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AMOSTRA das 70 páginas COM FONTES VARIADAS ! ! ! !

NOVÍSSIMA AMOSTRA COM AS PRIMEIRAS SETENTA PÁGINAS DA VERSÃO ATUALIZADA EM 2009 de CCDB - Gravação Profissional! (PDF 18,73MB) - Esta amostra apresenta a capa e as sessenta e nove páginas seguintes, incluindo o Sumário, fotos magníficas e boa parte do primeiro capítulo de CCDB - Gravação Profissional. A amostra foi criada com a versão de fontes VARIADAS de CCDB - Gravação Profissional, cujo design é fruto do magnífico trabalho realizado por meu filho, o co-autor Rafael Borges Dias Baptista (RDB), com diagramação perfeita e cuidadosa escolha de fontes. Embora na página 4 desta amostra não esteja escrito, aparecerá no livro que vai para os editores publicarem a frase derradeira da página: "CCDB atualizou novamente este livro em Janeiro de 2009 e em Novembro de 2010."


Excerto do Livro CCDB - Gravação Profissional

Gravação analógica E digital
Este livro lhe oferece ambas

Esta versão de “CCDB - Gravação Profissional” contém TODA a informação indispensável para você criar e operar um estúdio de gravação profissional analógico de qualquer porte. A gravação analógica não é um tipo obsoleto de gravação, embora nos catálogos e manuais de equipamento digital de primeira linha se achem estas palavras capciosas: “pré-digital”, quando os fabricantes referem-se à gravação analógica.

A gravação analógica tem a vantagem da maior qualidade do sinal, inda não alcançada pelo melhor sinal digital. Porém, a gravação analógica dificulta a programação e o controle das sessões de gravação. A gravação digital oferece extremo controle das sessões e é uma espécie de máquina do tempo, com memória de “layouts”, “snapshots” e todos os recursos que permitem repor o sistema do estúdio numa dada condição (por exemplo, passar da gravação do CD estéreo de um grupo de roque para a de um longa-metragem ou DVD em LCRS, 5.1, 6.1, 7.1, etc.), com o simples toque de poucas chaves. O cinema exige tal nível de controle.

A gravação digital se aprende com o estudo profundo dos manuais dos inúmeros produtos digitais, como as mesas de gravação e os gravadores digitais encontrados nos melhores estúdios de gravação para cinema. Mas a gravação digital é inteiramente baseada no conhecimento da gravação analógica. Portanto, este livro continua atualíssimo, porque descreve TODAS as etapas da gravação analógica, o bastante para você realizar o trabalho inteiro, inclusive além do estúdio, na venda do produto.

E este livro CONTÉM outrossim a informação básica sobre a gravação digital e, mais: o JEITO, o PORTAL, a “DICA” pra você descobrir O QUE e DE ONDE baixar ou ler on-line na Internet para ramificar, expandir e continuar o seu estudo, de modo a assenhorear-se da técnica INTEIRA, inclusive a DIGITAL. Tudo isto se poderia dizer de outra forma: você não pode aprender gravação digital sem saber o que este livro ensina.

 

Abordagem administrativa
1.0 - Capítulo primeiro

Pessoal envolvido numa gravação; cargos, funções
Diferentes tipos de estúdios

“Algumas chaves são excitadas pelas delicadas mãos da companheira de Clausar, que sorri, e um holográfico mundo de luz envolve os dois! Clausar sorri também e acena para Gia, que não excite as chaves dos projetores das outras sensações!... Não está preparado, hoje, para uma viagem tão profunda, sem risco!
   Sentam-se juntos em seu laboratório, agora invisível, rodeados de estrelas, galáxias e outros corpos celestes em movimento e, penetrados pelo som PSID, conjecturam, um tanto perplexos.
- Quando estarão os geóctones e os terrestres preparados para receber e utilizar aparelhos como estes em sua vida diária?”

(Excerto da Nova Eletrônica 89, pg. 59, último texto de CCDB onde apareceram as personagens de Géa, nessa revista.)

Nota geral para a leitura desta obra: o símbolo (*) ao lado de uma palavra indica sua presença no Glossário Técnico, em ordem alfabética.

1.1 - Introdução
Antes de iniciar a apresentação do equipamento e das técnicas de um estúdio de gravações profissionais, é necessário conhecer a estrutura funcional, hierárquica e administrativa da empresa que contém o estúdio físico. Este conhecimento iluminará o aprendizado das técnicas de gravação; pode parecer árido ao técnico ou engenheiro de áudio, mas peço-lhe paciência, e creio que concordará conosco (CCDB e RDB) ao final.
   Quando, neste livro, o tratamento mudar de plural para singular e não houver aviso, subentende-se que, no singular, quem expõe é CCDB.
   Seguiremos a seqüência hierárquica do ponto de vista empresarial na apresentação. Isto não quer dizer, pois, que o músico seja menos valorizado ao pé do produtor por aparecer depois deste.

