Foto e montagem por CCDB - clique na imagem e ela se abrirá com o tamanho máximo e a maior resolução. Em preto-e-branco, colorido por dentro, Tchaikovsky aprecia a audição do Arranjo CCDB, cujo som Dalgiza opera no computador

Arranjo CCDB dos primeiros quatro minutos do

Pas de Deux de Tchaikovsky

©CCDB 2015

Música de Tchaikovsky, arranjo e gravação de CCDB, estereofônica, de dois canais - não criei versão para 5.1

 

LINK PARA BAIXAR

Arranjo CCDB Pas de Deux Tchaikovsky
[arranjo_ccdb_1os_4_minutos_pas-de-deux_de_tchaikovsky_estereo.wav]


(WAVE - 176.76MB) qualidade máxima

Baixe primeiro para depois ouvir. Conforme o browser isso se faz com o botão direito do mouse.

Como baixar o arquivo da música
INSTRUÇÕES PARA BAIXAR PRIMEIRO E SÓ ABRIR DEPOIS
Não mande rodar direto esta música: ficará intermitente e estragará o resultado.
Baixe-a primeiro e só a ouça depois de baixar.

Para baixar o arquivo, o comando a ser dado depende do browser que você utiliza.

ANTES DE BAIXAR O ARQUIVO, LIMPE O CACHE DO SEU BROWSER! SE NÃO LIMPAR, A VELOCIDADE DE DOWNLOAD, QUE PARA CONEXÃO À INTERNET DE DEZ MEGAS É DE 1,2MB/s, PODE DAR APENAS 10KB/s !!! PARA LIMPAR O CACHE DO SEU BROWSER APERTE A TECLA "Ctrl" E SEM DESAPERTAR ESSA TECLA APERTE JUNTO "F5".

A ilustração abaixo é um exemplo que mostra o download do arquivo da animação "Ky dança a Música da Mão"; esse exemplo serve para todos os downloads de arquivos deste site. Antes de ver se precisará utilizar o que a ilustração lhe mostra, leia por favor o texto que está ABAIXO da ilustração e escolha o procedimento a seguir, conforme for o seu browser.

Se for o Firefox ou o Chrome, clique com o botão DIREITO do mouse no link dourado "Ky dança a Música da Mão" (pouco acima deste quadro) e mande "Salvar link como".

O browser salvará o arquivo na pasta "default" de "download" do seu computador.

Se for o Opera, clique com o botão direito e escolha "Salvar conteúdo do link".

Se for o Safari, use o botão direito e escolha "Transferir conteúdo do link".

Se for o Slim Browser, use o botão e direito e escolha "Baixar com o Gerenciador de Downloads".

Se for o Windows Internet Explorer, use o botão direito e escolha "Salvar Destino Como".

Depois de baixado à pasta do seu computador; para rodar, abra essa pasta e clique duas vezes com o botão esquerdo no arquivo da animação, que tem este nome:

"arranjo_ccdb_1os_4_minutos_pas-de-deux_de_tchaikovsky_estereo.wav".

 

ARRANJO
Fiz de ouvido o arranjo dos primeiros quatro minutos do Pas de Deux de Tchaikovsky, sem utilizar partituras, num único programa de computador, sozinho... e sem dinheiro. A minha versão despretensiosa dessa música é um convite aos músicos de mais recursos para comporem arranjos e temas para a obra Géa ou para qualquer personagem ou passagem nela descritos. Comecei em 11-07-2015 e terminei em 18-07-2015.

SINOPSE
Este arranjo é dos primeiros quatro minutos da música de aproximadamente oito minutos que Tchaikovsky compôs para o Terceiro ato de “O Lago dos Cisnes”. Foi composto à pressa para Anna Sobeshchanskaya, uma primeira bailarina do Bolshoi, programada para fazer o seu debut no pequeno papel da quarta apresentação em Moscou da produção de 1877 e deveria enriquecer a parte da Feiticeira Odile. Como a música não estava na partitura original, não foi publicada com o resto de “O Lago dos Cisnes” e desapareceu por mais de meio século. Quando foi descoberta nos arquivos do Teatro Bolshoi em 1953, Balanchine pediu permissão para usá-la em sua própria coreografia, o que lhe foi concedido.

