SOBRE FIGURAS, ILUSTRAÇÕES, DESENHOS, CAPAS E FOTOGRAFIAS PARA OS LIVROS DE GÉA

Clicando na ilustração acima, você a verá com a alta resolução de 1095 x 852 pixels, ajustada para caber inteira na tela do seu computador. Quando você passar o mouse sobre o canto inferior direito da imagem, se seu browser for o Windows Internet Explorer e se a imagem já se não apresentar com seu amplo tamanho integral (o que acontecerá se a resolução do seu monitor for elevada), aparecerá um botão quadrado com setas eferentes que permitirá ver a imagem em seu tamanho natural.


Nota de CCDB em 25-10-2007, atualizada em 22-02-2008: escrevi o texto abaixo antes de ter realizado as ilustrações para os doze livros de Géa e os também doze livros de Geínha, hoje completas - e TODAS já colocadas neste site. Isso não significa que editores das várias mídias estejam proibidos de fazerem as suas próprias, com seus ilustradores preferidos, ou de refazerem as minhas, para lançarem Géa. Geínha, a série infanto-juvenil que também os adultos vão adorar, está pronta outrossim, inclusive em versão ilustrada, com TODAS as ilustrações já neste site.


AO EDITOR

O escrito Géa só merece figuras cuja qualidade se equipare à dos melhores desenhos de Gustave Doré, embora não tenham de ser no estilo dele.

O autor de Géa produziu, de seu próprio punho, e já tem prontas, mais de cento e trinta páginas manuscritas* contendo esboços feitos à mão, com canetas esferográficas coloridas, de objetos e cenas constantes do texto de Géa, para servirem de base a essas figuras, bem como orientações para o(a) desenhista, ou ilustrador(a), da editora.


A editora poderá aproveitar esses esboços e orientação** para seu desenhista realizar os desenhos preliminares dele, a serem submetidos à aprovação do autor.

Embora não seja desenhista de pessoas, e a qualidade dos seus esboços o demonstra, o autor nasceu em ambiente artístico, tem excelente gosto, experimentado critério e não aceitará trabalho indigno da qualidade do seu, como escritor, ou mesmo digno mas incompatível com sua preferência pessoal e a imaginação das cenas criadas por ele em seus livros.

O autor é ótimo desenhista em CADD 3D (com Autocad), estadeia em tratamento e composição de imagem (com Adobe Photoshop), faz impecáveis animações (com 3D-Studio Max), max não se prontifica a realizar esse trabalho, pois seu tempo é dedicado a escrever, o que faz melhor ainda... e amodestamente, porque é necessário divulgar a obra.

Figuras não são indispensáveis no trabalho Géa, pois o texto por si é vivíssimo e as produz incomparáveis na visualização do Leitor; porém, mesmo o Leitor de ótima imaginativa poderia apreciar bons desenhos.

Caso venham a ser incluídos na publicação de Géa, a disposição dos desenhos em relação ao texto estará bem caracterizada entre os itens a serem incluídos no contrato de publicação e deverá ser criteriosamente observada pela editora.

As mesmas observações acima valem para as capas dos volumes nos quais será dividido o escrito Géa. Aliás, tais capas o autor já criou para livros eletrônicos e servirão para livros impressos. Outros estilos de capas também serão bem-vindos neste caso, porquanto há quem preferisse Géa menos "hi-tech" e com capas cheirando a Michelângelo ou mais sóbrias, de encadernação vinho e caracteres dourados.

O autor tem para apresentar fotografias de coisas, lugares e pessoas parecidos com os do texto; NÃO, para serem publicadas; sim, somente, para servirem de base aos desenhos do ilustrador da editora. A apresentação dessas fotografias é como segue:

A editora deve enviar ao endereço do autor o desenhista para realizar os esboços dos desenhos das personagens a partir de duzentas boníssimas fotos, já escaneadas, de pessoas parecidas coas personagens, diante do computador e ao lado do autor, pois este NÃO fornecerá os originais, cujos modelos não lhes permitiram a divulgação.

O desenhista aprovado pelo autor deverá manter estreita comunicação com este enquanto durar o trabalho conjunto, relativo ao escrito Géa.

Cláudio César Dias Baptista - CCDB

*não confundir as páginas manuscritas com as próprias ilustrações, que CCDB inseriu TODAS neste site. As páginas manuscritas dão sugestões sobre praticamente CADA PARÁGRAFO de todos os livros da obra Géa e permitiriam um número ainda maior de ilustrações do que as setecentas e quarenta e quatro (sessenta e duas para cada um dos doze volumes da obra) já terminadas pelo próprio autor para o trabalho Géa.

**poderá aproveitar outrossim as próprias ilustrações já criadas pelo autor.

A foto de CCDB é detalhe de foto maior, batida por Dalgiza Borges durante a aventura A Grávida e a Cobra.



OS NUS NESTE SITE e BRASIL CENSURADO

 


Por que utilizo os serviços do Google?