Tema das Partículas Subatômicas Viventes
(Tárky fros Gédons Gédios)

Música e gravação de CCDB

TEMA DAS PARTÍCULAS SUBATÔMICAS VIVENTES
(109.73MB) qualidade máxima (WAV) - só esta alcança os subgraves

Esta gravação alcança  GRAVES EXTREMOS  Baixe a versão WAV

Baixe ao seu computador para depois ouvir.
Conforme o seu browser isso se faz por meio do botão direito do mouse.

VERSÃO LEVE EM MP3
(não alcança os graves extremos)

TEMA DAS PARTÍCULAS SUBATÔMICAS VIVENTES (4.97MB)

Instruções para baixar, em vários browsers                              

ANÁLISE ESPECTRAL
Eis como se apresenta a análise espectral do áudio emitido no ambiente pelo Sistema de Som CCDB (foto mais abaixo nesta página), captado com o Microfone Plano de Laboratório CCDB, durante a explosão grave final do Tema das Partículas Subatômicas Viventes, ouvido na sala onde o compus, mostrado no primeiro Analisador de Espectro construído no Brasil

Clique na imagem acima para vê-la em tamanho grande e alta resolução - Foto por CCDB, sem retoques, tirada com a câmara Sony DSC-P73 presenteada por Sérgio Dias

ANÁLISE ESPECTRAL DO PROGRAMA DE COMPOSIÇÃO
Vemos
abaixo o print-screen das imagens do Analisador de Espectro do programa de composição em computador, para Mono Mix e para o Canal Direito do Tema das Partículas Subatômicas Viventes (Tema), medido no áudio do arquivo WAV completo. No Analisador de Espectro CCDB (imagem acima) o valor de 0dB foi ajustado para se manter em 1KHz; no Analisador de Espectro do programa de composição o valor de 0dB foi ajustado para o maior nível do sinal (33Hz em Mono Mix e 33Hz no Canal Direito) e a medida foi feita de 16Hz a 22050Hz. Se a resposta do analisador do programa for ajustada para medir desde 0Hz (zero hertz), existirá ainda assim sinal mensurável; portanto, o Tema alcança a “não-freqüência” da corrente contínua. Nas outras composições minhas os sons distribuem-se com níveis semelhantes em toda a faixa de áudio, como recomendo em CCDB - Gravação Profissional, quando a música não tem o propósito específico do Tema: estender-se em Graves Extremos.

  

O FÁCIL E O DIFÍCIL
É fácil ligar (ou gravar e reproduzir) um gerador de ruído vermelho (red noise) no máximo o tempo todo e cansar os ouvidos, destruir os subwoofers e os amplificadores dos ouvintes. O difícil (e o gostoso) é compor a música que tenha na medida exata os graves e subgraves, com um crescendo ao longo de toda ela; com passagens mais leves para os ouvidos, os subwoofers e os amplificadores “respirarem”; que alcance na hora exata e durante o tempo certo a SATISFAÇÃO! O prazer completo e cabal do Som! O som GRAVE e SUBGRAVE da Géa*, que as partículas subatômicas viventes transpiram e os engenheiros de áudio e os músicos aspiram! Estou satisfeitíssimo com este meu trabalho! Meu, das partículas e de Géo*!

*Géa é a Essência das essências; tudo é feito de Géa, inclusive a Luz, a Vida e o Amor. Ela é também a parte feminina do Um, sendo Géo (Deus) a parte masculina. Géa com inicial minúscula é energia comum.

GRAVAÇÃO
O Tema das Partículas Subatômicas Viventes (Tárky fros Gédons Gédios) foi gravado por mim e monitorado no Sistema de Áudio CCDB - descrevi esse sistema na Revista Nova Eletrônica e o montei em 1972. Sua qualidade até hoje lhe confere elogios de especialistas em áudio, músicos, engenheiros, audiófilos e leigos, que dizem ser o melhor já ouvido por eles - com amodéstia, digo o mesmo.

