Ky: amo perdidamente minhas personagens!

Baixe, ouça as músicas e assista às animações compostas por mim com base no texto de Géa e com danças de Ky, a Maior Bailarina do Universo!

Links para todas as músicas, animações e o mais visitado conteúdo deste site

Acesso às páginas mais visitadas

 

______________________________________________________________________________________________________________________

NOVIDADES NESTA PÁGINA! PERCORRA-A TÉ O FINAL! E conheça a opinião do cineasta hollywoodiano Jeff McCarty e de Idavan Ricciardi sobre esta página e as minhas ilustrações!

Para entendê-la perfeitamente, é necessário saber que os "bonecos" da imensa maioria das minhas ilustrações (e todos os desta página) são entidades de computação gráfica produzidas por mim em terceira dimensão, feito as que os programas 3D Studio ® ou Maya ® soem gerar, cujas imagens em seus ambientes tridimensionais não admitem retoques (como aqueles que se fazem com o Photoshop ® em fotografias e desenhos bidimensionais), caso as queiramos aptas (e aqui o são) para criarem-se animações. Os recursos de retoque nos próprios bonecos é muito limitado nos aplicativos de desenho em 3-D. Retoques de alta qualidade só seriam possíveis fotograma a fotograma (quadro a quadro, frame a frame); e isso, no meu caso de escritor que ilustra as próprias obras, só não é subterfúgio (o que abomino) quando uma imagem necessita de especialíssima atenção e apenas a posso completar com o uso de retoques posteriores à renderização, para alcançar o objetivo artístico almejado. As ilustrações de Ky, nesta página, estão livres de quaisquer retoques: são puras entidades tridimensionais. Todos os efeitos nasceram de sua forma, do seu "material" e da iluminação.

Ky! Nem mesmo Clausar te ama feito eu.

À esquerda (ou acima, conforme o seu computador), eis Ky, a bailarina filha-amante de Clausar, como a desenhei com os antigos recursos de computação gráfica e o meu velho micro. Com esse aspecto, Ky aparecia em toda a obra Géa Ilustrada (e nas muitas ilustrações suas, neste site) até que recriei algumas poucas de suas ilustrações, utilizando o novo "boneco", o qual você conhecerá abaixo.

Essa recriação só realizei nas poucas imagens que, de tão imperfeitas, destoavam demais da descrição do texto - e este sempre supera a todas as imagens. Não recriando muitas imagens, mantenho nítida a evolução dos bonecos e de meu trabalho de ilustrador - isso se coaduna com o texto, também adrede evolvente em seu vocabulário e estilo, o qual não apenas diverte mas comunica idéias. E assim introduzo o novo boneco nas ilustrações de Géa, onde não figurava.

À direita (ou abaixo), Ky desenhada hoje com meu já também velho porém mais recente computador, os novos recursos de computação gráfica e meu eterno amor.

A "antiga" Ky não é menos bonita que a "nova"...

Porém, já que criei Manitsa com os olhos móveis e as córneas aptas a refratarem a luz feito as da verdadeira Ky... eu não podia deixar de presentear Ky com novos írios, que são os olhos dos habitantes do planeta Géa!

- CCDB 25-02-2007

A ilustração da nova Ky tem originalmente 908 x 1304 pixels e está com o tamanho de apresentação reduzido para 454 x 652 (mas não a resolução), nesta página, para facilitar a comparação com a imagem da antiga Ky.

Se você clicar sobre a figura da nova Ky, que é um link, seu browser a abrirá com o formato JPG e lhe permitirá vê-la no tamanho natural ou ajustada ao da tela de seu monitor.

Se o seu browser for o Windows Internet Explorer, você verá um botão com setas no canto inferior direito da imagem, que lhe permitirá escolher esse tamanho.

A ilustração da antiga Ky já aparece aqui em seu tamanho natural, com a resolução de 454 x 652, e não possui link.

E se você prefere a nova Ky com sombras mais suaves... ei-la!

Mas os novos írios (olhos) de Ky podiam ser aperfeiçoados... Foi o que fiz em 28-03-2007. Dei um jeitinho também nas narinas, que estavam estreitas demais.

Veja abaixo Ky com o aperfeiçoamento nos novos írios!

O rosto mais longo e a imagem com mais profundidade foram obtidos com lente virtual 200mm (as imagens acima foram criadas com lente virtual 1000mm, que achata mais a perspectiva).

Todas as imagens abaixo são links, que permitem vê-las em tamanho natural, seguindo-se as mesmas instruções em azul, acima.

