novo para apresentar e lançar, eis-nos compositores legítimos, tanto quanto seríamos se houvéssemos treinado os dedos e o ouvido num teclado anos a fio e pudéssemos compor de improviso, tal qual fazia minha querida mãe, Clarisse Leite. Ela possuía na mente, nos dedos e na alma a VELOCIDADE que lhe permitia compor algo inspirado, legítimo, único, de imediato, de improviso, sem necessidade de "montar" lentamente a música. No Cubase não é tão rápido para mim... mas garanto que é tão legítimo, inspirado e autêntico feito as composições de Mozart e de Clarisse. Tudo o que escrevi hoje nesta página não me impede de "audializar" música diretamente em minha psique e ir ao Cubase para a armazenar ali, até poder arranjá-la e, quando me satisfaça, exportá-la e lançá-la - esse foi o caso da maioria das minhas composições inteiras (todos os "Temas" dedicados à obra Géa - a não ser o que compus com meu irmão Sérgio) e foi também o que ocorreu quando compus a parte principal, a melodia inicial e final da Sinfonia em Ky.

FIM DA CONVERSAÇÃO - Publicada nesta página em 02-03-2015 - CCDB

(1) ADENDA SOBRE O SOM DE DUANE EDDY: o “som de Duane Eddy” que recriei no Cubase 5 para a Música da Armadeira não se limita aos característicos físicos do áudio. Eddy tem um estilo que por certo baseou no de Al Caiola (exemplo do som de Caiola, veja no tema de “Bonanza”) - mas baseou com aperfeiçoamentos: um som mais limpo, desprovido dos floreios de Caiola e com um timbre mais rico e menos (vezes nenhum) passeio pelas cordas agudas. O som de Eddy é másculo por excelência. Nos tempos da minha “encarnação passada”, quando ensinei meu irmão Sérgio Dias Baptista (Sergio Dias) as primeiras notas e acordes numa guitarra (que manufaturei para ele, muito antes das Guitarras de Ouro Regvlvs Raphael), eu tocava a grande maioria das músicas de Eddy, além das dos Ventures e dos Shadows. E sempre me entusiasmei com o som, o estilo de Eddy. Quem lhe conhecer bem a obra, notará: nunca repete o modo de tocar uma série de notas na melodia, mesmo quando sejam as mesmas. Da vez primeira, ele as executa numa certa parte do cabo da guitarra; na segunda, noutra parte; ora com, ora sem puxadas dos dedos sobre as cordas contra os trastos. E assim por diante. Quando a melodia se repete, da vez primeira executa-a nos bordões; da segunda, costuma tocar uma oitava abaixo, em bordões adrede afinados. E não fica nisso: na segunda vez, se há uma série de notas na melodia, Eddy mantém a duração dessa série, mas modifica a duração de cada nota dentro dela. E você pode perceber esse detalhe importantíssimo (que por si elimina tudo quanto se possa chamar de “quadrado” no desempenho), se comparar as notas finais das duas partes da Música da Armadeira onde impus o “som de Duane Eddy”: da primeira vez a duração das notas é uma; da segunda, outra. Se, na segunda, eu houvesse repetido as mesmas notas com as mesmas durações, adeus “som de Duane Eddy” e teríamos um som “quadrado”, inconvincente. Nada disso é plágio! A melodia é minha, composta por meio dos meus métodos mencionados na conversação de Facebook apresentada acima - e Eddy jamais a tocou, nem qualquer outra sequer parecida, pois não existe música parecida! - CCDB 30-03-2016 para a Música da Armadeira - com acréscimo em 11-04-2015 para a Música da Mão.

É importante frisar: nenhuma das músicas que compus utilizando aquele entre os meus métodos o qual descrevi acima baseou-se em composição ou execução musical de Duane Eddy. Ele usa guitarras e amplificadores; eu, o Cubase e o computador. Assim como o som de Eddy supera o de Caiola e as Guitarras de Ouro Regvlvs Raphael superam as guitarras em que Eddy tocou as músicas que dele ouvi, o som das minhas composições supera o de Eddy e, onde digo "som de Duane Eddy", quero em verdade dizer "um dos Sons de CCDB". Quanto às animações de minha autoria, baseiam-se no texto dos livros que escrevi. E quanto a esses livros, são fruto puríssimo da minha imaginação, sem método nem aplicativo algum que não o processador de textos e o computador. Mais sobre as semelhanças entre o meu trabalho e o de outrem você lê na página Nem Plágio Nem Coincidência.

Não tem twang: uma das principais características do modo de tocar de Eddy é o twang (usual: "Peter Gun"; apogeu no perfeito "The Climb") que é chamada por muitos de sua "marca registrada" - há vídeos no Youtube onde ele depõe sobre isso e mostra como faz. Você NÃO ouvirá um só twang sequer nas músicas de minha autoria nas quais o som lembre o de Eddy - seria facílimo para mim aplicar esse efeito no Cubase, mas meu propósito não é, foi ou será copiar Eddy ou seja quem for. O "Som de Duane Eddy", quando aparece em minhas composições serve tão-somente para recordar, homenagear e melhorar o timbre; nunca, apropriar-me do estilo e do twang. Em verdade o efeito chamado de twang antecede Eddy e é típico dos portamentos nos instrumentos sinfônicos sem trastos (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), de seus antecessoress e de instrumentos ainda mais antigos, trasteados, como o (sic) sitar (os ancestrais de Ravi Shankar já tiravam o melhor twang antes de Eddy nascer) e outros instrumentos orientais. E cumpre lembrar o ótimo instrumento de origem angolana, o nosso querido berimbau, cujo twang é mágico.

 

O AJUSTE DO SUBWOOFER

ATENÇÃO!!!: todos os vídeos e as músicas de minha autoria no formato 5.1 tiveram o áudio monitorado por mim no Sistema de Som CCDB 5.1 cujo canal de subwoofer tem um filtro passa-baixas com corte de 12dB/oitava ajustado em 20Hz (vinte hertz), o que o torna plano em resposta de vinte hertz para baixo, de resposta cadente de vinte hertz até sessenta hertz e de resposta nula a oitenta hertz e acima. Há um artigo de minha autoria, publicado por mim na revista Nova Eletrônica que ensina a construir tal filtro e vários artigos meus informam tudo sobre subwoofers, inclusive com o projeto de vários deles, entre eles o Subwoofer Labiríntico Central CCDB.

O screenshot abaixo mostra a configuração do driver Realtek que utilizo no computador de trabalho, rodando Windows 7 Ultimate, para que o subwoofer receba, via filtro passa-baixas supracitado, (apenas, como deve ser para compatibilidade com estéreo de dois canais e com o Gerenciamento de Graves mencionado abaixo) a saída misturada mono do par de canais das caixas frontais esquerda e direita:

Clique na ilustração logo acima para vê-la em tamanho natural e máxima resolução.

Note que o Subwoofer NÃO ESTÁ TICADO, portanto, não há sinal para a saída de subwoofer, já que nenhum amplificador e subwoofer se acha conectado a ela.

O sinal para o subwoofer vem do Gerenciamento de Graves (que está ticado), um recurso desse e de outros drivers que você pode pesquisar a fundo buscando na Internet e considerado válido e, por muita gente (inclusive eu) melhor que ligar o subwoofer à saída a ele dedicada no driver.

O Gerenciamento de Graves endereça o sinal de graves dos canais de surround (os canais das cinco caixas, central, frontais e traseiras) ao par de caixas frontais esquerda e direita e aquela mixagem mono (que é parte do Sistema de Som CCDB 5.1 desde quando era simplesmente estéreo de dois canais e antes de existir 5.1) remete o sinal ao filtro de subwoofer e este ao amplificador CCDB do par de Subwoofers Labirínticos Centrais CCDB.

NÃO TIQUE o Subwoofer no driver Realtek (ou cancelará os subgraves) se usar o Gerenciamento de Graves!