Se há música que mereça o Subwoofer Labiríntico Central CCDB publicado por mim na Nova Eletrônica é o Tema das Partículas Subatômicas Viventes! E vice-versa! Caso você tenha construído esse subwoofer, ficará feliz em ouvir nele e sentirá que o seu trabalho foi plenamente justificado; e o meu, idem!

É importante frisar: não utilizei recursos de estúdios, mesa de som, CCDB 44, músicos, microfones, aparelhos de efeito, nada mesmo. Fiz a composição inteira num único programa de computador, sozinho... e sem dinheiro. O Tema das Partículas Subatômicas Viventes é um convite aos músicos de mais recursos para comporem novos e mais completos temas para os cinco planos em que se desenrola a obra Géa ou para qualquer personagem ou passagem ali descritos.

Toda a gravação foi feita em meu computador de produção, dádiva de meu grande amigo Raphael Vilardi. As outras trilhas contêm pistas com instrumentos MIDI, sobre alguns dos quais acrescentei efeitos especiais.

NÍVEL DO SINAL DE ÁUDIO
O Tema das Partículas Subatômicas Viventes (Tárky fros Gédons Gédios) foi gravado com nível de sinal de áudio mais alto que os temas anteriores, para que os subgraves possam manifestar todo o seu poder. Cuidado, pois, com os seus transdutores - convém testar o nível de reprodução antes de abrir o volume...

“FALTA MAIS TRABALHO”
Qualquer músico habituado aos recursos dos programas de composição, dos estúdios de gravação e dos palcos para apresentações ao vivo dirá que “falta mais trabalho” nesta e nas outras composições musicais de minha autoria. Concordo e lembro que compus cada música num só dia, com o mínimo de equipamento, sem plug-ins no programa de composição, com um teclado tão antigo que o programa não lhe obedece aos comandos mais úteis (copiar-colar) e com o único objetivo de convidar todos, músicos experientes ou iniciantes, a que criem suas próprias músicas, trabalhadas ou não, para que eu as publique neste site, em prol de divulgar os livros, completos, primorosos, perfeitos, onde não falta trabalho algum - confira, lendo-os agora mesmo em CCDB Livros! Embora falte mais trabalho, veja no gráfico à esquerda o sucesso da visitação neste site, medido em primeiro de maio de 2011. Esse sucesso é o dos vídeos e outrossim o das músicas; entre elas, a que lhe apresento nesta página e, conquanto falte mais trabalho, convido a baixar e ouvir!

REPRODUÇÃO
A música foi composta para ser ouvida em qualquer sistema de áudio; porém o será em toda a plenitude naquele que possua resposta extensa (em especial nos graves), plana, sem equalização** e alta potência, para ouvir-se com volume alto num ambiente amplo e de boa acústica - ou ao ar livre. Não a compus para fones auriculares, mas pode ser ouvida neles.

**Se o sistema em que você ouvir o Tema das Partículas Subatômicas Viventes (em WAV...) "pedir" equalização, para que você se satisfaça com os graves e subgraves, isso será ótimo sinal para lhe indicar que esse sistema não alcança nem jamais alcançará tais freqüências (ou que o ambiente onde está instalado não lhe permite alcançá-las, pois as anula ou deturpa com ondas estacionárias) e que não deve ser forçado a reproduzir o impossível. O Tema das Partículas Subatômicas Viventes serve, portanto, como bom teste para avaliação de sistemas de áudio, na região grave e subgrave. Fones auriculares não vibram com subgraves o corpo físico da gente e jamais reproduzirão bem o Tema das Partículas Subatômicas Viventes, mesmo que alcancem freqüências extremas e possam ensurdecer o ouvinte.

Para que se ouçam os graves como os pretendi (especialmente nesta música e na faixa dos subgraves) é indispensável que o sistema alcance alto nível de intensidade sonora, onde o ouvido humano tem sensibilidade suficiente para os graves profundos. Os subgraves são tudo-ou-nada, o ouvido se comporta como se possuísse uma chave liga-desliga: ou ouve alto ou nem sequer ouve. Isso pode ser entendido perfeitamente com o estudo das curvas de audibilidade - você verá que só a partir de certo nível de decibéis (cem decibéis ou mais) o ouvido pode perceber os graves profundos.