E se você prefere a nova Ky com sombras mais suaves... ei-la!

E que tal Ky com os novos írios, vista de lado a olhar para você?

E se você prefere a nova Ky vista mais de lado e com sombras mais suaves... ei-la!

Todas as imagens desta página (a não ser a primeira) são esboços, estudos, filhos daquele meu perdido amor. O colar de Ky coa medalha (que paira acima de seu ombro) será posicionado corretamente em futuras ilustrações - se Ky não estiver em movimento, quando colares e tudo mais rodopiam, voam, flutuam, feito o meu coração, até Ky.

Mas você deve ter notado que TODOS os meus "bonecos" têm narizes que se mostram como peças separadas das cabeças. Ky mereceu mais doze horas do mais feliz dos trabalhos, em 31-03-2007; e eis aqui o meu primeiríssimo boneco onde o nariz e a cabeça formam uma só peça, o que elimina a linha marcada entre eles e torna a imagem muito mais natural. Eis a novíssima Ky!

E se você prefere a novíssima Ky com sombras mais suaves... ei-la!

E aqui está a versão 2014 do caractere de Ky, com a qual criei a animação do balé "Ky Hi-Tech dança Proust Lembrado"!

 

OS ÍRIOS DE KY SÃO VERDADEIROS

Clique na imagem acima para vê-la em máxima resolução

Clique na imagem acima para vê-la em máxima resolução

Clique na imagem acima para vê-la em máxima resolução

Sim! Os írios (olhos) de Ky são verdadeiros: de verdade, em todos os sentidos. Suas córneas refratam! O índice de refração é 1,38 - feito o dos olhos humanos (quando ela não muda isso, pois está entre seus poderes). As íris se contraem sob a luz intensa! Muito, muito mais; tudo! sobre os írios de Ky, Você lê em "Géa"!

 

AS EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS DE KY

Clique na imagem acima para vê-la em máxima resolução

As expressões faciais de Ky são ajustadas pelos controles deslizantes amarelos à esquerda; cada controle transforma, por meio do recurso morph a face do caractere inteiro numa das faces das cabeças separadas. Podem-se mistrurar essas expressões e há controles para as vogais e as consoantes que, com trabalho minucioso junto a uma trilha sonora e à sua forma de onda em áudio, atribui o dom da fala à bailarina virtual! Mas, igual à Ky verdadeira (que você só pode conhecer no texto dos livros de minha autoria) a Ky virtual prefere falar coa dança... e, enquanto dança, você pode vê-la mudar a expressão facial, além da expressão corporal.

A expressão corporal é dada pela minha ação sobre o RIG ao animar, um esqueleto invisível que altera, com pesos específicos, a posição de cada vértice nos triângulos que formam a mesh: o caractere de uma só peça de Ky. E existe outro esqueleto invisível, o ragdoll, que dá propriedades físicas (impenetrabilidade e peso entre outras) ao caractere, de modo que, por exemplo, a saia não lhe atravesse o corpo quando ela a usa e dança.


 

Ky Hi-Tech 2016

Nas duas imagens logo abaixo, vemos Ky 2016, versão aprimorada do caractere de computação gráfica e mais parecida com a VERDADEIRA Ky, com a cabeça mais bem proporcionada ao corpo que na versão 2014 e com os írios (olhos) na verdadeira cor, tal qual diz o texto de Géa, iguais aos de Clausar e portanto iguais aos meus (CCDB), de cuja foto, batida por mim, criei o material para 3ds Max 2016 e o apliquei às íris de Ky. O novo caractere se chama "Ky Hi-Tech 2016".


Clique na imagem acima para vê-la em máxima resolução


Clique na imagem acima para vê-la em máxima resolução: 1920 x 1920 pixels!

 


 

Ky Hi-Tech 2017

Ky Hi-Tech 2017-A

Ky 2017-B

Ky 2018

Ky 2019

Ky 2019-A


Nova versão do caractere de computação gráfica que representa Ky, a Maior Bailarina do Universo.

Conheça os detalhes aqui

Ky em 4K-UHD - 3840 x 2160 pixels - Ky, belíssima, em JPEG e em TARGA! - ©CCDB 2017

Ky 2019 altíssima resolução 2758x3840 - com Ky Hi-Tech 2019 - ©CCDB 2018

 

Ky Hi-Tech 2019-A - ©CCDB 2018


Clique na imagem acima para vê-la em máxima resolução (Ky 2019-A)
USE A LUPA APÓS CLICAR E ABRIR EM NOVA ABA, PARA TER MÁXIMA QUALIDADE E RESOLUÇÃO.


