NÃO PODE MEXER, MAS PODE E DEVE COMENTAR

O autor de Géa não autoriza o editor de qualquer mídia onde apareça o texto da obra a alterá-lo, nem mesmo nos erros porventura descobertos. O autor nem sequer admite inclusões; verbi gratia: "texto revisado por".

Géa não deve ser mexida, tal como as obras de arte pictóricas.

Porém o autor de Géa assaz gostaria de ver comentários do editor antepostos ao texto da magna obra, seja ao do Livro Primeiro, seja ao de todos os livros ou volumes; assim, fornecerá um arquivo aberto, de livre acesso e em branco, formatado exatamente como os de Géa, inclusive com os cabeçalhos "CCDB" e "Géa" em letras cinzentas no topo das páginas e no mesmo processador de texto usado para o original da obra, apto a produzir direto os arquivos Portable Document Format (PDF), para o editor escrever livremente seus comentários e críticas a respeito da obra-prima, a serem colocadas em páginas com numeração diferente* da usada nas páginas de Géa (por exemplo: i, ii, iii, iv, v, etc.). Isso preservará a forma literária original da obra, seu aspecto gráfico, seu conteúdo oculto (porquanto há muito por detrás das linhas), a responsabilidade do autor e desta isentará o editor.

A mesma exigência (de não-alteração) NÃO é feita pelo autor com relação a seus outros livros, cujos textos poderão sofrer revisões e alterações por parte do editor, desde que em comum acordo com CCDB.

CCDB ACEITA a publicação de qualquer dos seus livros (Géa inclusive) com ou sem as suas próprias ilustrações e também aceita ilustrações de terceiros preferidas pelo editor, desde que lhe sejam apresentadas para aprovação.

Mais fotos de Gia (ou de Dalgiza...) você pode ver na Galeria de fotos da Família CCDB, Dalgiza e Rá, ou por meio dos links dessa Galeria.

Cláudio César Dias Baptista - CCDB


*O autor conhece a atual limitação do Adobe Acrobat Reader (até versão 5.0.5, na qual ou acima da qual os livros de CCDB em arquivos PDF devem ser abertos), onde a numeração das páginas é rígida. Caso o editor antepusesse suas próprias páginas às dos livros de Géa em PDF, mesmo que tal numeração seguisse outra norma (por exemplo: i, ii, iii), a primeiríssima página, fosse qual fosse a numeração no processador de texto original, apareceria no Reader como "página 1". Essa restrição impossibilita o acréscimo de páginas nos inícios dos livros de Géa, mas admiti-las-ia nos finais, onde os números seriam apagados no "papel" virtual, sem que isso prejudicasse a seqüência da numeração dos livros seguintes da série, a qual segue uma só linha, começando na página um do Livro Primeiro e terminando na última do Livro Treze. Esse problema existe (e talvez venha a ser superado pela Adobe) no Acrobat Reader, mas nada impede a impressão em papel "de verdade" das páginas do editor nos inícios dos livros de Géa: basta criar dois arquivos PDF: um, para o livro de Géa; outro, para suas páginas de editor, e imprimir originais de ambos para com estes criar fotolitos e seguir à impressão em massa. É claro: também poderia ser usado o editor de textos preferido do editor para a impressão de suas próprias páginas.
Voltar a "Para saber mais sobre Géa"