GRAVAÇÃO
Monitorei o Arranjo CCDB (estéreo de dois canais) dos primeiros quatro minutos do Pas de Deux de Tchaikovsky no Sistema de Áudio CCDB 5.1 - o qual descrevi na Nova Eletrônica, montei em 1972 e ampliei recentemente para 5.1. Sua qualidade até hoje lhe confere elogios de expertos em áudio, músicos, audiófilos e leigos, que afirmam ser o melhor já ouvido por eles; com amodéstia, digo o mesmo.

Não utilizei recursos de estúdios, mesa de som, CCDB 44, músicos, microfones, aparelhos de efeito, teclado, nada mesmo. A gravação fiz com o mouse no computador de produção (1).

AS INFORMAÇÕES ABAIXO SÃO DO ARRANJO “PROUST” DE MINHA AUTORIA E SERVEM PARA O PAS DE DEUX

Tela Cubase 5 para ProustMINHA INTENÇÃO
Ao criar o arranjo de Proust, eu o fiz exatamente como pretendi. Um arranjo meu deve conter a rebeldia, característica de Clausar de Géa e minha também. Daí eu haver seguido meu próprio impulso e não aproveitar qualquer dado existente na partitura completa para Orquestra e Órgão de tubos (da qual tenho cópia).

Assim como quem dança Proust não dá um passo para cada nota de cada instrumento da orquestra ou do órgão, o meu arranjo não inclui todas as notas da partitura original, mas lhe acrescentei algumas outras, de minha própria autoria.

Na partitura: três flautas, um oboé, um corno inglês, dois clarinetes, um clarinete baixo, dois fagotes, um contrafagote, quatro coros, três trompetes, tuba, timbales, órgão, violas, violinos, altos, violoncelos e contrabaixos.

Utilizei apenas quatro pistas no Cubase 5, às quais denominei de: Sininho Giza, Canto Proust, Contracanto Proust e Graves Proust. A pista Sininho Giza compus para atender a ótima sugestão de meu grande amor, Dalgiza, a qual gostaria de ouvir sininhos na composição, que não existem no original de Camile Saint-Saëns nem em orquestração alguma que eu tenha ouvido. Em verdade, os sininhos acabaram sendo todo um bando angelical de sons agudos cristalinos, porém, o som exato de sininho só coloquei em três oportunidades ao longo do arranjo.

REPRODUÇÃO
O meu arranjo para Proust é estereofônico de dois canais e foi composto para ser ouvido em qualquer sistema de áudio; todavia o será em toda a plenitude naquele que possua resposta extensa (em especial nos graves), plana, sem equalização e alta potência, para ouvir-se com volume alto num ambiente amplo e de boa acústica - ou ao ar livre. Não o compus para fones auriculares, mas pode ser ouvido neles.

Para que se ouçam os graves como os pretendi é indispensável que o sistema alcance alto nível de intensidade sonora, onde o ouvido humano tem sensibilidade suficiente para os graves profundos.

Não recomendo utilizar o Winamp para reproduzir, pois mesmo com o máximo volume nesse aplicativo e no mixer do Windows (refiro-me ao Windows 7), o sinal de saída de áudio será fraco. Recomendo ouvir via Windows Media Player do Windows 7, com o volume do mixer do Windows no máximo e ajustar o volume no controle do Windows Media Player - então haverá sinal de saída com boa amplitude e maior qualidade na reprodução.

(1) Meu computador de produção é mero AMD 6200 FX Six-core Processor com placa-mãe nacional, porque faleceu o magno computador i7 presenteado por meu grande amigo Raphael Vilardi.

 

AmbienteAMBIENTE
A sala onde ouço e criei o arranjo para a música do balé Proust (Terceira Sinfonia em Dó Menor, de Camille Saint-Saëns, Primeira Parte) possui seis metros de largura, onze de comprimento e três de altura. Com certas janelas e portas abertas, o amortecimento e as ressonâncias ficam ótimos, sem tratamento acústico nas paredes, no chão e no teto
.