Clique na imagem acima para vê-la em máxima resolução (Ky 2019-A)
USE A LUPA APÓS CLICAR E ABRIR EM NOVA ABA, PARA TER MÁXIMA QUALIDADE E RESOLUÇÃO.


 

E o mais delicioso e saudoso dos trabalhos nunca jamais terminará...

- CCDB


Veja uma foto autêntica de Ky !!!

Lista geral de personagens dos meus livros (PDF 640KB). - CCDB

 


O estudo do "boneco" de Ky, acima, já afeta o boneco de Talia, a partir de certa ilustração do Livro Oitavo de Geínha, onde a menina aparece com o nariz integrado à cabeça, o rosto menos achatado e os novos olhos móveis!


Novas versões de ilustrações de Ky nos livros Sexto e Sétimo de Géa, já com os recursos apresentados nesta página!

Livro Sexto de Géa - ver no fim da página de miniaturas-links do Livro Sexto as novas miniaturas que são links para as páginas das novas ilustrações!

Livro Sétimo de Géa - ver no fim da página de miniaturas-links do Livro Sétimo a nova miniatura que é um link para a página da nova ilustração!


Veja a NOVA TALIA, com doze anos de idade, comparada com a antiga Talia, nessa mesma idade, clicando AQUI!


E veja então a NOVÍSSIMA TALIA, com doze anos de idade, agora com CABELOS, SOBRANCELHAS e CÍLIOS, clicando AQUI!


Veja algumas das expressões faciais da NOVÍSSIMA TALIA, clicando AQUI!


Veja também o NOVO RÁ, com doze espectros (anos, para quem mora no planeta Géa) de idade, comparado com o antigo Rá, nessa mesma idade, clicando AQUI!


Veja o CABELO ESPETACULAR de Terúlia, NESTA ilustração!!!


Opinião do cineasta hollywoodiano Jeff McCarty sobre as minhas ilustrações em geral

Opinião do cineasta hollywoodiano Jeff McCarty sobre esta página

Opinião do cineasta Jeff McCarty sobre as ilustrações do Livro Onze de Geínha

Opinião de Sergio Sacco sobre as ilustrações de Géa e Geínha com resposta minha esclarecedora sobre tais ilustrações

Nota de CCDB: ver qualificações de Sergio Sacco na página "Melhor que o resto do site?"

Opinião de Rossano Vicêncio (Galáctico da Luz) sobre as ilustrações de Geínha com resposta minha esclarecedora sobre tais ilustrações

Opinião de Idavan Ricciardi sobre minhas ilustrações e sugestão sua sobre publicação de meus livros em quadrinhos

Nota de CCDB: Idavan Ricciardi é Coronel Médico da Aeronáutica R/R e, na vida civil, médico com título de especialista em ginecologia e obstetrícia pela Associação Médica Brasileira, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e diplomado pela ESG (Escola Superior de Guerra) no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia.

Opinião de Júlio C. Martins sobre as minhas ilustrações

Nota de CCDB: Júlio C. Martins é Professor da UFES (no curso de Comunicação Social) de Produção de áudio e pesquisador em comunicação e semiótica na linha acústica e percepção sonora. Mestrado em comunicação e semiótica na PUC/SP

Opinião do Professor Alysson Junior (Cowboy Alysson Jr.)


Ver ilustrações de Géa e de Geínha

Voltar à Página Principal


Esta vem sendo uma das páginas mais visitadas deste site. Portanto, e diferentemente de na maioria das outras páginas de ilustrações, acrescentei a ela (abaixo) links para diversas outras de nossas páginas interessantíssimas e também muito visitadas, de modo a facilitar sua descoberta aos novos Visitantes.

Para o acesso a todas as páginas, entre na Página Principal.

- CCDB 03-02-2008
- CCDB 09-04-2008
- CCDB 17-05-2008
- CCDB 25-06-2008
- CCDB 03-07-2008
- CCDB 08-03-2009
- CCDB 13-05-2009
- CCDB 02-08-2009
- CCDB 03-11-2009
- CCDB 23-01-2010
- CCDB 19-10-2010
- CCDB 09-08-2012
- CCDB
vários acréscimos em 2013 e 2014
- CCDB 01-05-2015
- CCDB 23-11-2016
- CCDB 06-06-2018
- CCDB 17-11-2018

 

 


Por que utilizo os serviços do Google?