Concerto Número Um em Mi Bemol, de Clarisse Leite e outras composições suas.
Poesias de César Dias Baptista, declamadas por ele. Celso Dias Baptista ao violão.
Ensaio de “Os Mutantes” na Rua Venâncio Ayres 408 - gravações CCDB

Desde 1969 e 1970, venho preservando quatro fitas de áudio de um quarto de polegada em carretéis de sete, gravadas por mim, cujo conteúdo seria um dom à posteridade. Atravessar numerosas mudanças de endereço, em habitações exíguas e a vida atribulada do artesão e do técnico Mutante, foi muito difícil - mas consegui.

Dias dezessete e dezoito de junho de dois mil e quatorze, a meu convite, veio de Santo André - SP o meu amigo benemérito Renzo Calvi, portando dois gravadores aptos a reproduzirem tais fitas, um deles com ajuste para velocidade e freqüência de rede. Com esses gravadores, reproduzimos e via aplicativos Audacity e Cubase digitalizei e editei o conteúdo total, cujo estado de preservação é ótimo. É esse conteúdo que publico nesta página, para você baixar grátis e em domínio público.

Meu grande amor Dalgiza Borges (Giza) nos brindou com almoço, café, quitutes deliciosos e suporte o tempo todo.

Renzo pagou de seu bolso as despesas de sua viagem e hospedagem numa pousada, além da comemoração final com rodízio de pizza num restaurante perto da praia, em Rio das Ostras. Giza e eu só pagamos os sorvetes. Muito obrigado, querido Renzo! Você realizou o meu sonho de publicar este material valioso, que ficará na história da música brasileira.

CENÁRIO DE ARNALDO, RITA E SÉRGIO PARA "A DIVINA COMÉDIA DOS MUTANTES" CONCEBIDO E MANUFATURADO POR CCDB E FOTOGRAFADO POR CENYRA ARRUDA.
FOTO DE CLÁUDIO CÉSAR, CÉSAR, CLARISSE E CELSO EDITADA POR CCDB DA FOTO DA FAMÍLIA DIAS BAPTISTA. COMPOSIÇÃO DA IMAGEM FINA
L,CCDB


Como baixar os arquivos de áudio
INSTRUÇÕES PARA BAIXAR PRIMEIRO E SÓ ABRIR DEPOIS
Não mande rodar direto este áudio: causará intermitência e estragará o resultado.
Baixe-o primeiro e só o ouça depois de baixar.

NÃO TENTE BAIXAR TODOS OS ARQUIVOS DE UMA SÓ VEZ:
SÓ BAIXE UM ARQUIVO APÓS TER BAIXADO INTEIRO O ANTERIOR.

Para baixar o arquivo, o comando a ser dado depende do browser que você utiliza.

ANTES DE BAIXAR O ARQUIVO, LIMPE O CACHE DO SEU BROWSER! SE NÃO LIMPAR, A VELOCIDADE DE DOWNLOAD, QUE PARA CONEXÃO À INTERNET DE DEZ MEGAS É DE 1,2MB/s, PODE DAR APENAS 10KB/s !!! PARA LIMPAR O CACHE DO SEU BROWSER APERTE A TECLA "Ctrl" E SEM DESAPERTAR ESSA TECLA APERTE JUNTO "F5".

Se for o Firefox ou o Chrome, clique com o botão DIREITO do mouse no link
"(nome da música que você deseja baixar )" (abaixo) e mande "Salvar link como".

O browser salvará o arquivo na pasta "default" de "download" do seu computador.

Se for o Opera, clique com o botão direito e escolha "Salvar conteúdo do link".

Se for o Safari, use o botão direito e escolha "Transferir conteúdo do link".

Se for o Slim Browser, use o botão e direito e escolha "Baixar com o Gerenciador de Downloads".

Se for o Windows Internet Explorer, use o botão direito e escolha "Salvar Destino Como".

Depois de baixado à pasta do seu computador; para rodar, abra essa pasta e clique duas vezes com o botão esquerdo no arquivo do áudio, cujo nome varia conforme a música que você houver baixado.