1.2 - O produtor
O produtor pode ser empregado de uma empresa de gravações, ou mesmo uma pessoa independente e fazer discos, fitas ou CDs para uma etiqueta*; ou, ainda, ter sua própria etiqueta e realizar a venda final desses discos, fitas ou CDs.
   É o chefe!
   Dele dependem as decisões sobre tudo o que acontece no estúdio no decorrer de uma gravação. Ele escolhe o pessoal, inclusive os artistas, os músicos, os engenheiros, as músicas, o ou os estúdios, etc.. É o responsável por tudo, até mesmo pelo resultado final da fita mestre, ou “master tape”, ou pelo CD mestre.
   O produtor organiza o geral e o específico numa sessão de gravação. Ele é o supervisor da gravação, em seus processos de mixagem*, e escolhe o programa a ser gravado.
   Na maioria dos estúdios, desempenha também funções mais diretas; isto é: põe mãos à obra, além de simplesmente dirigir outras pessoas.
   Podemos encontrá-lo fazendo de tudo, envolvido em cada etapa do processo. Você pode dar asas à imaginação e achará o produtor às voltas com cada detalhe; até na compra de comida, cordas para os instrumentos, consultoria sentimental para os artistas; enfim, TUDO! Tocar alguns instrumentos musicais, inclusive!
   A de produtor é uma das profissões mais difíceis, onde uma versatilidade imensa é vital, e onde os resultados podem ser extremamente compensadores, objetiva e subjetivamente.
   O “clima” de uma sessão de gravação depende máxime do trabalho do produtor; e o seguinte deve ser um de seus principais e essenciais objetivos: criar ambiente propício à realização da Obra de Arte, e não só do Processo Tecnológico que é um trabalho de gravação.
   Na versão original deste livro o produtor era Ardo, personagem fictício conhecido dos leitores da Nova Eletrônica ®, o qual CCDB criou em seus artigos e que aqui, como lá, aproveitava para ilustrar (numa história fácil de compreender, visualizar e memorizar) um personagem real. Você pode encontrar, muito ampliada, na obra-prima literária “Géa”, de CCDB, a mesma história que havia na versão original deste livro.

1.3 - O engenheiro de gravação
A esperança do músico e do produtor, formalmente, seria a de que o elemento de ligação entre o músico e o produtor, e entre estes e o equipamento, fosse um subserviente robô!
   Uma tendência a definir dessa forma o engenheiro de gravação pode ser verificada em obras de autores estrangeiros sobre gravação profissional.
   Não é isso o que acontece na prática. Um engenheiro de gravação detém imenso poder! É como o piloto de uma astronave de combate (como o foi Ra-El), na qual existe um comandante, seu superior, mas de cujos reflexos, perícia e mesmo julgamento, por menos desejável que aparentemente isso seja, depende o resultado de cada evento!
   O engenheiro de gravação prepara e verifica o estúdio antes do início das gravações, para que tudo esteja pronto: microfones, instrumentos musicais, amplificadores, mesa(s) de som, fones, gravadores, limitadores e tal. Não é nem deve ser considerado, tampouco pode considerar-se, üa máquina. Ele tem os recursos para dar ao músico e ao produtor o som desejado, com as dezenas de aparelhos os quais conhece melhor do que ninguém em suas funções operacionais. Pode limitar ou ampliar as possibilidades do sistema e, por meio deste, participar do processo da criação musical, que é artístico.
   Formalmente, no entanto, ele vive assim: em geral, pertence ao quadro de funcionários de um estúdio de gravações e é selecionado para participar de um determinado trabalho de gravação. Pode outrossim ser um engenheiro independente, escolhido pelo produtor por seu currículo, por indicação dos músicos ou por ser conhecido desde antigas produções.
   Poderá estar incluído no projeto de uma gravação, mesmo antes de ser eleito o estúdio, e também opinar sobre a eleição deste último, conforme tal estúdio se adapte melhor ao projeto, inclusive pelas boas vibrações cósmicas, ou porque exista ali equipamento construído por Clausar de Géa, ou CCDB da Terra, e por terem passado pelo estúdio astros luminosos, qual Sérias, Ardo e Ree, e ali deixado a aura de sua presença.

...................continua


Saiba mais sobre
CCDB - Gravação Profissional



Opinião pela LEITURA COMPLETA DE TODOS OS LIVROS DE CCDB, REALIZADA POR EUSÉBIO PIZUTTI

Veja esta página criada especialmente para apresentar essa opinião.


 

Opinião de Leitor sobre CCDB - Gravação Profissional!

Opinião de Rafael Konzen, estudante de mecatrônica em Manaus e muito apreciador de música.