Não recomendo utilizar o Winamp para reproduzir, pois mesmo com o máximo volume nesse aplicativo e no mixer do Windows (refiro-me ao Windows 7), o sinal de saída de áudio será fraco. Recomendo ouvir via Windows Media Player do Windows 7, com o volume do mixer do Windows no máximo e ajustar o volume no controle do Windows Media Player - então haverá sinal de saída com boa amplitude e maior qualidade na reprodução.

WAV VERSUS MP3
A versão WAV é muito superior em qualidade de áudio à versão MP3. Publico aqui a versão MP3 para quem não possa ou queira baixar a versão WAV. Porém, não tem cabimento baixar a versão MP3, cuja qualidade é inferior, para ouvir no sistema recomendado acima. O processo MP3 dá aspereza ao som e lhe tira a profundidade. O MP3 não alcança os GRAVES EXTREMOS que o Tema das Partículas Subatômicas EXIGE. A versão WAV tem o som cristalino, total profundidade e é a que recomendo fortemente a quem deseje ouvir o Tema das Partículas Subatômicas Viventes (e os outros Temas também) tal como eu os ouço aqui em meu laboratório-residência.

MINHA INTENÇÃO
(e a de Géd e Fót também...)

Ao criar o Tema das Partículas Subatômicas Viventes, eu o fiz exatamente como pretendi. Quem “canta” são as partículas subatômicas viventes, como Géd e Fót, personagens da obra Géa.

O Tema das Partículas Subatômicas Viventes tem os sons mais graves e profundos que todas as outras músicas ou temas até hoje compostas em honra à obra Géa. Isso porque o plano onde vivem tais partículas é o mais baixo, profundo; e os graves o representam melhor - o que não significa que lhe faltem agudos... Publicarei também aqui outras músicas sobre o mesmo tema - contate-me se desejar compor a sua versão.

AMBIENTE
A sala onde ouço e criei o Tema das Partículas Subatômicas Viventes tem seis metros de largura, onze de comprimento e três de altura. Com certas janelas e portas abertas, o amortecimento e as ressonâncias ficam excelentes, sem qualquer tratamento acústico nas paredes e teto.

Clique na imagem para vê-la em tamanho grande e alta resolução
Foto por CCDB com a câmara Sony DSC-P73 presenteada por Sérgio Dias

Para os graves das partículas subatômicas viventes que há na oitava mais profunda do espectro de áudio (e abaixo desse espectro) surgirem perfeitos, o melhor ponto de audição é bem no meio da sala, onde se acha o meu computador de produção (trabalho de costas para o sistema e giro a cadeira quando é preciso ouvir melhor). O sistema de som fica encostado a uma das paredes de seis metros e projeta o som ao longo dos onze metros do recinto. As caixas frontais têm transdutores JBL. As caixas tipo Bose citadas na Nova Eletrônica continuam ativas; idem, o Subwoofer Labiríntico Central CCDB, com um alto-falante Gauss de 18”. Convém lembrar que cada recinto tem um ponto ótimo de audição de graves que nem sempre é o meio da sala.

Se você tiver sala semelhante e um bom sistema de áudio, apto a alcançar 20Hz ou ainda mais baixo com resposta plana (no mínimo deve chegar MESMO plano aos 20Hz para o caso desta composição) - poderá descobrir o ponto ótimo de audição dos graves, onde as ondas estacionárias (que sempre há em ambientes assim) não cancelarem o som mais profundo, nas passagens mais fortes da seção de ritmo. Porém o Tema das Partículas Subatômicas Viventes pede sistemas com subgraves ainda mais profundos que 20HZ - graves até onde você puder conseguir, pois o ser humano (pela pele e pelo corpo, além de pelos ouvidos) ouve até TRÊS HERTZ.

É muito interessante ouvir como se modifica o som mais grave do Tema das Partículas Subatômicas Viventes, conforme o ponto de audição, na sala.