 

LINKS PARA BAIXAR AS MÚSICAS
Baixe primeiro e só ouça depois.

As gravações em WAVE (.wav) foram baixadas em enorme e suficiente quantidade e estão perenizadas fora deste site. Para abrir espaço neste site eu as retirei e restam apenas as MP3 para serem baixadas, que você acessa e baixa no quadro "TODAS AS MÚSICAS EM MP3", mais abaixo. Os links das gravações em WAVE (.wav) não funcionam mais. Continuo em posse dos originais em WAVE (.wav) para casos especiais em que alguém necessite dessas gravações com qualidade máxima.
CCDB 24-10-2016

 

FITA NÚMERO UM

fita1-lado1_claudio-cesar_cesar_clarisse_celso_veloc-corrigida_96khz_32bit(float)mono_gravacao_ccdb.wav
(2.459,44MB - para quem ouve a diferença, com a máxima qualidade)

fita1-lado1_claudio-cesar_cesar_clarisse_celso_veloc-corrigida_44,1khz_16bit_mono_gravacao_ccdb.wav
(WAV opcional com qualidade inferior 44kHz, 16bit e metade do tamanho de arquivo - 1.229,72MB)

 

fita1-lado2_cesar_declama_suas_poesias_a_claudio-cesar_96khz_32_bit(float)mono_gravacao_ccdb.wav
(569,47MB)

fita1-lado2-a_ensaio_conjunto_mutantes_mono_96khz_gravacao_ccdb.wav
(390,11MB)

 

FITA NÚMERO DOIS

fita2-lado1_clarisse-solo_zilda-acomp_1o-tpo_concerto-no1_etc_estereo_96khz_gravacao_ccdb.wav
(705,93MB)

fita2-lado2_clarisse_1o-tpo_concerto-no1_e_composicoes_mono_e_estereo_96khz_gravacao_ccdb.wav (611,87MB)

 

FITA NÚMERO TRÊS

fita3_concerto_no1_de_clarisse_leite_(ensaio_c_orq_sinf_municip_sp)96khz_gravacao_ccdb.wav (379,68MB)

 

FITA NÚMERO QUATRO

fita4-tetraf_convert_p-estereo_2canais_96khz_32bit(float)mono_gravacao_ccdb.wav
(681,92MB)

 

TODAS AS MÚSICAS EM MP3
(Ressampled 48kHz - com perda SIGNIFICATIVA de qualidade, profundidade e transparência)

fita1-lado1_claudio-cesar_cesar_clarisse_celso_veloc-corrigida_mono_gravacao_ccdb.mp3 (102,47MB)

fita1-lado2-a_ensaio_conjunto_mutantes_mono_gravacao_ccdb.mp3 (32,5MB)

fita1-lado2_cesar_declama_suas_poesias_a_claudio-cesar_mono_gravacao_ccdb.mp3 (47,45MB)

fita2-lado1_clarisse-solo_zilda-acomp_1o-tpo_concerto-no1_etc_estereo_gravacao_ccdb.mp3 (29,41MB)

fita2-lado2_clarisse_1o-tpo_concerto-no1_e_composicoes_mono_e_estereo_gravacao_ccdb.mp3 (25,49MB)

fita3_concerto_no1_de_clarisse_leite_(ensaio_c_orq_sinf_municip_sp)_gravacao_ccdb.mp3 (15,82MB)

fita4-tetraf_convert_p-estereo_2canais_mono_gravacao_ccdb.mp3 (28,41MB)

 



INFORMAÇÃO SOBRE O CONTEÚDO
Composições pela ordem nas gravações
(incluo todas, autorizadas e com links ou não)

FITA NÚMERO UM - gravada na casa da Rua Venâncio Ayres

Lado 1 - mono
Poesias de César Dias Baptista, declamadas por ele, algumas com acompanhamento de Clarisse (Clarisse Leite Dias Baptista) ao piano. Músicas desse acompanhamento, todas de Clarisse, a não ser uma, de Debussy: Nuvens; Distância, Displiscência* (grafia original de Clarisse em nota sobre a gravação, quem sabe para mostrar... displicência!); Improvisando; Obsessão; Clair de Lune (Debussy).

