Para conhecer o Livro Onze de Géa
O Desrelacionador
Resumo do Livro Onze - O Desrelacionador
Clausar enfim é desperto da viagem ao pretérito por Geárion, o Ser de Luz, o Ky Único de sua espécie, e tem a notícia aterradora de não haver passado no teste!
O geóctone acabrunha-se, e Geárion parte.
“- Bem-vindo entre nós, do escuro!” é a frase da pedra falante de Tenebrae, transformada em venerando oráculo no planeta Umalfa. Tal pedra prevê o fim desta Grande Pulsação, ao ser consultada por Clausar e Gia, os quais viajam por esse planeta sem levarem Rá, como prometeram, para verem juntos os duelos de motoquadrigas e as lutas das telárias gigantes com os grandes lagartos lampas.
Gia convence Clausar de o teste não estar findo e sugere-lhe: a história de não o ter superado faz parte da prova a ele imposta por Geárion.
Clausar rejubila-se, gratíssimo à amada.
Ambos volvem a seu planeta coa Laranja. Em segredo, Clausar mais bio preparam e instalam novo circuito para substituir aquele colocado por Geárion na nave. Tal circuito fará a Laranja derrotar sozinha o Desrelacionador, mas isso não é inda contado ao Leitor, à Leitora.
Clausar contata pela primeira vez essa entidade terrível, o Desrelacionador, a qual se apresenta feito Oég, a Morte.
O geóctone quer lutar, pois o Desrelacionador protege o vórtice. Este sugadouro imenso já está no espaço longíquo, sugando o continuum e o Cosmo inteiro, para extinguir abruptamente a Grande Pulsação. Foi posto ali por Géo, Deus, descontente com seus seres, os quais só pensam em relatividade e não têm valores hierarquizados nem crêem na Verdade absoluta.
Em verdade, o Desrelacionador é o próprio Geárion, todavia ninguém mais sabe disso, senão Géo e a Géa. Geárion está defendendo o vórtice para provar a Géo o erro cometido por este ao iniciar o fim abrupto da Grande Pulsação. Geárion quer mostrar a Géo a bravura de diversos entes, entre eles e máxime Clausar, pondo-os à prova nessa luta mortal, onde a maioria vai sendo derrotada e aniquilada por ele, transfeito em Desrelacionador, mas cuja existência é mantida na memória eterna da Géa.
O Leitor (se não for Geárion, Géo ou a Géa) não é informado ainda do propósito e da verdadeira identidade do Desrelacionador.
Os capítulos doravante se alternam entre passagens divertidas; com Rá, Tóxia mais Talia ficados no planeta Géa; e lutas dos heróis de capítulos anteriores contra o Desrelacionador, onde só alguns sobrevivem, os mais poderosos; mas todos se entregam de Corpo e Ky (Alma) à salvação do Universo e da Grande Pulsação, demonstrando coragem insigne e ajudando Geárion a ir comprovando sua tese a Géo.
A Leitora não é avisada e assiste à morte da maioria dos heróis mais queridos, sem saber-lhes a futura ressurreição. O público-alvo é o da ficção e o místico.
Ao contrário dos de muitas obras, o autor não se apressa; e Géa se aprimora ao longo dos capítulos.
Oãn é uma das manifestações do Desrelacionador, com a qual ataca Louriage (então comandante de Altaré), mas é ferido por Síncope, a vela viva e eterna. Louriage é ajudada por Guatam e Eucara, casal de belos e dedicados terráqueos ingresso na Ordem e na tripulação, com seu filhinho de colo Sol, salvo de um rapto.
A verdade é revelada pela primeira vez por Geárion, na pessoa dum amigo de infância e xará de Clausar: um portador de deficiência, o qual chama a si mesmo de “Crausá” e de “débiu mentá”, mas faz parte do Ser de Luz.
O Leitor, a Leitora, não é informado da revelação e só lhe presencia os efeitos no semblante da loura Louriage. Seguem as aventuras dos vários heróis; e Clausar, embora tente lutar, vai sendo deixado pelo Desrelacionador para o último combate.
Entre outros heróis, Sérias e a Blue Chaos são aqui derrotados pelo inimigo; mas o músico e místico sobrevive, em meio à dor de horrendos ferimentos.
Tóxia já está com Clausar e o bio na Laranja.
Clausar faz uma poesia de improviso com doze estâncias, na qual dialoga com Vergílio (ou Virgílio), contando como era fácil poetar no tempo deste, quando se podiam indigitar deuses, heróis e portentos derredor, em comparação com o lugar e a época onde Clausar vem passando a vida: o espaço, o vazio, o éter, no qual o vácuo é a matéria sutílima para improvisar seu canto!
Alfos é derrotado com a Sagres e morre; não, sem antes ferir o Desrelacionador.
O texto adrede se adensa, inclusive em números de caracteres por página.
Clausar é levado pelo Desrelacionador a destruir por engano a Anticiclone IV e matar seus grandes amigos umunos. O público-alvo é o da ficção e o da tragédia.
“Quamnum majá!” quer dizer “nunca mais”.
Clausar recolhe a bóia naufrágio de um umuno, aquele o qual lhe salvara a vida e a quem matou por engano. Nessa bóia, há pungente dedicatória desse amigo a Clausar, bem como parte da obra de Ars, o maior aedo de certo planeta.