Saiba mais sobre o Sistema de Som CCDB

GRAVAÇÃO PROFISSIONAL
Tudo sobre gravação profissional de áudio (desde os sistemas simples e baratos até os mais complexos e dispendiosos) você pode estudar agora mesmo em CCDB Livros, na obra “CCDB - Gravação Profissional”, nova versão (atualizada em 2010) para leitura on-line, em co-autoria com meu filho Rafael Borges Dias Baptista - RDB.

CCDB - 29-04-2011

 


OPINIÃO DE ROGER TERLIZZI SOBRE O “TEMA DOS SERES SAPIENTES” VIA FACEBOOK em Junho de 2015
Roger Terlizzi Grande Cláudio! Sabado baixei o "Tema dos Seres Sapientes", sensacional! não saiu de minha cabeca e cantarolei todo o fim de semana! Muito obrigado!Estou tendo a cada dia uma maior percepcão de tua obra! Grande abraco!
Descurtir · Responder · 1 · 16 h
Cláudio César Dias Baptista Que bom você ter gostado desse Tema de Géa, Roger Terlizzi ! Muito grato por me contar. São cinco temas, um dos quais (o de Géa) tem dois autores: meu irmão Sérgio fez a música sob orientação minha específica (fiz até um gráfico para ele sobre isso) e a letra é minha (em teruzês, idioma do país Teruz, planeta Géa). Cada Tema sublinha um dos planos ou esferas em que se desenrola a obra Géa. Esta página resume o que são tais planos e tem links para as músicas-Temas: http://www.ccdb.gea.nom.br/resenha_minima_da_obra_gea.html - Grande abraço e as melhores vibrações!!! Você me autorizaria, por favor, a colocar esta sua opinião na página cujo link lhe acabo de apresentar? Emoticon grin
Resenha mínima de Géa
Curtir · Responder · Remover visualização · 9 h

Roger Terlizzi Positivo, Claudio! Autorizado e isso mui me honra! Boas vibracôes pra Tí!
Curtir · 29 min
Roger Terlizzi Estou surfando quase que diariamente pelo teu site, e praserosamente absorvendo tua criacão! Continue firme nessa obra, Amigo!
Descurtir · 1 · 25 min
Cláudio César Dias Baptista Continuarei! E tenha certeza: você vem me ajudando, Amigo Roger! Emoticon grin

Cláudio César Dias Baptista Roger Terlizi: eis o gráfico a que me referi, pelo qual Sérgio compôs a música do Tema de Géa sob minha orientação.
Foto de Cláudio César Dias Baptista.
Curtir · Responder · 9 h

Clique na imagem abaixo para vê-la em tamanho maior e máxima resolução


Roger Terlizzi Sensacional esse "Modus-Operandi" Criativo!!! Grande Abraco!
Descurtir · Responder · 1 · 26 min

Cláudio César Dias Baptista Obrigado, Roger Terlizzi ! Grande abraço! Emoticon grin
Curtir · 4 min

Eu que agradeco, Cláudio, pois com a banalidade cultural que ocorre hoje em dia, é mui prazeroso à mim desfrutar de tua obra. Muito obrigado!
Descurtir · Responder · 1 · 3 min

Cláudio César Dias Baptista É um desfrute ativo o seu, pois não só aproveita como também ajuda, Roger. Quem sabe um dia poderá programar a leitura de Géa, que só "funciona" se lida inteira; caso contrário, funciona ao inverso. Ali, sim, se acha o máximo de meu trabalho e, quem sabe, do desfrute, pois Géa não é só minha: veio da Essência dentro de mim, que se acha em todos os seres. Daí não me pejar ao elogiá-la nem me importar se me acharem arrogante, exagerado ou o que for. Tenho a mais absoluta certeza da qualidade de Géa e de tudo quanto venho afirmando sobre tal livro. Emoticon grin

Roger Terlizzi Com certeza, Claudio, nesse proximo semestre estou me liberando de certos compromissos profissionais e terei tempo para desfrutar de sua obra de forma completa!
Descurtir · Responder · 1 · 29 min