Onze composições musicais de Clarisse: Guerra de Brinquedo; E o caboclo ficou só; Tranqüilamente feliz; Página d' uma vida; Vitral; Pavana; Cinco poemas: Nuvens, Distância, Obsessão, “Displiscência” e Mar; Valsa Etérea.

Entrevista de Clarisse por César - este, um tanto nervoso devido à importância que dava à gravação e por sofrer de diabetes - quem o achar brusco ao entrevistá-la, saiba: ele amava profundamente Clarisse e se esforçava para que ela se pusesse inteira na gravação.

Celso Dias Baptista canta e toca guitarra - embora violonista fosse, utilizou uma das Guitarras manufaturadas por mim, pois não havia violão.

Outras poesias de César, declamadas por ele.

Lado 2 - mono
Mais poesias de César, declamadas por ele que, desta feita, as lê, num texto difícil para seus olhos acompanharem - daí a fluência comprometida - quando declamava de memória saía perfeito. No final desta parte, ele próprio reclama do texto e promete gravar de novo, a partir de originais, o que ficou para uma próxima vida... O arquivo desta gravação baixará e se abrirá como se tivesse 111 minutos, porém a gravação dura em verdade 51':49". É assim mesmo, devido aos aplicativos que precisei utilizar.

Ensaio do conjunto Mutantes (ou Os Mutantes) no estúdio que construí para nós no fundo da casa de Rua Venâncio Ayres 408, em São Paulo - SP. Várias canções são tocadas, que aqui apresento sob o nome geral de “Ando Meio Desligado” - título alternativo para o LP (hoje CD) cuja capa apresento na ilustração do topo desta página.

FITA NÚMERO DOIS - gravada em casa de Zilda

Lado 1 - estéreo
Primeiro Tempo do Concerto Número Um Para Piano e Orquestra em Mi Bemol, de Clarisse Leite; solista, Clarisse (canal esquerdo); acompanhamento de sua irmã e professora de piano Zilda Leite Rizzo, simulando a orquestra (canal direito).

Composições de Clarisse: Primeiros passos na Lua; Circo em Marte; Carnaval em Vênus; Tombam estrelas no espaço; Ói a saia dela, Inderê.

Lado 2 - mono e estéreo
Primeiro Tempo do Concerto Número Um Para Piano e Orquestra em Mi Bemol, de Clarisse Leite (mono).

Estudo de Concerto: Angústia (mono); Vendaval (estéreo); Sons estéreo (improviso de Clarisse, a meu pedido, para testes de microfonização estéreo - dois microfones, um sobre o meio das cordas graves; outro, sobre as agudas, dentro do piano de cauda, ambos a vinte e cinco centímetros de altura e apontados num ângulo de respectivamente vinte e trinta graus, voltados para o exterior do instrumento, equilibrados para resposta plana).

FITA NÚMERO TRÊS (estéreo)
Ensaio do Concerto Número Um Para Piano e Orquestra em Mi Bemol, de Clarisse Leite, tocado por ela com o acompanhamento da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob a regência do Maestro Armando Belardi e gravado em estéreo no Teatro Municipal de São Paulo. Esse ensaio visava a apresentação em público desse concerto, ocorrida mais tarde no mesmo teatro, sob regência daquele maestro e executado pelo pianista João Paulo do Espírito Santo - conforme recorte do jornal Folha de São Paulo - Folha Ilustrada, de 24 de Maio de 1971, abaixo:

Clique na ilustração para vê-la em máxima resolução

IMPORTANTE: solicitei em junho de 2014 à Prefeitura Municipal de São Paulo, via seu site, e ao Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, John Neschling, via Facebook, autorização para publicar o Ensaio de Clarisse com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo; porém, passados bem mais de trinta dias, não obtive resposta, a não ser e-mails automáticos da referida Prefeitura informando que a solicitação estava encaminhada. Publiquei matéria, que permanece há vários dias em minha página no Facebook, solicitando a opinião de advogados - e esta concordou com o lançamento imediato do Ensaio, sem mais delongas. Segundo a sabedoria popular, “Quem Cala Consente”. Considero, pois, que, no silêncio da Prefeitura, da Orquestra e de John Neschling, existe esse consentimento. Acrescento: o Ensaio aqui publicado (assim como todas as outras gravações nesta página) é material de divulgação, posto por mim em domínio público para o bem do indivíduo e da sociedade - em especial para o bem de São Paulo e do Brasil - sem intenção alguma de comercialização. CCDB - 28-07-2014

No final da gravação do Ensaio, os aplausos são do Maestro, da Orquestra e meus - não existia público no auditório do Teatro Municipal de São Paulo, onde se realizou o Ensaio. Como havia urgência em desocupar o local, precisei cortar a gravação assim que tais aplausos eclodiram. - CCDB.


FITA NÚMERO QUATRO (estéreo)
(orginal tetrafônico, mixado para estéreo de dois canais)

Composições de Clarisse, tocadas por ela e gravadas na casa da Rua Venâncio Ayres com quatro microfones dentro do piano de cauda, distribuídos sobre as cordas e com um travesseiro apoiado contra a tábua de harmonia pela parte inferior para separar melhor os canais e tornar plana a resposta do piano Petrof de Clarisse:

Jumentinho perdido em Jerusalém; Careca o pai; Era uma velha que tinha sete filhas; Hiyôga - Gelos Flutuantes; Dança dos esquilos; Feche os olhinhos que o soninho vem (berceuse composta para mim, Cláudio); Aboiado; Essa Ternura Imensa; Vendaval. Suite Ouro Verde em quatro peças: Vem de longe, vem do espaço a idéia de você; Eu nunca vou dizer; Esse encanto que você tem; Você roda no mundo e o mundo roda em você. Transmigração; Rabiscos na areia que o mar apaga; Tóto e Tinim; E o caboclo não ficou só; Oi, xente! - interrompida por acabar-se a fita - Clarisse não gostou da execução dessa derradeira música, porque acelerou-a para ver se cabia na gravação. Conservo anotados comigo, num papel dentro da caixa da fita, os comentários de Clarisse quando ouviu a reprodução.

Publicação desta página - CCDB 19-06-2014

Publicação do Ensaio de Clarisse - CCDB - 28-07-2014

*Mais sobre a grafia peculiar de Clarisse você lê em Géa!


Mais sobre Clarisse: músicas - links para as fotos das capas

Mais sobre César: Você gosta poesia?

Romance Sem Palavras, primeiro exemplar, com dedicatória do autor, César Dias Baptista, a sua esposa Clarisse e ao filho de ambos, CCDB


Conheça também e baixe ao seu computador

“Sinfonia em Ky” composta por CCDB, em várias versões e baixe também as outras músicas e animações de CCDB:

Música da Criação 5.1 - versão em seis canais (5.1) de áudio por CCDB - ©CCDB 2015

Música da Criação - versão estéreo - ©CCDB 2015

Ky dança no Quarto 5.1 - versão em seis canais (5.1) de áudio por CCDB - ©CCDB 2015

Ky dança no Quarto - versão estéreo - ©CCDB 2015

Música O Quarto de Ky 5.1 - versão em seis canais (5.1) de áudio por CCDB - ©CCDB 2015

Música O Quarto de Ky - versão estéreo - ©CCDB 2015

Iulia e Cleona dançam em Altaré 5.1 - versão em seis canais (5.1) de áudio - ©CCDB 2015

Iulia e Cleona dançam em Altaré - versão estéreo - ©CCDB 2015

Música de Altaré 5.1 - versão em seis canais (5.1) de áudio por CCDB - ©CCDB 2015

Música de Altaré - versão estéreo - ©CCDB 2015

Arranjo CCDB do Pas de Deux de Tchaikovsky - versão estéreo - ©CCDB 2015

Ky dança com a Morte 5.1 - versão em seis canais (5.1) de áudio por CCDB - ©CCDB 2015