ATENÇÃO!!! O driver Realtek tem um "bug": é INDISPENSÁVEL fazer o teste de clicar com o mouse nas imagens das caixas do sistema 5.1 que se acham na interface desse driver para que o Gerenciamento de Graves permaneça em ação; se não fizer o teste, quando iniciar qualquer vídeo com áudio 5.1 o tique no Gerenciamento de Graves poderá desaparecer e não haverá esse Gerenciamento! Fazendo o teste o Gerenciamento de Graves permanece mesmo após iniciado o vídeo com áudio 5.1 !!!

Tique o Subwoofer e não tique o Gerenciamento de Graves se usar a saída de subwoofer ligada ao amplificador de subwoofer da maneira convencional.

Tanto uma quanto outra forma de configurar o seu sistema de áudio são chamadas corretamente de "5.1".

Utilize você um sistema semelhante ao do Sistema de Som CCDB 5.1 ou o sistema padronizado 5.1 com saída específica para o subwoofer ticada no driver Realtek (ou similar, em seu computador ou em seu reprodutor de mídia) e com sinal no canal de subwoofer, RECOMENDO FORTEMENTE que use um corte de 12db/oitava em 20Hz (ou o mais perto disso que o seu sistema de som permitir; ou seja: o de freqüência mais baixa possível, mas não abaixo de vinte hertz), pois HÁ SINAL de subwoofer nos vídeos e nas músicas 5.1 de minha autoria e esse sinal, se o corte for em freqüência mais alta (por exemplo em 100Hz) dará graves "gordos", desagradáveis e ressoantes, como acontece em inúmeros sistemas 5.1 - e as minhas composições sairão muito diferentes do que deveras são e do que se ouve aqui no Sistema de Som CCDB 5.1, bem diversas daquilo que pretendi ao criá-las. - CCDB

PARA OUVIR PROGRAMA ESTÉREO EM SISTEMA 5.1
Quem escutar música estereofônica de dois canais (como é o caso da Música da Armadeira versão estéreo de dois canais que você pode baixar desta outra página) em sistema 5.1 deve ligar os amplificadores das caixas (e portanto as caixas...) dos canais que não terão sinal: centro, traseiro esquerdo, traseiro direito e subwoofer). Isso porque os alto-falantes de graves dessas caixas todas estarão livres para vibrarem sob as ondas acústicas das caixas frontais esquerda e direita (o par estereofônico) e como estas costumam ser bass-reflex ou ter algum tipo de ducto sintonizado, comportar-se-ão como ressoadores, os quais absorverão parte da potência de graves das caixas que emitem o som (o par estéreo). Ligando-se os amplificadores de todas as caixas, estes amortecerão os respectivos alto-falantes e não haverá tal absorção. No caso do Sistema de Som CCDB a diferença com e sem todas as caixas do sistema 5.1 ligadas, quando o programa é estéreo de dois canais, é bem perceptível! - CCDB

NÃO DEIXE O WINDOWS ESTRAGAR TUDO!
VALE PARA SISTEMAS ESTÉREO DE DOIS CANAIS E PARA 5.1 (SEIS CANAIS) - MESMO QUE VOCÊ TENHA DRIVER REALTEK OU SIMILAR, CORRETAMENTE AJUSTADO (COMO ACIMA), DEVE AJUSTAR O WINDOWS TAMBÉM:

Se você utiliza o Windows 7, não o deixe pôr "som de lixa" nas músicas e animações e estragar tudo! Com o devido cuidado, faça o seguinte: Iniciar > Painel de Controle > Som > Alto-falantes > Propriedades > Avançado > 24 bit(s), 192000 HZ (Qualidade de Estúdio) > Testar (ouça pra ver se está tudo certo) > Aplicar > OK - e convém testar as músicas e as animações CCDB. """ FAZ DIFERENÇA!!! Em outros sistemas operacionais há ajustes semelhantes que devem ser feitos, com o mesmo objetivo. - CCDB

 

Você não precisa ter um home theater!

Com caixas de som 5.1 conectadas à placa de vídeo (ou à placa mãe, se esta possuir esse recurso) você PODE assistir à animação Ansata dança Ky 5.1 em verdadeiros seis canais! Por exemplo, se utilizar caixas como a da foto logo abaixo:

A imagem acima é meramente ilustrativa. Nunca ouvi o sistema Logitech Z906 que ali aparece e se o escolhi como exemplo foi porque gostei das especificações apresentadas na Internet. É importante, pois, que você escolha criteriosamente pelas especificações e audições prolongadas as caixas 5.1 com as quais conviverá e por meio das quais ouvirá a Sinfonia em Ky 5.1, música da animação Ansata dança Ky 5.1 !

Na página do Sistema de Som CCDB você encontrará alguns dados significativos sobre a configuração correta do driver da placa de vídeo para 5.1, que deve combinar com a do Cubase 5 e a do Adobe Premiere Pro CS6 utilizados por mim na criação da Sinfonia e das Animações.

 

Gravação em 5.1

(1) NÃO É O MEU PRIMEIRO TRABALHO EM MULTIPISTAS!
Onde escrevo "meu primeiro trabalho em 5.1", quero dizer: primeiro trabalho que resulta em um arquivo de áudio digital 5.1 compatível com os padrões internacionais, no caso da Sinfonia em Ky 5.1, e um arquivo de vídeo com áudio digital 5.1, idem. Porém, esse NÃO é o meu primeiro trabalho em gravação multipistas, o que fiz desde os primórdios do meu conjunto musical e implementei em todas as mesas de áudio de minha manufatura. Até mesmo nas menores e mais simples dessas mesas, pode-se misturar o áudio analógico para sair em seis canais (o que inclui a menor mesa de áudio de doze canais do planeta, que cabe na palma da mão, a CADDMIX 12 e a lendária mesa FLIGHTMIX 12, se em ambas considerarmos a misturação dos mestres, auxiliares e PFL (Pre Fader Listening). As mesas mais requintadas, como a FLIGHTSTUDIO Input/Output modules e a magnífica CCDB 44, da CCDB Series que ia até sessenta e quatro canais, permitem misturação para vinte e quatro e dezesseis submestres respectivamente, além dos mestres e auxiliares, bem como de retorno do sinal aos canais com reendereçamento. Os recursos dessas mesas estão apresentados por mim em vários vídeos, aos quais você pode assistir aqui e aqui e há ainda outros vídeos a partir daqui. O livro "CCDB - Gravação Profissional" na primeira e na atual versão, ensina em profundidade como gravar em multipistas e você está convidado a lê-lo no único lugar onde se pode: CCDB Livros. Por favor, leia os livros de minha autoria, muito melhores que tudo quanto fiz antes no áudio e em todos os outros ramos de atividade, o que inclui áudio, guitarras, efeitos, eletrônica e rima com Mutantes. Eles só se podem ler em CCDB Livros. Esta página tem vídeos curtos e objetivos que mostram como fazer para lê-los. - Mais detalhes sobre a gravação do áudio, veja na página da Sinfonia em Ky 5.1 e sobre vídeo com áudio 5.1 na página do Sistema de Som CCDB.

 

A história de Ky

Para entender a história na qual se baseia a animação Ansata dança Ky (que é a mesma nas versões com áudio de dois ou de 5.1 canais) é indispensável a leitura do capítulo Ansata, do Livro Sexto da obra “Géa”, de minha autoria (CCDB). Clique no link deste parágrafo e se abrirá esse capítulo e o que se lhe segue, chamado “Nu”. Em geral e muito resumida, a história é assim: Clausar, nascido no planeta Géa, vai assistir ao balé “Ky”, num teatro cujo sistema de som ele próprio construiu. Não é recebido com honrarias e tem de se postar na platéia como qualquer outro geóctone. Ao ver a juveníssima bailarina de nome artístico Ansata dançar, Clausar por ela se apaixona perdidamente, sem saber que é sua filha Ky (sim, o mesmo nome do robô, por motivos que você saberá se ler a obra completa), levada do lar com apenas dois espectros (anos) de idade. Ky tem agora dezesseis espectros e Clausar não a reconhece. Ele lutará por alcançá-la, partirá em sua busca Universo afora e a encontrará exatamente aqui, na Terra, como conto no Livro Oitavo de Géa, onde o romance dramático dos dois terá o seu clímax. Você também pode saber sobre Ky se ler o verbete “Ky” na Lista de Personagens da minha obra completa. Porém, o único jeito de conhecer Ky de verdade é lendo Géa inteira e os outros livros de minha autoria, que só se podem ler em CCDB Livros. Esta página contém vídeos curtos e objetivos que ensinam como se faz para lê-los.