Cláudio César Dias Baptista A sua leitura de Géa significará muito para mim, pois a escrevi para um; não, para muitos. Eu o fiz para o indivíduo; não, para a humanidade, a sociedade ou qualquer grupo: o indivíduo supera a sociedade: ele existe sem ela; mas esta, não, sem o indivíduo, tal qual o autor, maior que o editor, porquanto o primeiro existe sem o segundo; todavia, não, vice-versa. Cada indivíduo é único e cada leitura me transmite algo único, um valor único que a biorrelatividade de Clausar, personagem de Géa, pode hierarquizar - e a sua leitura estara bem alto nessa hierarquia, meu amigo. Muito obrigado mesmo! Emoticon grin
Curtir · Agora mesmo

- CCDB 14-07-2015



 


Construção do Tema das Partículas Subatômicas Viventes

CENAS
A música representa o plano das Partículas Subatômicas Viventes, que é o quinto e último plano, contando-se a partir do Plano Divino.

No plano das Partículas Subatômicas Viventes desenrolam-se as vidas de várias personagens da obra Géa*. Esse plano tem um tempo diferente do que os humanos conhecem na Terra, e a história se passa no planeta Géa. As aventuras de Géd e Fót são um exemplo da dilatação desse tempo, porque eles viajam quase na velocidade da luz (o Géon) e conversam um bocado enquanto viajam entre a córnea e a retina de um elasto (gato do planeta Géa). Sua missão é produzir imagem; se conseguirem isso (após terem viajado distâncias estelares) estarão satisfeitos quando morrerem e se transformarem em géa* (energia)...

*Géa é a Essência das essências; tudo é feito de Géa, inclusive a Luz, a Vida e o Amor. Ela é também a parte feminina do Um, sendo Géo (Deus) a parte masculina. Géa com inicial minúscula é energia comum.

No meio do Tema das Partículas Subatômicas Viventes aparecem pequenos excertos do Tema de Géa, do Tema dos Seres de Luz, do Tema dos Seres Sapientes e do Tema dos Seres Submétricos. Isso porque todos os planos em que se desenrola a obra Géa e em que vivem todos os seres têm como essência o Plano Divino (o plano da Géa e de Géo) - e cada plano mais baixo possui também característicos dos planos que lhe são superiores.

SINCRONISMO
O Tema das Partículas Subatômicas Viventes possui sincronismo muito mais rígido que o dos temas que o precederam, porque é um plano submaterial e rege-se até certo ponto pelas leis do continuum espaço-tempo. Nesse plano há seres que o superarão e ingressarão nos planos superiores, como é o caso de Géd e Fót - isso aumenta um pouco a flexibilidade do sincronismo.

Sincronismo “perfeito”, quando não se trate de estilo (como o de Kraftwerk) ou aplicação específica, torna-se música imperfeita, “música de computador”. Mas não é para evitar tal “perfeição” nem estadear rubatos chopinianos que alguns seres são assíncronos no Tema das Partículas Subatômicas Viventes; sim, para representar a superação do continuum espaço-tempo e a serenidade superior às dimensões da física, alcançadas por Géd e Fót.

ESTRUTURA
A estrutura musical do Tema das Partículas Subatômicas Viventes é toda própria e não semelha a dos temas dos planos superiores, já publicados neste site.

 

História das Partículas Subatômicas Viventes

Leia a história completa das Partículas Subatômicas Viventes na obra Géa, em CCDB Livros!

 

Letra do Tema das Partículas Subatômicas Viventes
(Tárky fros Gédons Gédios)
Composto por CCDB em Abril de 2010

O Tema das Partículas Subatômicas Viventes não tem letra; não, com palavras humanas, pois somente as partículas subatômicas têm os seus sons representados nessa música.


GLOSSÁRIO COM TODAS AS PALAVRAS EM TERUZÊS DO TEMA DAS PARTÍCULAS SUBATÔMICAS VIVENTES
(TÁRKY FROS GÉDONS GÉDIOS)

TÁRKY = TEMA
GÉDONS = PARTÍCULAS, em especial os FÓTONS
GÉDIOS = VIVENTES

Você pode ler a obra Géa completa em CCDB Livros. Pode também baixar em PDF o Livro Treze, em que há o Glossário Geóctone, com a tradução de todas as palavras em teruzês presentes na obra Géa e com o Rarefeito Dicionário de Palavras Raras, em que se acha o significado das palavras da língua portuguesa, na acepção e na conotação exata que lhes dei no texto de Géa.

