Tema dos Seres Submétricos
(Tárky fros Gédos Subtrezêmbicos)

Música e gravação de CCDB
CANTADA POR ARTRÓPODES, SEM LETRA

TEMA DOS SERES SUBMÉTRICOS

(45.46MB) qualidade máxima (WAV)

Baixe ao seu computador para depois ouvir. Conforme o seu browser isso se faz por meio do botão direito do mouse.

VERSÃO LEVE EM MP3

TEMA DOS SERES SUBMÉTRICOS (2.06MB)

Instruções para baixar, em vários browsers                              

GRAVAÇÃO
O Tema dos Seres Submétricos (Tárky fros Gédos Subtrezêmbicos) foi gravado por mim e monitorado no Sistema de Áudio CCDB - descrevi esse sistema na Revista Nova Eletrônica e o montei em 1972. Sua qualidade até hoje lhe confere elogios de especialistas em áudio, músicos, engenheiros, audiófilos e leigos, que dizem ser o melhor já ouvido por eles - com amodéstia, digo o mesmo.

É importante frisar: não utilizei recursos de estúdios, mesa de som, CCDB 44, músicos, microfones, aparelhos de efeito, nada mesmo. Fiz a composição inteira num único programa de computador, sozinho... e sem dinheiro. O Tema dos Seres Submétricos é um convite aos músicos de mais recursos para comporem novos e mais completos temas para os cinco planos em que se desenrola a obra Géa ou para qualquer personagem ou passagem ali descritos.

Toda a gravação foi feita em meu computador de produção, dádiva de meu grande amigo Raphael Vilardi. As outras trilhas contêm pistas com instrumentos MIDI, sobre alguns dos quais acrescentei efeitos especiais.

“FALTA MAIS TRABALHO”
Qualquer músico habituado aos recursos dos programas de composição, dos estúdios de gravação e dos palcos para apresentações ao vivo dirá que “falta mais trabalho” nesta e nas outras composições musicais de minha autoria. Concordo e lembro que compus cada música num só dia, com o mínimo de equipamento, sem plug-ins no programa de composição, com um teclado tão antigo que o programa não lhe obedece aos comandos mais úteis (copiar-colar) e com o único objetivo de convidar todos, músicos experientes ou iniciantes, a que criem suas próprias músicas, trabalhadas ou não, para que eu as publique neste site, em prol de divulgar os livros, completos, primorosos, perfeitos, onde não falta trabalho algum - confira, lendo-os agora mesmo em CCDB Livros! Embora falte mais trabalho, veja no gráfico à esquerda o sucesso da visitação neste site, medido em primeiro de maio de 2011. Esse sucesso é o dos vídeos e outrossim o das músicas; entre elas, a que lhe apresento nesta página e, conquanto falte mais trabalho, convido a baixar e ouvir!

REPRODUÇÃO
A música foi composta para ser ouvida em qualquer sistema de áudio; porém o será em toda a plenitude naquele que possua resposta extensa (em especial nos graves), plana, sem equalização e alta potência, para ouvir-se com volume alto num ambiente amplo e de boa acústica - ou ao ar livre. Não a compus para fones auriculares, mas pode ser ouvida neles.

Para que se ouçam os graves como os pretendi é indispensável que o sistema alcance alto nível de intensidade sonora, onde o ouvido humano tem sensibilidade suficiente para os graves profundos.

Não recomendo utilizar o Winamp para reproduzir, pois mesmo com o máximo volume nesse aplicativo e no mixer do Windows (refiro-me ao Windows 7), o sinal de saída de áudio será fraco. Recomendo ouvir via Windows Media Player do Windows 7, com o volume do mixer do Windows no máximo e ajustar o volume no controle do Windows Media Player - então haverá sinal de saída com boa amplitude e maior qualidade na reprodução.

NÃO É RONCO NEM ZUMBIDO, É MÚSICA DE INSETO
O som que os insetos produzem na região mais grave do espectro e forma o ritmo exato da música (como a percussão de uma bateria com o bumbo, o surdo e as outras peças) parecerá zumbido e ronco a quem ouvir com baixo volume e em sistema de qualidade medíocre, mas é o próprio som emitido pelos insetos e assim será ouvido num sistema de alta qualidade, se com volume bem alto.

WAV VERSUS MP3
A versão WAV é muito superior em qualidade de áudio à versão MP3. Publico aqui a versão MP3 para quem não possa ou queira baixar a versão WAV. Porém, não tem cabimento baixar a versão MP3, cuja qualidade é inferior, para ouvir no sistema recomendado acima. O processo MP3 dá aspereza ao som e lhe tira a profundidade. A versão WAV tem o som cristalino, total profundidade e é a que recomendo fortemente a quem deseje ouvir o Tema dos Seres Submétricos (e os outros Temas também) tal como eu os ouço aqui em meu laboratório-residência.