 

Por que compus esta animação

 

Em primeiro lugar, esta animação é uma obra de arte. Ela existe por si, independentemente de outras cogitações. A isso acrescento: este site inteiro, com todas as criações artísticas (gravações, danças, poesias, textos, vídeos, músicas, ilustrações, moda, quadrinhos, videojogos, cinema e muito mais) de minha autoria e de colaboradores, tem por objetivo apresentar e divulgar a minha obra escrita, em especial aquela chamada “Géa”, que só se pode ler em CCDB Livros, uma seção deste mesmo site.

Em “Géa” nasceu Ky, a maior bailarina do Universo, filha e amante de Clausar, o místico. Este capítulo de “Géa” lhe contará como foi a dança de Ky, no planeta Géa, com Nysio Degan ainda vivo, apresentada nesta animação com o fantasma desse bailarino.

Esta versão em 5.1 é a quarta animação de Ky a dançar (considero quatro animações, embora a parte visual desta animação seja a mesma da versão estéreo de dois canais porque Ansata dança Ky 5.1 contém o áudio de 5.1 - seis canais). Você pode baixar as três primeiras por meio dos links que encontrará nas páginas dessas animações:

Ky dança a Sinfonia em roKy 5.1 Bass - animação em vídeo com áudio 5.1 - ©CCDB 2015

Ansata dança Ky (versão estéreo de dois canais)


Ky Hi-Tech dança Proust Lembrado

Ky dança Proust Lembrado

Música da Armadeira - para o Ballet Phoneutria - por CCDB em estéreo - ©CCDB 2015

 

 

A animação

Este texto vale para a versão estéreo de dois canais e a versão com áudio em 5.1, guardadas as diferenças do áudio e das datas de lançamento.

Comecei a estudar e criar o novo “boneco” de Ky (Ky Hi-Tech) assim que terminei o balé da primeira versão, Ky dança Proust Lembrado, em meados de março de 2013. Terminei a segunda versão do mesmo balé, na qual trabalhei por mais de um ano, Ky Hi-Tech Dança Proust Lembrado, dia 21-04-2014 (dia da execução de Tiradentes, uma coincidência significativa e não programada por mim).

Nesta novíssima animação, Ansata dança Ky, muito diferente das duas anteriores porque nela tudo é de minha autoria (Livro, Personagem, História, Coreografia, Música e Animação); se só contarmos o trabalho de animar (e, não, o de escrever o livro, compor a sinfonia e o de criar o boneco, que já estavam prontos), trabalhei de 08-05-2014 a 18-08-2014, em período mais que integral - inclusive sábados, domingos e feriados.

Em lugar de um milhão de horas (sic) como informam os créditos das recentes animações de longa-metragem dos grandes estúdios, em que laboram centenas de profissionais; no meu caso foram tão-somente algumas centenas de horas de trabalho intenso, difícil, prazerosíssimo e no limite das possibilidades do meu novo computador de produção, com o CPU AMD FX 8350 Eight-Core Processor de 4GHz e 16GB de RAM, muito superior àquele com que fiz a primeira versão (AMD FX 6200 Six-Core Processor de 3.82GHz), porém ainda incomparável às estações de trabalho das grandes empresas cinematográficas.

 

Dalgiza no rotoscope

Este texto vale para a versão estéreo de dois canais e a versão com áudio em 5.1, guardadas as diferenças do áudio e das datas de lançamento.

Tudo acima não teria acontecido se meu grande amor, Dalgiza Borges, não houvesse dançado para o rotoscope: foi a partir dos movimentos de Dalgiza que criei os movimentos da parte em que o “robô” chamado Ky (sic) adquire vida e flexibilidade.

Este bailado não é um balé clássico feito os dois que o precedem: Ansata (nome artístico de Ky) dança o que um robô recém-vivificado dançaria, com espontaneidade, alegria infinita e sem conhecimento algum das regras do balé clássico. Em verdade, a experiência dessa dança também foi a primeiríssima para Dalgiza, pois foi a primeira vez em que bailou em sua vida.

Na imagem ao lado, vemos a tela do meu computador de trabalho mostrando, à esquerda, a dança de Dalgiza (rotoscope) e, à direita, o caractere de computação gráfica ao qual fui dando as mesmas posições e fazendo realizar os movimentos idênticos aos de Dalgiza. Clique na imagem e a verá em alta resolução, numa janela separada.

Os recursos utilizados

Este texto vale para a versão estéreo de dois canais e a versão com áudio em 5.1, guardadas as diferenças do áudio e das datas de lançamento.

Não utilizei recursos externos ao 3ds Max 2014 (a não ser e só a partir desta animação o aplicativo Marvelous Designer com o qual refiz o colante da bailarina), nem plug-in de tipo algum; só apliquei os recursos do próprio 3ds Max 2014; entre eles: Hair (que não consegue evitar a penetração do cabelo no corpo do "boneco"), Cat Motion (para certas caminhadas do "boneco", mas não para todos os passos repetitivos, na maioria feitos à mão, um a um), RIG (que me permitiu fazer e animar o "boneco" em uma só "mesh" e muito mais realista do que o da versão anterior do balé, bem como utilizar a técnica IK - Inverse Kinematics), MassFX (que confere ao "boneco" nesta animação e, na animação anterior, ao colar de Ky, certas propriedades dos corpos físicos), não mais utilizei Cloth (com que fiz o antigo colante de Ky, presente no começo da animação anterior e arrancado pelo fantasma durante o balé, mas cuja qualidade é inferior à do colante que produzi com o Marvelous Designer), MCloth (com que fiz a saia, ela própria um espetáculo à parte, com todas as propriedades físicas e que não penetra o corpo do "boneco"). Embora eu não utilize no balé - porque seria injustificado - o "boneco" Ky Hi-Tech 2014 pode até falar, pois nele apliquei também todos os recursos de Morph - com que animei as expressões faciais.

No primeiro balé que criei com a computação gráfica há um só segmento; na segunda versão do mesmo balé e também em Ansata dança Ky, precisei dividir a animação em dezenas de segmentos; caso contrário, nenhum computador pessoal conseguiria produzi-la. Para isso, autodidata, tive de inventar meus próprios meios de animação; o material que reuni com anotações bastaria para escrever um livro técnico - mas livro de leigo, pois não me considero profissional da animação. Em cada novo segmento, com tamanho médio de quinhentos "frames", igualei o "frame zero" ao último "frame" (fotograma) do segmento anterior e apaguei todas as chaves (keys) do segmento anterior - e isso me valeu, foi o que me permitiu concluir a animação. Para mover o boneco inteiro (pois o recurso original do aplicativo para isso nem sempre funciona) e para fazer piruetas simples, criei links entre certos pontos (pelvis) e controles (foot platforms) do RIG rumo a um "Point" de controle; para piruetas complexas, usei "link constraint" entre aquele "Point" e um novo "Point".

Em vez de uma equipe como apresentam os créditos das animações de longa-metragem, com centenas de profissionais e equipamento de última geração, trabalhei inteiramente só, num computador razoável - mas a máquina foi valente e varou dias e noites renderizando, sem ser desligada, a seqüência de fotogramas (frames) TARGA por meio do 3DS Max 2014, após o que trabalhou por longas horas na junção dos segmentos, na adição do áudio e na conversão para o formato MP4 por intermédio do Adobe Première Pro CS6.

