FOTOS ASTRONÔMICAS CCDB

Acima, foto da minha carteira de membro da Associação de Astrônomos Amadores de São Paulo (AAASP). Grafaram errado o meu nome; porém, César com Z ou com S, meu amor pela astronomia é o mesmo, assim como também pelo Brazil ou Brasil.

À esquerda, miniatura da capa do Boletim da AAASP, edição de Outubro de 1961 - clique na miniatura para ver a imagem em alta resolução.

Na lista sob o logotipo da AAASP acham-se os nomes dos diretores dessa entidade; entre eles, os de Raphael Vilardi e Cláudio César Dias Baptista, fundadores e diretores do Departamento de Projeções Cinematográficas da AAASP, cuja sala de projeção montamos na Escola Municipal de Astrofísica. Os filmes científicos projetados por nós superaram em visitação as apresentações do Planetário do Ibirapuera, próprio municipal operado pelos membros da AAASP.

Conforme a Pequena História de Uma Grande Marca e os Prospectos História de Uma Grande Marca - Partes I e II, fui astrônomo amador antes dos tempos Mutantes. E quem é astrônomo jamais o deixa de ser, assim como quem é músico e se torna escritor é sempre ambas as coisas.

Em minha residência tenho álbuns, recortes de jornais, boletins e outros impressos da AAASP com mais informações sobre o CCDB astrônomo amador e suas atividades, os quais disponibilizo a biógrafos, jornalistas e repórteres interessados.

Ao lado e abaixo você pode ver imagens de clichês de impressão (chapas metálicas) a mim presenteados pelo Jornal O Dia, que convidei ao Planetário do Ibirapuera para reportar a observação de um fenômeno astronômico, frustrada pelo mau tempo.

Durante as inúmeras mudanças de residência que minha vida de luta sempre exigiu, os recortes do jornal se deterioraram e, dessa reportagem, só o aqui apresentado me resta - a não ser que, com seu faro, um jornalista ou biógrafo consiga descobrir em meu lar ou no que restar daquele jornal (então propriedade de Adhemar de Barros Pai) os originais da reportagem. Nesse jornal, meu saudosíssimo pai, César Dias Baptista, publicava uma crônica poética diária.

Em primeiro plano, no clichê vertical à esquerda, acha-se Gumercindo Lobato e, aos pés da luneta, Alberto Marsicano. No clichê do centro, o observador ao telescópio sou eu. Podem-se ver nos clichês vários outros membros da AAASP e do Clube dos Astrônomos Mirins (ao qual Raphael Vilardi e eu não pertencíamos, pois fazíamos parte da diretoria da própria AAASP, apesar da nossa juventude).

Aventuras entre os astros e além do Cosmo - com milhares de personagens, astronaves e informações astronômicas -, você pode ler agora mesmo em CCDB Livros.

 

Eis algumas fotos astronômicas recentes batidas por mim com os meus recursos mínimos atuais (clique em cada miniatura e se abrirá a mesma foto em tamanho maior, na resolução original):

Logo acima: fotos do alinhamento entre a Lua e o planeta Júpiter batidas por mim em 21-01-2013 às 21:10 com máquina fotográfica Sony Cyber-shot 6 Megapixels e zum (zoom) óptico de três vezes, realizadas no banheiro onde se deu a Visita da Coruja. A máquina fotográfica foi um presente do Prof. Júlio Martins. Cônscio do céu, astrônomo amador, estava eu passando nu pelo banheiro quando vi, pela abertura no teto, a Lua e Júpiter em alinhamento. Peguei a máquina, o tripé e fotografei. - CCDB

Logo acima: foto do alinhamento entre a Lua e o planeta Vênus, batidas por mim na área sobre a minha residência em Rio das Ostras - RJ em 08-09-2013 com a máquina fotográfica supramencionada. A abertura no teto do banheiro dá acesso a essa área, por meio da escada tipo Santos-Dumont que meu grande amor, Dalgiza, e nosso filho querido Rafael (RDB) construíram com suas próprias mãos. Foi por essa abertura que a Coruja nos visitou.

 

Veja mais fotografias astronômicas de minha autoria na página de fotos do Kycacto.

Um cometa passa em minha mesa

O Sol nasce em minha cama

 

- CCDB 13-09-2013


     

 


Por que utilizo os serviços do Google?