Neste mesmo site, você encontra a tradução de várias palavras do idioma teruzês nesta página.

Neste mesmo site, além de em CCDB Livros na obra Géa, você vê as ilustrações com as personagens citadas nesta página.

 

COMO BAIXAR
Instruções para baixar o Tema das Partículas Subatômicas Viventes e o Vídeo CCDB 44, em vários browsers

 

RECOMENDO O FREE DOWNLOAD MANAGER!

Baixa muito mais rápido e sem problemas!

Resultado perfeito de download de vídeos (também válidos para músicas) com o Free Download Manager e endereço pra baixar

 

Os dados a seguir são para downloads SEM o uso do Free Download Manager

Utilizo o Windows 7 Ultimate. Com base nesse sistema, eis como baixar o Tema das Partículas Subatômicas Viventes, o Tema dos Seres Submétricos, o Tema dos Seres Sapientes, o Vídeo CCDB 44 e o Tema de Géa. Creio que nos outros sistemas será parecido, senão igual.

Pra baixar o Vídeo CCDB 44, o Tema das Partículas Subatômicas Viventes, o Tema dos Seres Submétricos, o Tema dos Seres Sapientes, o Tema dos Seres de Luz e o Tema de Géa, conforme o browser que você utilize, é preciso usar o botão direito ou o botão esquerdo do mouse.

GOOGLE CHROME
Se usa o Google Chrome, no caso do Vídeo CCDB 44, clique com o botão esquerdo mesmo no link do vídeo, que já aparecerá uma rodinha parecida com um relógio no canto inferior esquerdo da janela do browser. Ela se enche de verde no sentido horário e, quando terminar de baixar, pisca e fica quieta. Aí você clica nela com o botão direito e manda ver na pasta, pra saber em que pasta haverá baixado. Então é só pôr na pasta que preferir ou assistir ao vídeo a partir desse lugar. Testei várias vezes e está baixando e abrindo perfeito.

No mesmo Google Chrome, no caso do Tema de Géa, por ser MP3, o procedimento é diferente! Se clicar com o botão esquerdo no link do Tema não dá certo, ou será difícil. Deve clicar com o botão direito e, agora com o botão esquerdo, clicar em "Salvar link como..." e abrir-se-á a página onde salvará o Tema de Géa. Idem se preferir a versão WAV, de muito maior qualidade porém mais pesada.

FIREFOX
Com o Firefox, no caso do Vídeo CCDB 44, clique com o botão esquerdo no link do vídeo e abre-se uma caixa de diálogo perguntando se quer "Abrir com (um dos programas pra assistir a vídeos)" ou fazer o "Download". Clique no botão de rádio de "Download" e clique "OK".

Com o Firefox, há dois procedimentos no caso do Tema de Géa: o de MP3 é só clicar no link que aparece um quadro de diálogo e já vai baixando - você acompanha o download pelo mostrador que vai se enchendo de cor verde e após terminar o download, clicando na janelinha de download acha a pasta onde estará o arquivo para ouvir. No caso do WAV o procedimento é igualzinho ao do Vídeo CCDB 44 para Firefox.

iEXPLORER
Com o iExplorer (o browser default do Windows), no caso do Vídeo CCDB 44, clique no link do vídeo e aparece um quadro de diálogo que pergunta se quer baixar. Mande baixar e assista ao vídeo após baixar. No caso do Tema de Géa, clicando no link da versão MP3 abre-se direto o programa do Windows, que já vai baixando e fazendo ouvir o Tema. Se preferir salvar e ouvir depois (recomendado), clique com o botão direito no link e clique com o esquerdo em "Salvar destino como" - então salve e ouça depois de salvar. No caso da versão WAV, deve utilizar o segundo processo (botão direito, "Salvar destino como" e salvar), pois a janela do aplicativo de ouvir músicas se abre mas não sai som, ou demorará muito pra sair se clicar com o botão esquerdo.