Isso, se não contarmos o tempo que investi na composição, em Cubase 5, da Sinfonia em Ky, tema do balé, e na composição do Tema das Partículas Subatômicas Viventes, também de minha autoria, que toca durante os créditos finais, nem considerarmos o tempo investido por mim nas duas animações de dança que precedem Ansata dança Ky. E se não somarmos as décadas de labor na escrita de “Géa” e na criação das páginas passivas e das páginas ativas deste site, isso tudo voltado ao mesmo objetivo: promover e divulgar a obra escrita, em especial “Géa”, útil ao nosso idioma, ao Brasil, aos países de língua portuguesa, ao indivíduo e à sociedade.

 

Como assistir ao vídeo 5.1

Baixe via link logo abaixo e só depois assista ao vídeo no Reprodutor de Mídia VLC - recomendado, com imagem muito melhor que no Windows Media Player ou no Windows Media Player (nativo do Windows, que também reproduz o vídeo e o áudio em 5.1, apesar da imagem pior).

Assista ao vídeo num ambiente escuro e em tela cheia.

Utilize o melhor sistema de áudio possível, pois as duas músicas presentes no vídeo têm alta qualidade de gravação estéreo (dois canais) e seu espectro de áudio alcança desde abaixo até acima das freqüências audíveis, em especial com subgraves poderosos.

Sugiro utilizar computador de bom desempenho, munido de boa placa de vídeo, para que a animação flua sem tremuras nem paradas. No computador em que a produzi (supracitado), com placa GeForce 9800 GT, e mesmo em computadores mais fracos (é o caso do que utilizo para Internet, com um AMD Phenom IIx4 840 Processor a mim presenteado por meu filho Rafael - RDB), com placas de vídeo medianas - e até em meu computador mais antigo de Internet, um mero Pentium D - o vídeo tem desempenho espetacular.

Muito melhor

Muito melhor que o vídeo é a sua imaginação. E, para alimentá-la, remelhor é ler “Géa”, onde você assistirá de verdade às danças de Ky.

“Géa” contém um léxicon duas vezes o de William Shakespeare em toda a sua obra, seis vezes o de Camões em “Os Lusíadas” e foi escrita no Brasil por um brasileiro.

Esse léxicon não é preciosismo nem é difícil; são palavras mais nobres, mais belas e exatas, que descrevem e transmitem mais, com menos - e para facilitar imenso a leitura, há em CCDB Livros o dicionário Livro Treze on-line, exclusivo de “Géa”, de resposta instantânea.

A sonoridade de “Géa” supera a da lendária Guitarra de Ouro e a dos Aparelhos CCDB.

Em “Géa” e na obra completa de CCDB você conhecerá de perto e por dentro milhares de personagens, cosmonaves, e só então poderá compreender o alcance do Movimento Géa, no qual esta animação se enquadra e do qual você poderá participar também, contribuindo gratuitamente com qualquer tipo de composição (por exemplo, entre as artes citadas nesta página) que, com sua autorização, será exibida neste site para os visitantes baixarem de graça, como esta animação.

Se desejar compor música para publicar aqui, esta página lhe servirá de guia.

O “boneco” de Ky

A personagem Ky, na animação, é representada por um “boneco” que criei no 3D Studio MAX de versões antigas e fui desenvolvendo até a aparência atingida nesta animação.

Agora, nesta nova animação, o "boneco" TEM o esqueleto (bones - RIG), a pele (skin) e outros recursos de computação gráfica mais recentes, os quais meus computadores não alcançavam utilizar na época da versão anterior do balé. Por esse motivo, desta feita você NÃO verá emendas entre as partes corpóreas do boneco, verá uma pele que o reveste inteiro, tornando-o uma única peça (mesh). O pescoço do boneco de Ky não é mais uma peça simples, quase cilíndrica, a única viável para os meus recursos na versão anterior - agora o pescoço faz parte do corpo, numa só peça. O boneco agora tem cintura flexível e pode flectir os ombros. O cabelo já possui fios, como os que eu vinha utilizando noutros bonecos, como é o caso dos de Talia e . E em Ky Hi-Tech os fios de cabelo se movem com os movimentos do corpo - embora não tenham o recurso da impenetrabilidade, que exigiria a adição de plugins de terceiros.

Entre outros méritos, o trabalho nesta animação teve (novamente) o de me forçar a aprimorar o boneco de Ky (apesar das limitações), e com o boneco em uma só peça, dotado de esqueleto, ainda assim, ao desenvolvê-lo, precisei movimentar-lhe os membros e fazê-lo adotar posições especialíssimas, que exibem partes normalmente ocultas das peças o compõem, as quais necessitei conformar com imenso cuidado para que mantivessem a silhueta geral da bailarina, sem lhe deformarem o corpo. O aprendizado me será (outra vez) útil para desenvolver bonecos mais perfeitos; não, iguais aos seres do mundo físico; sim, o mais parecidos possível com os seres vivificados na Imaginação dos meus Leitores.

Apesar das limitações que o computador me impõe, o resultado é belo de se contemplar na animação do balé! E servirá de inspiração não apenas para que se leiam os livros, mas também para que empresas e profissionais especializados, com os devidos recursos, façam pelas personagens e os textos dos livros de minha autoria o mesmo que noutros países se faz pelas personagens e os textos de livros os quais não alcançam a qualidade, o primor e a beleza das obras publicadas neste site: “Géa”, de, “Geínha”, de “)que(”, de “CCDB - Gravação Profissional” e do impublicado “We, Mutantes”.

Agradecimento

Agradeço profundamente a meu grande amor, a belíssima e genial Dalgiza, que me deu a ótima idéia de representar o fantasma de Nysio Degan por meio de uma pequena luz, desde a primeira versão do balé. Eu ia fazê-lo invisível, mostrando apenas Ky a dançar, como a veriam os materialistas; porém, a idéia da luz me permitiu tornar a dança mais verossímil - por exemplo quando Ky é elevada ao ar pela força do fantasma ou quando ele a gira derredor de si: em vez de um centro e vetores de força imaginários, o espectador vê esse centro e intui os vetores, a influência poderosa e até as emoções do fantasma! Agradeço outrossim a Dalgiza o lindo improviso de seu primeiro bailado, que se adequou com realismo e primor ao sentimento e à expressão de Ky - o robô que adquiriu vida.

Agradeço também e por igual a Rafael Borges Dias Batista - RDB, meu amado filho com Dalgiza, pelas idéias e pelo contínuo e extremo apoio na melhoria e manutenção dos computadores, da rede e de todo o modesto mas complexo sistema que me permitiu criar o balé em computação gráfica, o arranjo da sinfonia e a música dos créditos finais.

Agradeço outrossim a um amigo que desta vez não é Raphael Vilardi e deseja manter-se incógnito, o qual me presenteou dois diafragmas para substituir nos drivers JBL 2420, um woofer para colocar no segundo Subwoofer Labiríntico Central CCDB e duas caixas acústicas ativas (e eu comprei a terceira e última), com as quais o Sistema de Som CCDB foi ampliado de estéreo dois canais para 5.1. Com isso, esse amigo habilitou-me a compor com áudio 5.1 e apresentar novos e mais primorosos trabalhos, úteis in se como Arte e máxime para a divulgação dos livros - porquanto, como afirmo na Página Principal deste site, "Ler é melhor que ver. Ler é melhor que ouvir. Ler é melhor que presenciar", porquanto o livro não cerceia a Imaginação nem a Criatividade da Leitora, do Leitor, e supera toda e qualquer animação, inclusive as daqueles longas-metragens de um milhão de horas de trabalho.

Agradeço à AMPLA, por não ter faltado energia elétrica (feito costuma) ao menos durante a renderização dos arquivos TARGA e da conversão em arquivos MP4. Agradeço à Oi, por ter consertado a Velox (após duas idas de Dalgiza ao PROCON).

Agradeço a Géa e a Géo, por ser parte de ambos e de você que lê - somos Um e Muitos.