Clique na imagem para vê-la em tamanho grande e alta resolução
Foto por CCDB com câmara Sony DSC-P73 presenteada por Sérgio Dias

Para que os graves sejam perfeitos, o melhor ponto de audição é bem no meio da sala, onde se acha o meu computador de produção (trabalho de costas para o sistema e giro a cadeira quando é preciso ouvir melhor). O sistema de som fica encostado a uma das paredes de seis metros e projeta o som ao longo dos onze metros do recinto. As caixas frontais têm transdutores JBL. As caixas tipo Bose citadas na Nova Eletrônica continuam ativas; idem, o Subwoofer Labiríntico Central CCDB, com um alto-falante Gauss de 18”.

Se você tiver sala semelhante e um bom sistema de áudio, apto a alcançar 20Hz ou ainda mais baixo com resposta plana (no mínimo deve chegar plano aos 40Hz), poderá descobrir o ponto ótimo de audição dos graves, onde as ondas estacionárias (que sempre há em ambientes assim) não cancelarem o som mais profundo.

É muito interessante ouvir como se modifica o som grave conforme o ponto de audição, na sala.

Saiba mais sobre o Sistema de Som CCDB

GRAVAÇÃO PROFISSIONAL
Tudo sobre gravação profissional de áudio (desde os sistemas simples e baratos até os mais complexos e dispendiosos) você pode estudar agora mesmo em CCDB Livros, na obra “CCDB - Gravação Profissional”, nova versão (atualizada em 2010) para leitura on-line, em co-autoria com meu filho Rafael Borges Dias Baptista - RDB.

GÉA
Minha decisão de compor este arranjo para a música do balé Proust se deve a tê-la mencionado na página 806 do Livro Terceiro de Géa, cena em que Gia e Louriage partem com a pequena mas poderosa nau de Sérias, a Blue Chaos, levando do planeta Umalfa a lendária Távola e deixando para trás o herói Umglad, a acenar-lhes e a responder por impulso e sem pensar “- Praesentia!!!” (parte final da saudação dos umalfos, “Sic Praesentia!!!”), quando ouve o sibilar da nave cortando os ares, a subir rumo ao espaço exterior e o planeta Géa.

Convido você a ler Géa inteira e, durante essa passagem, ouvir este arranjo de Proust, enquanto lê!

DEDICATÓRIA
Dedico o arranjo Proust a cada um e a todos os Leitores de Géa, a meu grande amor Dalgiza, a nosso filho querido Rafael, à Deusa Ky (Deusa da Dança, habitante do Extasium (o Olimpo do planeta Géa), a Ky (a maior bailarina do Universo, filha-amante de Clausar) e com devoção a Natalia (Natasha) Makarova, a maior bailarina da Terra - cuja interpretação do balé Proust, num Pas de Deux com Denys Ganio, pode inspirar até um computador a superar uma orquestra.

Dedico também o arranjo de Proust às numerosas personagens bailarinas e bailarinos constantes dos livros de minha autoria, em especial a: Nysio Degan (saudoso parceiro de Ansata no balé chamado “Ky”); Nija (apelido carinhoso do bio-computador Nijinsky); Manitsa (a primeira bailarina a dançar na Terra, em todos os tempos); Iulia e Cleona (bio-computadoras que ganharam de Arqueu o dom da emoção e, do Desrelacionador, a Vida).

Lista de Personagens da obra de CCDB (PDF 640KB)

CCDB 29-12-2012


Muito mais balé você encontra nos livros de minha autoria!

As Danças de Géa


Links para todas as músicas, animações e o mais visitado conteúdo deste site

Acesso às páginas mais visitadas

 


Opinião sobre o Arranjo

COMENTÁRIO DE LUCIANO SILVA VIA FACEBOOK EM 24-11-2015 SOBRE O ARRANJO CCDB PAS DE DEUX TCHAIKOVSKY (ELE SE REFERE À VERSÃO QUE PUBLIQUEI NO YOUTUBE, IDÊNTICA À ORIGINAL MAS LIMITADA PELA QUALIDADE DO YOUTUBE):
Luciano Silva Adorei a entrada do sintetizador em 2:16. Épico.
Descurtir · Responder · 1 · 18 min
Cláudio César Dias Baptista
Escreva uma resposta...