From: Rafael Konzen
Sent: Tuesday, November 23, 2010 11:31 AM
To: ccdb@ccdb.gea.nom.br
Subject: Livro Nono!

Oi, Cláudio!

Sobre seu livro técnico em co-autoria de RDB sobre gravação, CCDB - Gravação Profissional, gostaria de dizer que o mesmo me deu uma visão muito ampla sobre gravação e sobre o que um estúdio (parte física) deve ter ou não ter para poder fazer uma boa gravação, além de como evitar alguns erros na gravação.

Antigamente quando eu visitava alguns estúdios aqui em Manaus, achava o máximo eles possuirem uma sala com revestimento acústico em todas as paredes e os equipamentos que achava indispensáveis. Depois da leitura de uma parte do livro (mesmo uma parte, sem ter conseguido ler totalmente o livro) já percebo como esses estúdios que eram o "máximo" já apresentam alguns probleminhas em gravações, tal como em sua maioria utilizam gravação digital que é encaminhada também nesse ótimo livro. Algumas das gravações têm vazamento bem perceptível dos amplificadores de instrumentos nos microfones de voz, idem bateria (não há separação da bateria em um aquário, na verdade não há separação alguma e os microfones e todos os equipamentos, e estes costumam estar muito próximos).

Outra coisa que se percebe nos estúdios é a falta de interação entre o Engenheiro de Gravação (que geralmente faz tudo dentro do estúdio pois é o dono) e o pessoal da banda que irá gravar. O dono do estúdio deixa o equipamento pronto para a gravação, mas geralmente não ouve a preferência dos músicos, mesmo os músicos dando uma opinião que resolveria melhor algum processo na gravação.

Entre esses e muitos outros problemas que vemos em estúdios, o livro também me trouxe uma boa teoria sobre áudio (como os cabos balanceados e os circuitos eletrônicos que o fazem, que podem ser percebidos em texto por quem conhece um pouco de eletrônica) e maior facilidade de encontrar os meus erros durante uma gravação. No porvir do livro, quando a faculdade e a rede daqui me deixarem ler ele completamente, creio que virão muitos e muitos assuntos mais que auxiliarão bastante, segundo o que você me informou e o que eu já vi em uma "folheada" no livro.

Grande abraço!

Rafael Konzen


Minha resposta a Rafael Konzen, para esta página:

Fico muito feliz (e meu filho e co-autor RDB idem) em saber que CCDB - Gravação Profissional o agrada e lhe é útil, bem como que poderá sê-lo aos seus colegas universitários quando a rede da universidade admitir acesso a meu site (www.ccdb.gea.nom.br) e a CCDB Livros!

Agrada-me sobremaneira a descrição que você faz das utilidades de CCDB - Gravação Profissional que lhe deram esse "insight" na matéria!

Espero que este seu comentário anime os(as) visitantes desta página a lerem esse livro!

Desejo-lhe tudo de bom!

Grande abraço,

Cláudio

 

Opinião de outro Leitor sobre CCDB - Gravação Profissional!

Opinião de Hugo Zanqueta, Engenheiro Mecânico, pós-graduado em acústica.

From: "Hugo Zanqueta" hzanqueta@gmail.com
Sent: Monday, January 24, 2011 8:52 PM
To: "Cláudio César Dias Baptista" <ccdb@ccdb.gea.nom.br>
Subject: Re: Obrigado!

Oi Cláudio

Obrigado pelo acompanhamento.

Sou engenheiro mecânico com mestrado em acústica, não trabalho no meio musical, mas às vezes faço algumas consultorias em projetos de
auditório.

Pretendo consultar bastante seu livro, pois o comentário de quem tem a primeira edição é muito bom...

Não se preocupe se eu for lendo num ritmo mais lento.

abraços

Hugo Zanqueta
Eng. Mecânico
(41) 9648-3547
http://www.hugo.eng.br
http://lattes.cnpq.br/8270427387321246

Minha resposta a Hugo:

Oi, Hugo!
Bom dia! - o meu começou bem com esta sua resposta.

Fico feliz e honrado em saber que você, com suas qualificações, lê “CCDB - Gravação Profissional”.

Espero que o livro lhe seja útil; foi escrito por um autodidata, cujo filho e co-autor é também autodidata. Perdoe-me, portanto, a forma leiga de tratar de assuntos técnicos.

Quem sabe, porém, essa perspectiva acrescente algo de bom.

Tudo bem; fique à vontade quanto ao ritmo de leitura. Estarei ao seu dispor para responder sobre qualquer assunto contido no livro.

Se me autorizar, publicarei esta sua mensagem Em CCDB Livros; seria um bom incentivo à leitura e portanto beneficiaria novos leitores e leitoras.

Caso autorize, diga-me como devo publicar suas qualificações (se, por exemplo, como as apresenta sob sua assinatura nesta resposta), ou como preferiria; se com endereço ou sem ele.