Homenagem

Rendo aqui veemente, admirada e feliz homenagem aos artistas que me inspiraram as duas primeiras animações de balé: Ky, Nysio Degan, Camille Saint-Saëns, Proust, Roland Petit, Natalia (Natasha) Makarova e Denys Ganio.

Agradeço em especial a Géo (Deus) e Géa (parte feminina do Um) que me inspiraram a história de Ky e o livro Géa, onde a narrei.

Pedido

Por favor, não publiquem esta animação nem links para baixarem-na direto noutros sites e tampouco a passem diretamente a amigos e conhecidos. Peço que em todo e qualquer caso remetam os possíveis interessados a esta mesma página, de modo a que a animação e este site cumpram o seu propósito salutar. Antecipadamente agradeço sua compreensão e colaboração.

Convite

ccdb_foto_miniA animação Ansata dança Ky 5.1 é um convite para você ler “Géa” logo após baixar e assistir ao vídeo!

logo_compacto_ccdb-livrosLeia em “Géa” CCDB Livros!

É um convite outrossim para que empresas e profissionais especializados em computação gráfica e cinema aproveitem esta animação e o texto dos livros de minha autoria como inspiração para criarem obras no estado-da-arte, onde evitem igualar com exatidão a aparência física das gentes do mundo real (o que até hoje não conseguiram para tomadas a distâncias inferiores a seis metros, mesmo nos mais recentes longas-metragens); sim, para que tentem igualar a Imaginação do Leitor, da Leitora, quando lêem e conhecem as miríficas personagens nos livros!

Os livros de minha autoria só se podem ler em CCDB Livros!

© CCDB 2014

Clique nas miniaturas

Clique nas miniaturas para ver outras imagens de Ansata dança Ky em alta resolução!

© CCDB 2014

 

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Nu artístico

Não há nus nem seminus na animação Ansata dança Ky 5.1, que dança o tempo todo de “colante”, simplesmente porque assim ela dança no texto de Géa.

Se, por desventura, você se chocou ao ver Ky seminua nas imagens das duas primeiras animações de minha autoria, sugiro lembrar-se: estas duas, a seguir, são também imagens de nus artísticos - e Ky tem uma vantagem sobre os produtos de Bernini e de Miguel Ângelo (este último tentou em vão e até gritou com seu Moisés, mas não conseguiu o que não precisei gritar para Ky): ela se MOVE e PODE FALAR DE VERDADE...

Capela Sistina Deus e o Homem

 

Mais sobre nus artísticos e a censura que os ataca, quando são de minha autoria

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Links para todas as músicas, animações e o mais visitado conteúdo deste site

Acesso às páginas mais visitadas

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Algumas opiniões sobre Ansata dança Ky

Todas autorizadas pelos emitentes

As opiniões seguintes foram emitidas sobre a versão estéreo de dois canais, antes de existir a versão 5.1, porém valem para Ansata dança Ky 5.1 da mesma forma.

MENSAGEM DE FERNANDO MASCARENHAS VIA FACEBOOK 19-08-2014
Cantor e Compositor no conjunto mineiro de Rock Psicodélico Paquiderme Escarlate
fernandomascarenhas22@gmail.com

Já vi pelo youtube, mas estou baixando, querido Cláudio! Muito me encantei pela animação e quando terminar o download assistirei com a qualidade absoluta. Parabéns e obrigado pela preciosidade, amigo!

"Géa" ha muito atraiu minha atenção e gostaria de verdade de já ter iniciado as leituras. Passada a correria do show de lançamento do Paquiderme Escarlate terei mais tempo livre, o qual pretendo utilizar da melhor maneira: lendo algo que sei que irá me acrescentar conhecimento. Quanto aos outros vídeos, já havia assistido " Ky Hi-Tech dança Proust Lembrado" e é igualmente ótimo. Assistirei ao outro logo mais!

NOVA MENSAGEM DE FERNANDO MASCARENHAS VIA FACEBOOK 22-08-2014

Bom dia Cláudio! É uma honra para mim, constar nos comentários desta página, já que estes foram sinceros e de coração! Pude assistir "Ansata dança Ky" com melhor qualidade após baixar o vídeo e o resultado está mesmo encantador! Deveras alvissareiro, amigo! Um bom dia para você!


MINHA RESPOSTA A FERNANDO MASCARENHAS

Bom dia, Fernando! Muito obrigado por ter assistido ao vídeo de "Ansata dança Ky"! Como me autorizou a publicar a sua opinião anterior, tomarei a liberdade de publicar esta, que é uma espécie de continuação e conclusão. Fico feliz em saber que gostou de estar na página; Ky também lhe agradece.



MENSAGEM DE CANTIDIO DRUMOND VIA FACEBOOK 19-08-2014
cantidiodrumond@gmail.com

Grande Cláudio César Dias Baptista! Sempre se superando! Perfeito! Emocionante!

 


MENSAGEM DE MARCELO LOPES VIA FACEBOOK 19-08-2014


O vídeo ficou bem pesado para a reprodução, mas a definição da imagem está maravilhosa. A animação também muito 10. Curti.

MINHA RESPOSTA A MARCELO LOPES

Sim, Marcelo Lopes, o vídeo é mesmo pesado para reprodução, se a placa de vídeo não estiver à altura. Para reproduzir direto da página onde se acha o link, deixei recomendado ali mesmo que não se experimente, pois rodará com intermitências. Baixando primeiro para só assistir ao vídeo após ter baixado, ele rodará macio e sem falhas, desde que o computador e a placa de vídeo o permitam. Quando crio animações e ilustrações, sempre o faço com a máxima qualidade possível para os meus recursos - no caso, 1920x1080 FULL HD e áudio estéreo de dois canais (pretendo relançar também com 5.1 quando meu Sistema estiver ampliado). Faço isso na consciência de que a Internet e os computadores evolvem bastante rápido e o que é pesado hoje será levíssimo em breve. Fico muito feliz em saber que você gostou da imagem e da animação, amigo! Você me autorizaria, por gentileza, a colocar o seu comentário na página da própria animação? Abraço e as melhores vibrações!


RESPOSTA DE MARCELO LOPES

Autorizado Cláudio César Dias Baptista . Pode usar o comentário.

 


MENSAGEM DE MARCUS QUEIROZ VIA FACEBOOK 11-10-2014

Incrível tanto a animação quanto a sinfônia. Até coloquei no meu celular para ouvir constantemente...

Nota de CCDB: Marcus Queiroz se refere à “Sinfonia em Ky



 

 

Algumas opiniões sobre a animação anterior

(Ky Hi-Tech Dança Proust Lembrado apresentada nesta página)

kymedia

MENSAGEM DE SÉRGIO DIETER FILHO 22-04-2014 11:30AM
sergiofilho@imofar.com.br


Re: Vídeo novíssimo!

Bom dia, amigo Cláudio! Fiquei muitíssimo feliz ao ler o seu e-mail, e mais ainda, em prestigiar seu novo vídeo de Ky. Está maravilhoso! Desde já agradeço a sua gentileza em me enviar esse email com tão valioso conteúdo. O áudio “arrancou” graves do meu sub doméstico, que eu não sabia serem capazes de se reproduzir nele (infelizmente não é um modelo CCDB, nem PSID*, ainda…). E o vídeo, me emocionou muito, cada movimento. Estou passando horas muito agradáveis de leitura no seu site, apreciando muito, e admirando cada vez mais o amigo, e sua forma tão peculiar de escrever, que vem me ensinando e entretendo tanto. É muita sabedoria para uma pessoa só! Mas afinal, não somos "todos uma pessoa só"? Brincadeiras a parte (não consegui me conter, hehehe) queria me colocar a sua disposição, bem como minha empresa, a Gravadora Jardim Elétrico, ativa desde o ano 2000, cujo nome foi obviamente inspirado no seu som, para ajudar a divulgar o seu trabalho de escritor. Portanto, tenha em mim um amigo sempre disposto a lhe ajudar no que puder, e não deixe de me contatar sempre que quiser (meus números de telefone seguem abaixo), me deixará muito feliz! Agradeça também ao RDB (ou Rá?) em meu nome, pela contribuição na sua obra bem como em seu site, adoro as ilustrações dele e as “piadinhas” nos comentários do livro de gravação profissional! E também a sua esposa, Dalgiza, que parece ser sua grande fonte de inspiração.
Muitíssimo obrigado pelo contato, e, realmente espero, que um editor (mas dos bons), venha a editar a sua obra na íntegra, o Brasil merece!