Clausar lê duas estâncias dessa poesia; magnificente, impecável; rival da de Homero e Vergílio, ou mesmo superior.
Clausar passa por provas de caráter, remói-se pensando em manias; e isso também é parte da prova à qual Geárion o submete. Tóxia não deixa de dar seus toques cômicos ao episódio.
Intáctia e Abstersa são vencidas e violadas por um sátiro, personificação do Desrelacionador. Acabam atiradas ao espaço e morrem ao caírem no vórtice; não, sem ferirem e amaldiçoarem o violador, o qual vai acumulando no corpo os estragos dos diversos combates com os vários heróis.
CCDB
Agradeço efusivamente às numerosas pessoas que vêm lendo o capítulo "O Cartão", do livro chamado )que( ! - CCDB (PDF com apenas 54KB)
Quem são o autor CCDB e seu filho RDB, co-autor de CCDB - Gravação Profissional
Cantinho dos Prospectos e Manuais (com a História da Marca CCDB e mais reportagens sobre CCDB)
Galeria de fotos da família CCDB, Dalgiza e RDB
Contato - direto com CCDB
Aos editores* - To all publishers
Turnê rápida pelo site para editores - rumo a amostras dos textos dos livros e o mais importante para o editor conhecer
O objetivo deste site - com os requisitos sine qua non para contratos de publicação dos livros
Requisitos Contratuais - com o que CCDB desejaria (mas não exige) ter nos contratos de publicação dos livros
To all Publishers (in English - em inglês, com traduções de alguns textos de Géa, pelo autor)
Resenha e Público-alvo da obra Géa
Introduções Sucintas aos livros de Géa - para as páginas do site do editor dedicadas à obra Géa
Estatísticas deste site (página "Você conhece?) - este site é poderosa alavanca para ajudar o editor na divulgação dos livros
Como forneço os livros aos editores
Capas dos livros de ilustrações de Géa e de meus outros livros
Capas dos livros de Géa Não-ilustrada e acesso aos resumos dos livros
*conquanto TODAS as páginas deste site e o próprio site se destinem aos editores, solicito em especial a leitura destas.
Opiniões sobre: a obra Géa, meus outros livros, minhas ilustrações e este site
Opiniões sobre o livro chamado )que(
Livro de Visitas - cópia das mensagens
Melhor que o resto do site? - opinião e tremenda aventura verídica sobre Géa que resultou em Prefácio, por Sergio Sacco
Prefácio do livro )que( - opinião de Sergio Sacco a qual resultou no Prefácio para o livro chamado )que(
Você também pode dar a sua opinião! Escreva-me!
Meus livros - todos inéditos
Géa - uma só história em 12 Livros, ilustrados por mim + 1 Glossário-dicionário
Geínha - uma só história em 12 Livros, ilustrados por mim
)que( - 1 volume
CCDB - Gravação Profissional - 1 volume, em co-autoria com meu filho RDB, ilustrado por este
Geadágio - coletânea com 53 páginas de adágios dos treze Livros de Géa (baixe GRÁTIS em PDF)
We, Mutantes - 1 volume, escrito diretamente em inglês, não oferecido (por ora) aos editores
Algumas abordagens à obra Géa e a meus outros livros
Nem plágio nem coincidência - a página mais visitada deste site, anos a fio e sempre com novidades
Os novecentos verbos de Nu - provável recorde mundial
Tropicalismo; We, Mutantes; outros Ismos e Géa
What is Géa? (in English - versão em inglês da página "Qual coisa é Géa")
Algumas outras mídias para Géa e meus outros livros
Ilustrações - com amostras do texto perene de Géa
When Géa is filmed ("Quando Géa for filmada", versão em inglês)
A Volta dos Atlantes (músicas para Géa)
As danças de Géa - página visitadíssima
Trabalhos de colaboradores com base na obra Géa, em meus outros livros ou sobre mim - desce por recentidade
Músicas
Uma canção para Ars (Letra de CCDB, Música de Bruno Tavares para a obra Géa - baixe GRÁTIS em MP3)
Potencial (Música de Marconi Ricciardi para a obra Géa - baixe GRÁTIS em MP3)
Em Géa (Música de Bruno Tavares para a obra Géa - baixe GRÁTIS em MP3)
Poesias
Em Géa (Poesia de Bruno Tavares)
Abrindo as portas da nave (Poesia de Marconi Ricciardi)
Textos
The first Mutante - by Marconi Ricciardi (em inglês)
Você também pode colaborar, compondo obras em todas as mídias com base em meus livros!
Regras para a composição da música-tema para a obra Géa
Personagens dos meus livros, prontas a freqüentarem outras mídias!
Lista geral de personagens CCDB (644KB, em PDF)
Lista geral das naves da obra Géa (59KB, em PDF) - nave também é personagem! algumas pensam, falam e até vivem!
336 Laranja 1509-A - o Brasil inventa o disco voador que realmente voa.
Ky: amo perdidamente minhas personagens
Animações CCDB - RDB
Antigas Animações dos Produtos CCDB
ANTIGAS ANIMAÇÕES DOS PRODUTOS CCDB - COM ÁUDIO!
Extras
A Soltura da aranha armadeira!
Voltar
À página de abertura (a do fundo verde amazônico)
À página Arquétipo (aquela à qual se vai pelo ícone do 14-Bis na de abertura)