Abraços

Cláudio

Opinião de outro Leitor sobre CCDB - Gravação Profissional!

Opinião de Sérgio Dieter Filho - Gravadora Jardim Elétrico,
após leitura completa

From: Sérgio Dieter Filho
sergiofilho@imofar.com.br
Sent: Saturday, April 26, 2014 1:30 PM
To: Cláudio César Dias Baptista
Subject: Re: Obrigado!

Bom dia, amigo Cláudio!
Seu livro, o “CCDB - Gravação Profissional”, é excelente. Sem dúvidas, o melhor livro de áudio que já pude ler, incluindo os (muitos) estrangeiros. É leitura obrigatória a qualquer pessoa que queria trabalhar com música, não apenas para o engenheiro de áudio. Além do livro ser completo e abordar todos os temas relacionados ao assunto de forma detalhada e de estar todo ilustrado (obrigado RDB!). O leitor ainda pode baixar os vídeos e manuais gratuitamente no “cantinho dos prospectos e manuais”, para obter ainda mais informações de grande valor.

Infelizmente ele não me foi indicado por meus professores, nos cursos de áudio que já fiz, e sim, outros livros de autores estrangeiros, na sua maioria americanos, que nem mesmo somados, poderiam se comparar ao seu livro, que poderia inclusive, ser a “apostila” de um curso de áudio completo.

Escrevi essa manhã para o diretor e proprietário de uma escola de audio, cujos cursos frequentei e mais tarde fui convidado a lecionar, a abordar o seu livro nos cursos de engenharia de áudio e de produção musical, já que além de ser excelente, está no nosso idioma, diferente da maioria dos sugeridos nesses cursos. Assim que tiver resposta, lhes informarei o resultado desse email.

Por fim, agradeço aos amigos Cláudio e RDB, por disponibilizar esse maravilhoso conteúdo!
E, hoje, começarei a ler “Géa”!
Grande abraço, amigos!

Sérgio Dieter Filho

Autorizo CCDB e RDB a publicarem esse email no seu site, será uma honra!

Minha resposta a Sérgio Dieter:

Boa tarde, amigo Sérgio!
Que mensagem magnífica! Muuuito obrigado mesmo! Que bom ter gostado de "CCDB - Gravação Profissional" e ele lhe ter sido útil!

Vou publicar esta sua mensagem autorizada e o e-mail com imenso prazer no site www.ccdb.gea.nom.br .

Passarei ao meu filho RDB uma cópia desta mensagem - ele vai gostar!

Agradeço sobremaneira a indicação que fez ao diretor e proprietário de uma escola de áudio a respeito de "CCDB - Gravação Profissional"!

E exulto! com o início de sua leitura de "Géa"!!! Por favor, antes de entrar no texto, leia a Introdução (ver imagem anexa onde clicar e ver também texto anexo com detalhes, por favor).

Grande abraço e tudo de bom para você!

Cláudio




LINKS PARA BAIXAR PROSPECTOS CCDB

Clique nos links com os nomes dos Prospectos para lê-los ou baixá-los. Esses são os únicos Prospectos disponíveis para baixar, atualmente.


PRODUTOS DE ÁUDIO

NOVA VERSÃO! - Prospecto Produtos de Áudio (1.251KB) - você tem aqui a última, a mais recente, atualizada e completa versão do Prospecto Produtos de Áudio. Tenho todas as versões mais recentes dos Papéis (folhas soltas de apresentação de certos Produtos CCDB ou de informações técnicas), Prospectos e Manuais CCDB, inclusive este, para oferecer IMPRESSOS a editores e repórteres mediante ajuda de custo - contato. Vários desses Produtos (alguns não constam da própria versão atualizada de Produtos de Áudio) podem ser vistos nos Prospectos HISTÓRIA DE UMA GRANDE MARCA (ver links logo abaixo, no próximo subtítulo em vermelho), embora com apresentação sucinta. Há outrossim Produtos e Serviços que não constam senão nos Papéis supracitados.

Capa em PDF para o Prospecto PRODUTOS DE ÁUDIO (253KB)


HISTÓRIA DE UMA GRANDE MARCA!!!

Finalmente COMPLETA e ao seu dispor!!! Serve também à EDITORA interessada em conhecer a História de CCDB e publicar seus livros (e aquele em co-autoria com seu filho RDB) impressos em papel.

Prospecto História de uma Grande Marca - Parte I (14.229KB) 134 páginas.

Prospecto História de uma Grande Marca - Parte II (15.258KB) 90 páginas (com algumas fotos em cores).

Capas para os Prospectos HISTÓRIA DE UMA GRANDE MARCA

Continuam as REPORTAGENS! agora sobre o meu trabalho como escritor... como previsto no final dos Prospectos acima.

Saiba mais sobre os Prospectos e Manuais CCDB