Grande abraço do amigo (que tem até nome de irmão!):

Sérgio Dieter Filho

Gravadora Jardim Elétrico


MINHA RESPOSTA A SERGIO DIETER FILHO

Bom dia, Sérgio, meu amigo!
Muito obrigado pela resposta magnífica ao meu e-mail onde o convidei para assistir ao novíssimo vídeo "Ky Hi-Tech dança Proust Lembrado". Fico feliz em saber que gostou e muito grato por descrever a sua emoção, que é minha também e agora ampliada pela sua, em sinergia! Idem, quanto à sua descrição ótima do resultado sonoro e dos movimentos do balé! Isso me paga em dobro o tempo investido na criação e lançamento do vídeo.

Você me autorizaria, por favor, a publicar esta sua mensagem com esta minha reposta em meu site principal, www.ccdb.gea.nom.br, na página do balé e também nas páginas de opiniões de Leitores? Autorizaria outrossim a publicar junto à sua mensagem o seu e-mail (sem os telefones, a não ser que você deseje isso)?

A sabedoria que me atribui é uma coisa só: amor pelo que faço - vejo que você também ama o seu trabalho e o felicito.

Sim, somos todos "uma pessoa só"; e a leitura de "Géa", se você a ler após "CCDB - Gravação Profissional", lhe mostrará o quanto vivi e vivo essa Verdade, desde muito antes da canção Mutante...

Agradeço sobremaneira a oferta de divulgação; aguardo pois uma idéia sua de como poderia fazê-la você, sobre minha obra escrita, que é o meu foco principal.

Tal como (embora todos sejamos Um...) não sou Clausar, Rafael (Rá) e Giza (Dalgiza) não devem ser confundidos com os personagens de "Géa", Rá e Gia. Para evitar isso é que nos incluí (a mim, a Giza e ao nosso filho Rá) na qualidade de personagens secundários na obra, onde interagem com Clausar, Gia e Rá geóctones. Essa diferenciação é importante e o motivo ficará bem claro se você me honrar coa leitura de "Géa".

RDB e Giza são mesmo ótimos e, sem dúvida, me inspiraram e inspiram ao extremo. Quando escrevi o primeiro artigo na Nova Eletrônica em que "Géa" é citada, foi porque me inspirei em Giza. Sem Giza, não teria havido Géa! Idem, RDB, a quem chamamos Rá, inspirou-me parte da personalidade do Rá geóctone. Como são milhares de personagens (três mil, quatrocentas e cinqüenta e cinco na obra completa); aquelas baseadas em gente do mundo objetivo terrestre, mesmo assim são entes diversos destes.

Agradeço a menção a Giza e Rá, que me comove, meu amigo! Obrigado mesmo! Direi a ambos o que você aqui me escreveu e tenho certeza de que se emocionarão também. Aliás, em tempo: Giza veio até mim e acaba de ler a sua mensagem e está de olhos brilhantes... Ganhei um beijo!

Quanto a um editor publicar-me a obra, penso que você se refira à publicação em papel impresso, porque já sabe da publicação (ou edição) feita por mim em CCDB Livros, e isso é edição da mesma forma que a impressa. Sim, caso apareça um editor capaz e responsável, que me ofereça contrato aceitável (recusei inúmeros, todos escorchantes e padronizados, até mesmo um dos EUA), aceitarei, sem dúvida, que me publiquem a obra em papel, sem que retire do ar a publicação on-line, a qual vai de vento em popa.

Grande abraço ao amigo que tem nome de irmão e me faz sentir a fraternidade mais importante, ao pé daquela do sangue.

Cláudio

RESPOSTA DE SÉRGIO DIETER FILHO

Olá amigo Cláudio! Que bom que ganhaste um beijo! É claro que eu autorizo a publicação do meu e-mail no seu site, será uma honra para mim! Venho indicando seus livros a amigos e colegas de trabalho, espero que não se importe. Para aqueles da área do áudio, que são vários amigos, indico seu excelente e super completo livro de gravação profissional, que acaba levando o leitor a “Géa”, já que estou louco pra começa-lo a ler, e o farei assim que terminar o “CCDB-Gravação profissional” (estou na página 764)… Espero que lhe rendam leitores! É claro que conheço sua obra já editada no CCDB livros, e sem dúvidas, lerei seu trabalho na íntegra através do site, como venho fazendo. Claro que vai demorar um pouquinho, devido ao tamanho da obra, mas já está sendo magnifico! Fico muito feliz em saber que o site vai indo bem, sem dúvidas, merece muito sucesso!
Mais um grande abraço, do amigo:

Sérgio Dieter Filho

* Sérgio se refere ao sistema de imagem e vídeo "PSID", descrito na obra "Géa".

 


MENSAGEM DE GUTO PASCHOAL 22-04-2014 20:33
ressonance@ressonance.com.br

Oi Cláudio
É um prazer manter contato com vc e receber as novidades. Parabéns pelo vídeo, assisti a ele algumas vezes, a coreografia tem uma poética muito emocionante que é bem representada no filme, nos movimentos e na música, que ficaram bem sincronizados.

Imagino como deve ser difícil realizar uma obra dessa, com a parte tridimensional a ainda mais com um dançarino "invisível" fazendo o par com Ky. E o resultado está excelente! Meus aplausos por aqui.

Um abraço

Guto

 


MENSAGEM DE FERNANDO MONTEIRO CORREIA PINTO 23-04-2014 11:16
Chefe da Hematologia Clínica
Hospital Federal da Lagoa

fmonteiropinto@gmail.com

Caro Cláudio,
obrigado pelo envio do link.
Realmente ficou fantástica a obra e imagino o trabalhão.

Vou divulgar o link para meus amigos.
Um grande abraço e sucesso.

 


MENSAGEM DE MARCELO FREY 26-04-2014 12:27

....hoje consegui ver teu video, muito me encanta a forma como a dança é interpretada na animação.

Muito belo mesmo, eu tenho estudo estudo animação 3D, mas sou um mero aprendiz, ando me esforçando mas levarei muito tempo pra chegar neste patamar ainda.

 


MENSAGEM DE FERNANDO MASCARENHAS VIA FACEBOOK 26-04-2014

fernandomascarenhas22@gmail.com

Baixado! uma verdadeira obra de arte!

 


MENSAGEM DE DUDU DUB VIA FACEBOOK 28-04-2014


Bravo! Belíssimo!

Belissímo trabalho de animação do mestre CCDB!

Autorizo publicar qualquer comentário meu CCDB! Que ainda é pouco em comparação a sua obra.

 


MENSAGEM DE PRISCILA FOLLMANN 29-04-2014 18:05
Graduada em Instrumento: piano – Universidade Sagrado Coração – USC, CEP: 17011-160, Bauru, São Paulo - Brasil. Integrante do NEMUSC (Núcleo de Estudos Musicais da USC). Professora de piano na Four C Bilingual Academy (Bauru, São Paulo) e tutora virtual da disciplina Teclado 2 no Curso de Educação Musical – EaD-UAB-UFSCar. priscila.follmann@gmail.com

Assisti ao ví­deo e gostei bastante dos movimentos da bailarina e de sua saia, que com sua transparência lhe deu tanta leveza e sofisticaçãoo aos movimentos.

 


MENSAGENS DE RODRIGO LEÃO UFOS VIA FACEBOOK 03-05-2014

O seu trabalho é lindo !!! *

Trabalho de Cláudio César Dias Baptista o Mutante CCDB criador de todos os equipamentos possíveis e imagináveis da banda de Rock mais famosa do Brasil. Lindo e perfeito a animação de 11 minutos que trasporta a alma da bailarina para o mundo quase real que vivemos.