Os outros links da página Tema de Géa abrem-se de um ou do outro jeito explicado acima, nesses browsers.

No quadro mais abaixo há instruções sobre como baixar e salvar utilizando o Windows XP. As instruções são copiadas da página da música de Marcelo Frey; adapte-as por gentileza para o caso do VÍDEO CCDB 44 e do Tema dos Seres de Luz. Como não utilizo mais esse sistema operacional não tenho meios de expor passo a passo no caso específico desses arquivos.


Você pode ler Géa agora mesmo em CCDB Livros!

A História das Partículas Subatômicas Viventes é um resumo fácil em texto e em música para você conhecer a obra Géa. Mas há quatro outros planos ou esferas em que se dão as histórias, na obra Géa.

Outras músicas podem ser criadas sobre cada plano em que se desenrolam e interagem as histórias da Géa e de Géa!

 

CCDB - 29-04-2011



Como SALVAR o arquivo MP3 ao seu computador:

INSTRUÇÕES VÁLIDAS PARA QUEM UTILIZA O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP PROFESSIONAL

Ao clicar no link "AQUI", logo acima, abre-se uma caixa de diálogo "__% of gea_musica_de_marcelo_frey.mp3 concluído" e a barra de download dessa caixa vai enchendo-se.

Sob essa barra aparece o Tempo estimado e o arquivo baixará para uma pasta temporária (donde poderia ser salvo definitivamente, conforme as instruções de "como salvar as animações", neste site).

Assim que o download está concluído, abre-se o Windows Media Player e a música toca!

Para salvá-la em definitivo em seu computador, é mais fácil simplesmente usar o menu do Windows Media Player (não, o do browser) e salvar numa pasta do seu computador. Porém...

Se você possui mais de um programa instalado em seu computador que rode arquivos MP3 (por exemplo, o Quick Time for Windows, além do Windows Media Player original do Windows XP Professional), é importante saber que nem todos os programas extras podem salvar o arquivo em seu computador, ou que, para poderem, devem ser baixados de seus fornecedores na versão não-gratuita.

O Windows Media Player que vem com o Windows XP Professional pode salvar o arquivo ao seu computador.

Para isso, é preciso que o Windows Media Player seja o programa "default" de execução de MP3.

Para tornar o Windows Media Player o "default" (caso já o não seja), clique com o botão direito do mouse em qualquer arquivo MP3, clique em "abrir com", clique em "escolher programas", clique no ícone do Windows Media Player dentro da lista de programas possíveis, ative o tique "Sempre usar o programa selecionado para abrir este tipo de arquivo" e clique "O.K.".

Para que o Windows Media Player possa tocar arquivos MP3 faça isto: abra o Windows Media Player; no menu desse programa clique em "Ferramentas" > "Opções..." > "Tipos de Arquivos", ative o tique em "Arquivo de áudio MP3" na lista que aparece, clique em "Aplicar" e clique "O.K.".

Depois de tomadas essas providências, quando você clicar no link desta página (acima, no fim do texto verde) que serve para baixar "Em Géa", o Windows Media Player abrir-se-á, e você poderá usar o menu desse programa (não, o menu do browser) para salvar o arquivo MP3, clicando em "Arquivo" > "Salvar Como..." e escolhendo a pasta do seu computador onde o salvar antes de clicar o botão "Salvar".

Nota: o formato MP3 não dá a melhor qualidade de som; em troca, permite o uso de arquivos pequenos. Devido aos oito minutos e dezessete segundos de duração, a qualidade MP3 foi ajustada para mínima (o que dá ainda resultado bem aceitável - vale a pena baixar), resultando mesmo assim no arquivo com mais de oito megabytes. Para máxima qualidade, procure diretamente Marcelo Frey (endereço fornecido acima, nesta página) e obtenha uma cópia em CD de "Géa".

- CCDB 06-01-2009


Links para todas as músicas, animações e o mais visitado conteúdo deste site

Acesso às páginas mais visitadas


 

 


Por que utilizo os serviços do Google?