MINHA INTENÇÃO
(e a de Tóxia também...)

Ao criar o Tema dos Seres Submétricos, eu o fiz exatamente como pretendi. Todos os sons são gravações dos cantos de insetos e outros seres do mundo submétrico, ou subtrezêmbico (em idioma extraterrestre teruzês)
.

O Tema dos Seres Submétricos tem os sons da seção de ritmo (tocada por verdadeiros insetos) sincronizados com o andamento da música. Publicarei também aqui outras músicas sobre o mesmo tema - contate-me se desejar compor a sua versão.

AMBIENTE
A sala onde ouço e criei o Tema dos Seres Submétricos tem seis metros de largura, onze de comprimento e três de altura. Com certas janelas e portas abertas, o amortecimento e as ressonâncias ficam excelentes, sem qualquer tratamento acústico nas paredes e teto.

Clique na imagem para vê-la em tamanho grande e alta resolução
Foto por CCDB com câmara Sony DSC-P73 presenteada por Sérgio Dias

Para os graves dos seres submétricos que tocaram na oitava mais profunda do espectro de áudio surgirem perfeitos, o melhor ponto de audição é bem no meio da sala, onde se acha o meu computador de produção (trabalho de costas para o sistema e giro a cadeira quando é preciso ouvir melhor). O sistema de som fica encostado a uma das paredes de seis metros e projeta o som ao longo dos onze metros do recinto. As caixas frontais têm transdutores JBL. As caixas tipo Bose citadas na Nova Eletrônica continuam ativas; idem, o Subwoofer Labiríntico Central CCDB, com um alto-falante Gauss de 18”.

Se você tiver sala semelhante e um bom sistema de áudio, apto a alcançar 20Hz ou ainda mais baixo com resposta plana (no mínimo deve chegar plano aos 40Hz), poderá descobrir o ponto ótimo de audição dos graves, onde as ondas estacionárias (que sempre há em ambientes assim) não cancelarem o som mais profundo, nas passagens mais fortes da seção de ritmo.

É muito interessante ouvir como se modifica o som mais grave da seção de ritmo tocada pelos artrópodes, conforme o ponto de audição, na sala.

Saiba mais sobre o Sistema de Som CCDB

GRAVAÇÃO PROFISSIONAL
Tudo sobre gravação profissional de áudio (desde os sistemas simples e baratos até os mais complexos e dispendiosos) você pode estudar agora mesmo em CCDB Livros, na obra “CCDB - Gravação Profissional”, nova versão (atualizada em 2010) para leitura on-line, em co-autoria com meu filho Rafael Borges Dias Baptista - RDB.

 


Construção do Tema dos Seres Submétricos

CENAS
A música representa o Plano dos Seres Submétricos, que é o quarto plano, contando-se a partir do Plano Divino.

No plano dos Seres Submétricos desenrolam-se as vidas de bom número das personagens da obra Géa. Esse plano parece com o do dia-a-dia que os insetos, as aranhas e os outros seres de tamanho menor que um metro (daí submétricos) conhecem na Terra, só que a história se passa no planeta Géa.

*Géa é a Essência das essências; tudo é feito de Géa, inclusive a Luz, a Vida e o Amor. Ela é também a parte feminina do Um, sendo Géo (Deus) a parte masculina.

No Tema dos Seres Submétricos, Rá, filho de Clausar e Gia, sai com Tóxia, a telária da peçonha mortal (parecida com aranha papa-moscas), e no Largo do Marculu deita-se sob uma grande trônquia (árvore do planeta Géa). Lá, orientado (mas não dirigido) por Tóxia, Rá consegue fácil e rápido o que seu pai, Clausar, demoraria e se esforçaria muito para obter: ver e contatar os Seres de Luz.

Tóxia quer vingar-se de uma ferroada que levou de uma zúmbia (vespa do planeta Géa) e ataca duas zúmbias protegidas pelo Kyzúmbia (o Ky Único ou Ser de Luz da espécie das zúnias). Tóx, o Kytelária (Ky Único das telárias) vem em defesa de Tóxia. Está para ocorrer a maior luta de todos os tempos no Universo, a primeira entre Seres de Luz, mas o Kytridéltico (Ky Único dos tridélticos, que são os homens, os terráqueos) os pacifica.

No meio do Tema dos Seres Submétricos aparecem pequenos excertos do Tema de Géa, do Tema dos Seres de Luz e do Tema dos Seres Sapientes. Isso porque todos os planos em que se desenrola a obra Géa e em que vivem todos os seres têm como essência o Plano Divino (o plano da Géa e de Géo) - e cada plano mais baixo possui também característicos dos planos que lhe são superiores. A passagem em que esses temas surgem representa a pacificação do Kytridéltico, narrada num dos mais belos capítulos da obra Géa: o capítulo chamado “Kys”.