*Rodrigo foi quem me ensinou a criar o emoticon do coração no Facebook - CCDB

Mais de Rodrigo Leão Ufos

 


MENSAGEM DE MAGELLAN BARRETO 13-05-2014 10:46
Quanto à qualificações... posso realizar trabalhos em vídeos e edições, componho trilhas instrumentais no teclado, toco um pouco de violão e harmônica. Fotografia, gravação digital e tratamento de som, alguma coisa de eletrônica (como o amigo já sabe), etc.. Com isso, já dá para fazer vídeo-clips ou apresentações sobre vários assuntos ou áreas. Mexendo nas partes físicas dessas coisas todas, também...rs!

nelsound@ig.com.br

Bom dia, prezado Cláudio César...

Fiquei contente que me escreveu e também abismado, com esse trabalho "transpsicodélico" ou "neopsicodélico"(se é que podem existir estes termos). Muito louco tudo isso!!! E imagino quantas horas de trabalho há em cima dessa obra!
Da mesma forma, terá que ser apreciado, pois são bem complexos os modos para baixar, também. Comecei ouvindo algumas músicas... gostei e vou passar os links aos meus contatos.

Essa sua veia criativa e poética, já se percebia nos artigos da NE... lembro muito bem (tenho quase todos os "números" da NE, aqui)!!!
Parabéns pelo trabalho e pela determinação em fazer algo desse tipo... isso que ainda há uma obra literária, que é a base de tudo!
Estarei baixando o restante dos arquivos (alguns bem grandes) para assistir com calma, porque é um tema onde é preciso envolver-se!

Não sei se é muito apropriado ao momento, mas não posso resistir em lhe mandar este link http://youtu.be/1X6th5ub4Cw é um vídeo meu (rock), bem curto, tem a duração da música (3:40min.). Tudo o que há neste vídeo, é feito por mim mesmo... música (registrada), gravação de vídeo, gravação de som, edição, efeitos, vinhetas, etc.. Preciso também divulgar, pois quero profissionalizar este trabalho de fazer pequenos clipes, à baixo e médio custo, para bandas ou músicos que precisem de um. Se o amigo assistir e se, principalmente, gostar, já ficarei contente! Inclusive estou à disposição, nesta área!

Agradeço muito seu e-mail... de verdade... (pois para mim temos uma espécie de amizade "mental") e um grande apreço por sua pessoa, oriundos dos tempos das publicações de eletrônica. Cheguei a montar parcialmente seu sintetizador (todos os "pedais", o VCF, oscilador, gerador de envelope, etc.). Todos testados e aprovados. Infelizmente, nunca os coloquei em um "gabinete" para usar efetivamente, pois a guitarra não é o meu instrumento. Toda a montagem está numa caixa, como mostra a foto em anexo... porém pronta a ressucitar a qualquer momento.

Um forte abraço, muita saúde, paz e alegrias... e parabéns pelo trabalho...
Nelson.


MINHA RESPOSTA A MAGELLAN BARRETO

Oi, Magellan Barreto!
Muito obrigado pela resposta.

Assisti ao seu vídeo e lá deixei o meu “Gostei” e o seguinte comentário:

“Parabéns, Magellan Barreto! O vídeo e a música se entrelaçam numa só arte que torna o espectador em personagem e este caminha a dançar, no passo firme e certo de quem domina o mundo lisérgico.”

Foi uma experiência perfeita, pelo que lhe sou grato.

Fico feliz em saber que gostou do meu trabalho atual, nos vídeos e na música; espero que isso o leve aonde é o propósito dessa trabalheira toda (deliciosa): a leitura da obra escrita, mais útil ao indivíduo e à sociedade, mais sonora e muito mais bela, porque nesta o único limite é a minha capacidade de escritor; mas, naquela, há inúmeros – o computador, os aplicativos, os recursos financeiros e tal.

Obrigado pela foto e a lembraça dos tempos da NE! Espero que o Sintetizador ressuscite! Na obra “Géa”, descrevo o Psicoaudiossintetizador Alfa, que funcionará, se os músicos (sic) seguirem o que está no texto.

Sou grato outrossim por se colocar à disposição, na área de seu trabalho; por ora, não necessito, mas não esquecerei.

Você me autorizaria a publicar o texto integral desta sua mensagem e a foto do Sintetizador nas páginas do vídeo “Ky Hi-Tech dança Proust Lembrado” e da “Sinfonia em Ky”? Em caso afirmativo, eu poderia colocar o seu e-mail (ou outro que você preferisse) junto à sua mensagem? E como gostaria que eu pusesse as suas qualificações junto ao seu nome?

O mesmo abraço, com as melhores vibrações! Aguardo sua resposta!

Cláudio

NOTA: Magellan Barreto autorizou a publicação, com o texto acima.

 


Algumas opiniões sobre a primeira animação de balé

(Ky Dança Proust Lembrado)

ky_para_opinioes_miniDesde que o lancei, em 21 de Abril de 2013, o balé Ky Dança Proust Lembrado (versão anterior) vem sendo mais baixado aos computadores dos visitantes do que todos os outros vídeos deste site juntos - e no primeiro dia esse recorde já foi alcançado, embora os outros vídeos sejam muito baixados e tenham me forçado a instalar este site num rapidíssimo Virtual Private Server (VPS) para o manter no ar.


Seguem algumas das opiniões sobre Ky Dança Proust Lembrado, que os visitantes vêm me enviando por e-mail ou via Facebook, onde “Té” é o meu apelido:

 

MENSAGEM DE KLAUS STEFAN LEHMANN 21-04-2013 17:25
www.marine.com.br - klaus@marine.com.br

Boa tarde, Cláudio,

Baixei e assisti tua criação, como sempre és exímio no que se propõe a fazer. Parabéns!

 


MENSAGEM DE SERGIO SACCO (Sergião) 21-04-2013 21:06
Sergio Sacco

BRAVISSIMO !!!

Demorei um pouco para perceber que o parceiro da bailarina era um fantasma.
Então meu cérebro construiu a imagem oculta do bailarino que complementa os movimentos da dança, dando sentido aos gestos da bailarina. O efeito mais incrível foi me ver como sendo o bailarino, já que a construção imaginária da figura quase me obrigava a considerar meus os movimentos imaginados.

Putzzz... babei.
Embriagante !

 


MENSAGEM DE HENRIQUE MEDINA 23-04-2013 14:23
henriquemedina87@hotmail.com

Boa tarde, Té! Querido.

CONSEGUI!!!!

Fiz o procedimento sugerido por você no site e assisti com a qualidade devida.

SENSACIONAL, os movimentos que Ky usa em sua dança, o contexto todo desta produção, a música!
Os olhos de Ky me chamaram muito a atenção, eles transmitem um sentimento inexplicável. A animação é uma viagem muito boa para se curtir. Ky é bastante sensual e bela. Me sinto um tanto intimo desta animação graças ao que conheço deste personagem maravilhoso, PELOS SÉCULOS ALÉM serei grato por isto.

Estou muito feliz de ver a interação das pessoas com o Géa. Cada vez mais!

Muito interessante a visão do tal 'Sergião' , gostei do termo 'embriagante'. Estou de acordo! BRAVÍSSIMO!

Assistirei outras vezes, mas deixo aqui minha primeira opinião.

Com MUITO CARINHO.

Med

 


MENSAGEM DO Prof. Rodrigo Mateus Pereira - Universidade Federal do Paraná 23-04-2013 20:55
Tecnologia em Luteria
rodrigomateus@ufpr.br

Assisti ao seu vídeo e gostei muito. Preciso mesmo ler seu livro, para poder entender bem a história e o contexto da dança da Ky.