Cláudio César Dias Baptista
Cláudio César Dias Baptista Muitíssimo grato pelo comentário que menciona um evento do arranjo, Luciano Silva! Se não o fez, convido-o a baixar grátis o original, com qualidade de áudio muito superior à que há na versão que publiquei no Youtube: http://www.ccdb.gea.nom.br/arranjo_ccdb_1os_4_minutos_pas... - Você me autoriza a publicar este seu comentário na página do Arranjo? Emoticon grin

Luciano Silva
Luciano Silva Acabei de baixar a música e ouví-la. Realmente a versão baixada tem muito mais qualidade. Um presente aos ouvidos e à alma. Obrigado mestre.
Curtir · Responder · Agora mesmo
Cláudio César Dias Baptista

Cláudio César Dias Baptista Que bom você ter baixado e me contar isto, Mestre Luciano Silva! Muito obrigado! Você me autoriza a publicar esta conversação na página do Arranjo? Emoticon grin
Curtir · Responder · Agora mesmo

Luciano Silva Com certeza. Considere-se autorizado.
Curtir · Responder · Agora mesmo
Cláudio César Dias Baptista

Cláudio César Dias Baptista Ótimo! Obrigado!!! Emoticon grin
Curtir · Responder · Agora mesmo

Luciano Silva Gostei muito da explicação sobre a reprodução dos graves e a foto da sala. Bom saber que as caixas CCDB da Nova Eletrônica ainda resistem ao tempo. Este mês me darei de presente de natal o tempo de leitura CCDB. Assim me aprofundo no livro de gravação e entro de cabeça em Géa.
Descurtir · Responder · 1 · 36 min

Cláudio César Dias Baptista
Cláudio César Dias Baptista Você me anima, e muito! a prosseguir na luta, Luciano Silva! Muito obrigado, amigo! A sua opinião está publicada, acabei de fazê-lo. Como já entrou na página, conviria mandar o browser atualizá-la, para certificar-se de que verá a página com a opinião.
Curtir · Responder · Remover visualização · 1 · 29 min

Luciano Silva
Luciano Silva Levei um tempo para entender sua guinada da eletrônica para a literatura. Muitas vezes fiquei decepcionado com isso. Logo CCDB, aquele que me inspirou na eletrônica, aquele que eu adorava ler nas antigas revistas Nova Eletrônica que eu encontrava na biblioteca do curso de eletrônica. Aquelas horas que passei construindo os módulos do sintetizador, construindo as caixas CCDB Blitz. Mas hoje vi que tudo era egoismo meu. CCDB deu um passo em direção à liberdade. Largou tudo para se dedicar ao seu sonho. Isso eu chamo de coragem e do mais alto ato de liberdade individual. E é por isso que agora o admiro ainda mais. E é por isso que o mínimo que posso fazer é me dedicar a ler o resultado de tanto esforço.
Descurtir · Responder · 1 · 18 min
Luciano Silva

Luciano Silva Está consumado...


Foto de Luciano Silva. (clique na imagem acima para vê-la em alta resolução)
Curtir · Responder · 5 min
Cláudio César Dias Baptista
Escreva uma resposta...

Cláudio César Dias Baptista
Cláudio César Dias Baptista Você me comove, profundamente, Luciano Silva, pois além da perspicácia e do sentimento, da inteligência, você ajuda e suporta o meu trabalho. Muito obrigado por tudo, inclusive a compra de tempo de leitura. Por favor, antes de ler "Géa", dê uma olhada na publicação que acabo de fazer aqui no Face! Emoticon grin

Cláudio César Dias Baptista
Cláudio César Dias Baptista Autoriza-me a publicar também o restante da nossa conversação, Luciano Silva! Emoticon grin
Curtir · Responder · 31 min
Luciano Silva
Luciano Silva Esta autorização é válida pelos próximos 2112 anos.
Curtir · Responder · 29 min

Cláudio César Dias Baptista
Cláudio César Dias Baptista Muito obrigado então, Luciano Silva. Darei maior destaque desta feita, pois não se limita ao Arranjo. Emoticon grin
Curtir · Responder · Agora mesmo


 


Por que utilizo os serviços do Google?