Ky dança com a Morte - animação em vídeo CCDB, versão estéreo - ©CCDB 2015

Música da Morte 5.1 - versão em seis canais (5.1) de áudio por CCDB - ©CCDB 2015

Música da Morte - para Ky dança com a Morte, CCDB, versão estéreo - ©CCDB 2015

Ky dança a Música da Mão - animação em vídeo CCDB, versão estéreo - ©CCDB 2015

Música da Mão 5.1 - para a Dança da Mão 5.1 - por CCDB, versão 5.1 - ©CCDB 2015

Música da Mão - para a Dança da Mão - por CCDB, em estéreo - ©CCDB 2015

Ky dança a Música da Armadeira 5.1 - animação em vídeo CCDB, versão 5.1 - ©CCDB 2015

Ky dança a Música da Armadeira - animação em vídeo CCDB, versão estéreo - ©CCDB 2015

Ky dança a Sinfonia em roKy 5.1 Bass - animação em vídeo com áudio 5.1 - ©CCDB 2015

Sinfonia em roKy 5.1 Bass - em três versões: clean, com helicóptero e também estéreo dois canais. ©CCDB 2015

Ky dança a Sinfonia em roKy - ©CCDB 2015 tudo de um único autor: história, livro, sinfonia, coreografia e animação em computação gráfica!

Sinfonia em Ky - Primeira Sinfonia - Cláudio César Dias Baptista - CCDB  - ©CCDB 2014
[ sinfonia_em_ky_96.000khz_32bit_(float).wav (440.91MB) qualidade máxima ]

 

TEMA DE GÉA - “Tárky fre Géa” - (Música de Sérgio Dias, Letra de CCDB - baixe GRÁTIS em MP3 e em WAV)

TEMA DOS SERES DE LUZ - “Tárky fros Gédos fre Géon” - (Música e Letra de CCDB - baixe GRÁTIS em MP3 e em WAV)

TEMA DOS SERES SAPIENTES - “Tárky fros Gédos Sapiens” - (Letra, Música e Gravação de CCDB - baixe GRÁTIS em WAV e em MP3)

TEMA DOS SERES SUBMÉTRICOS - “Tárky fros Gédos Subtrezêmbicos” - (Música e Gravação de CCDB - baixe GRÁTIS em WAV e em MP3)

TEMA DAS PARTÍCULAS SUBATÔMICAS VIVENTES - “Tárky fros Gédons Gédios” - (Música e Gravação de CCDB - baixe GRÁTIS em WAV e em MP3)

Potencial - (Música de Marconi Ricciardi - baixe GRÁTIS em MP3)

Uma canção para Ars (Letra de CCDB, Música de Bruno Tavares para a obra Géa - baixe GRÁTIS em MP3)

Em Géa (Música de Bruno Tavares para a obra Géa - baixe GRÁTIS em MP3)

Géa (Música de Marcelo Frey para a obra Géa - baixe GRÁTIS em MP3)

DIRETO ÀS PÁGINAS DAS MÚSICAS - uma página com links que remetem você a cada página de cada música (pois cada música tem sua própria página, com sua apresentação completa).

BAIXAR GRÁTIS TODAS AS MÚSICAS - Todas as músicas reunidas numa só página, em todas as versões, para você baixar grátis - nesta página há somente os links para baixar direto as músicas, não aparecem apresentações de cada música.

As principais animações de CCDB

Ky Hi-Tech dança Proust Lembrado - ©CCDB 2014 - a novíssima versão do balé, com Ky, a maior bailarina do Universo!

    Ky Dança Proust Lembrado - na melhor qualidade de vídeo, Animação de CCDB com Ky, a maior bailarina do Universo!

    Ky dances Proust Remembered - entirely in English, this page presents the link for downloading to your computer the great video animation Ky “dances Proust Remembered” by CCDB with the character of his book “Géa”, the ballerina Ky, dancing with the ghost of Nysio Degan! This is by far the most downloaded video on this site ever! FULL HD 1920x1080!


 

 


 


Por que utilizo os serviços do Google?