 


MENSAGEM DE GUTO PASCHOAL 23-04-2013 23:04 (SIC)
ressonance@ressonance.com.br

Obrigado por retomar o contato, o vídeo é muito interessante, parabéns pelo seu trabalho e pela dedicação, estou aprendendo bastante só de conhecer e saber como são os seus processos artísticos. Vou repassar para as pessoas que se interessam pela verdadeira arte.

 


MENSAGEM DE GIULIO ZAPPA 10-05-2013 11:14 AM
giulio.zappa@gmail.com

Quando teu e-mail chegou, baixei e vi rapidamente.
Hoje assisti todo, inteiro e com calma.
Maravilhoso!!

Abs;
Giulio

 


MENSAGEM DE RAPHAEL VILARDI 23-05-2013 14:59
rtvilardi@uol.com.br

Querido Té

Desculpe não ter respondido antes. A Obra... está emocionante, maravilhosa!!

Grande e saudoso abraço

Rapha

 


MENSAGEM DA BAILARINA KELLEN LOMAZZI 17-06-2013 10:44 AM
alexcentrooeste@gmail.com

Bom dia Cláudio!

Muito obrigada por esclarecer minha dúvida. Estou consultando o Livro Treze agora (rsrs) o que está me ajudando bastante! Mas sinceramente estou fascinada pela leitura de Géa, muito mesmo!

Sim, creio que o Alex havia lhe dito que sou dançarina, a um tempo sem praticar, mas será uma ótima oportunidade para estar retomando com algo que para mim será único e pretendo dar o máximo para poder presentea-los. Fiquei encantanda com a dança e a sinfonia. Levará um tempo, creio eu, mas espero que meu desempenho os agrade.

Grande abraço!

Kellen Lomazzi

 


MENSAGEM DE CANTIDIO DRUMOND via Facebook em 13-11-2013

Grande Cláudio César Dias Baptista!

Impressionante a performance da KY!

Emocionante a interação dela com o fantasma de Nysio.

Valeu todas as horas empregadas em mais essa obra prima!

Abraço!

 


MENSAGEM DE PAULO FERNANDO DE FIGUEIREDO via Facebook em 23-03-2014

Sua criação é genial. Os movimentos são perfeitos e articulados. Dá prazer de assistir!

 


O boneco de Ky

DAQUI PARA BAIXO, O TEXTO É DA ÉPOCA EM QUE O NOVO BONECO
(Ky Hi-Tech 2014) AINDA NÃO ESTAVA PRONTO

Ky Hi-Tech 2014 - estréia do novo caractere de computação gráfica de Ky!

novobonecoApesar das limitações do meu computador descritas acima, estou criando uma versão nova para o boneco de Ky.

Clique na miniatura à esquerda para ver a imagem plena do novo boneco. Ele não está terminado ainda, mas já pode dar idéia do seu aspecto final, quando apto a ser animado em meu próximo projeto.

Clique na miniatura abaixo para baixar um pequeno vídeo de previsão onde verá o cabelo móvel - é mero estudo, em muito baixa qualidade de imagem, sobre a penetração do corpo pelo cabelo, que ainda não tem o recurso chamado “collisions” para a impenetrabilidade (a ser acrescentado), nem o modificador denominado de “morpher”, que possibilita as expressões faciais.

kypreviewnewpuppetNovo boneco de Ky, previsão do cabelo (AVI 8.73MB)

O novo boneco de Ky é feito de uma só “mesh”, capaz de ser animada por meio de CAT-RIG - outro boneco, invisível, situado dentro da “mesh” e a esta conectado.

O novo boneco de Ky terá recursos de “morpher”, para mudar as expressões faciais e diversos outros recursos.

Meus atuais computadores não são capazes de renderizar animações com o novo boneco de Ky, porém estou trabalhando assim mesmo, graças ao meu amor pelo caractere, pela dança e especialmente pela obra Géa, onde Ky apareceu e pode ser vista sem quaisquer limitações, com o melhor dos recursos: a sua imaginação!

Clique nas miniaturas para baixar duas pequenas animações de teste onde aparece o (normalmente invisível) RIG, que é o esqueleto do novo boneco, ainda não conectado a este. O movimento é melhor realizado no primeiro teste, mas no primeiro teste faltava editar os braços junto às axilas; no segundo, já aparecem editados. Por favor, clique e baixe a primeira, para só depois clicar e baixar a segunda animação. Este RIG será conectado à mesh de Ky e, quando animado o RIG, veremos apenas a mesh em movimento.

Note que, quando o RIG é baixado por meio de uma ação sobre a pelve, o pé direito colide contra o chão e deste não passa, forçando a perna a flectir-se. Para fazer isso, no balé com o boneco anterior, eu teria de ajustar a posição de cada parte da perna e teria demorado horas e obtido menor precisão - estas pequenas animações do RIG, ainda sem cuidado algum com a qualidade, ocuparam-me apenas alguns minutos.

primeirotesterig        testerigbracoseditados

 

Movimentos enlatados

Clicando na miniatura logo abaixo, você baixa e assiste à leve animação em que o RIG de Ky segue um caminho predeterminado por mim.

Todos os movimentos do RIG vêm “enlatados” num “preset”; bastou-me criar uma bola, movê-la em percurso retangular, invisibilizá-la e fazer o RIG segui-la.

Para corrigir o rumo do RIG, de modo a não caminhar de costas na volta pelo retângulo, foi só girar a bola - ou poderia tê-la feito seguir uma linha e orientá-la por esta.

kyfollowpathVocê notará que os movimentos do RIG são suaves, naturais, harmoniosos e até zombeteiros no enlatado; isso porque são repetitivos e bastou animar um passo para depois estendê-lo pelo preset inteiro.

Num balé existem poucas oportunidades de utilizar enlatados, já que há atitudes, passos, movimentos bruscos e por vezes completamente diferentes a cada passo.

A combinação dos novos recursos (enlatados inclusive, como o CAT-Motion aqui aplicado) com o esmero de seguir boa coreografia resultará em novas e mais perfeitas animações de Ky, quando meus computadores e bolso permitirem ou uma poderosa companhia de computação gráfica quiser produzir animações com esse boneco ou nele baseadas, sempre inspiradas no texto de Géa, que você só pode ler em CCDB Livros, neste mesmo site.

- CCDB 28-06-2013


Primeira animação de teste com o novo boneco

ky_teste_115Novo boneco de Ky, primeira animação (AVI 150MB)

Clique na miniatura ao lado para baixar o arquivo da primeira animação de teste com o novo boneco de Ky. São apenas mil fotogramas (frames), a trinta por segundo, o que resulta em pouco mais de trinta segundos de duração - mesmo assim, vale a pena baixar e ver.

Baixe primeiro e só após baixar rode a animação; tentar assistir a ela diretamente aqui, sem baixar, pode entrecortar a apresentação.

O novo boneco já tem os seios obedientes às leis da física - eles balançam com os passos de Ky. Tem outrossim uma só mesh: o corpo inteiro é formado em peça única, sem emendas como no boneco do balé acima. Os cabelos seguem os movimentos do corpo, todavia inda não os dotei de impenetrabilidade: eles atravessam, por enquanto, o corpo do boneco, mas já dão uma idéia do que poderão ser.

ky_face_aprimoradaClique na miniatura à esquerda para ver a imagem aperfeiçoada do novo boneco de Ky em tamanho pleno.

O rosto (que era demasiado longo e tinha superfície irregular) está aprimorado em relação à imagem pouco acima, sob o título “O próximo boneco de Ky”.

Falta-me dar ao novo boneco expressões faciais (com o recurso chamado Morpher) e um traje que se flexione com os movimentos e não atravesse o corpo (via cloth e collisions). Para o novo boneco eu gostaria de ter computador melhor, que me permitisse trabalhar mais rápido e renderizar animações pesadas e longas, feito a do balé acima.

Espero que você goste desta animação de teste, a primeiríssima apresentada em público em que o boneco de Ky se flexiona.

- CCDB 15-07-2013


©CCDB 18 de Agosto de 2014


 

 


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