SINCRONISMO
O Tema dos Seres Submétricos possui sincronismo bem mais rígido que o dos temas que o precederam, porque é um plano mais material e rege-se pelas leis do continuum espaço-tempo. Nesse plano há seres que o superarão e ingressarão nos planos superiores, como é o caso de Tóxia e outras personagens - isso aumenta um pouco a flexibilidade do sincronismo.

Sincronismo “perfeito”, quando não se trate de estilo (como o de Kraftwerk) ou aplicação específica, torna-se música imperfeita, “música de computador”. Mas não é para evitar tal “perfeição” nem estadear rubatos chopinianos que alguns seres são assíncronos no Tema dos Seres Submétricos; sim, para representar a superação do continuum espaço-tempo e a serenidade superior às dimensões da física, alcançadas por Tóxia.

ESTRUTURA
A estrutura musical do Tema dos Seres Submétricos é toda própria e não semelha a dos temas dos planos superiores, já publicados neste site.

 

História dos Seres Submétricos

Leia a história completa dos Seres Submétricos na obra Géa, em CCDB Livros!

 

Letra do Tema dos Seres Submétricos
(Tárky fros Gédos Subtrezêmbicos)
Composto por CCDB em Abril de 2010

O Tema dos Seres Subtrezêmbicos não tem letra; não, com palavras humanas, pois somente os insetos e outros seres submétricos têm os seus sons gravados nessa música.


GLOSSÁRIO COM TODAS AS PALAVRAS EM TERUZÊS DO TEMA DOS SERES SUBMÉTRICOS (TÁRKY FROS GÉDOS SUBTREZÊMBICOS)

TÁRKY = TEMA
SUBTREZÊMBICOS = SUBMÉTRICOS

Você pode ler a obra Géa completa em CCDB Livros. Pode também baixar em PDF o Livro Treze, em que há o Glossário Geóctone, com a tradução de todas as palavras em teruzês presentes na obra Géa e com o Rarefeito Dicionário de Palavras Raras, em que se acha o significado das palavras da língua portuguesa, na acepção e na conotação exata que lhes dei no texto de Géa.

Neste mesmo site, você encontra a tradução de várias palavras do idioma teruzês nesta página.

Neste mesmo site, além de em CCDB Livros na obra Géa, você vê as ilustrações com as personagens citadas nesta página.

 

COMO BAIXAR
Instruções para baixar o Tema dos Seres Submétricos e o Vídeo CCDB 44, em vários browsers

RECOMENDO O FREE DOWNLOAD MANAGER!

Baixa muito mais rápido e sem problemas!

Resultado perfeito de download de vídeos (também válidos para músicas) com o Free Download Manager e endereço pra baixar

 

Os dados a seguir são para downloads SEM o uso do Free Download Manager

Utilizo o Windows 7 Ultimate. Com base nesse sistema, eis como baixar o Tema dos Seres Submétricos, o Tema dos Seres Sapientes, o Vídeo CCDB 44 e o Tema de Géa. Creio que nos outros sistemas será parecido, senão igual.

Pra baixar o Vídeo CCDB 44, o Tema dos Seres Submétricos, o Tema dos Seres Sapientes, o Tema dos Seres de Luz e o Tema de Géa, conforme o browser que você utilize, é preciso usar o botão direito ou o botão esquerdo do mouse.

GOOGLE CHROME
Se usa o Google Chrome, no caso do Vídeo CCDB 44, clique com o botão esquerdo mesmo no link do vídeo, que já aparecerá uma rodinha parecida com um relógio no canto inferior esquerdo da janela do browser. Ela se enche de verde no sentido horário e, quando terminar de baixar, pisca e fica quieta. Aí você clica nela com o botão direito e manda ver na pasta, pra saber em que pasta haverá baixado. Então é só pôr na pasta que preferir ou assistir ao vídeo a partir desse lugar. Testei várias vezes e está baixando e abrindo perfeito.

No mesmo Google Chrome, no caso do Tema de Géa, por ser MP3, o procedimento é diferente! Se clicar com o botão esquerdo no link do Tema não dá certo, ou será difícil. Deve clicar com o botão direito e, agora com o botão esquerdo, clicar em "Salvar link como..." e abrir-se-á a página onde salvará o Tema de Géa. Idem se preferir a versão WAV, de muito maior qualidade porém mais pesada.

FIREFOX
Com o Firefox, no caso do Vídeo CCDB 44, clique com o botão esquerdo no link do vídeo e abre-se uma caixa de diálogo perguntando se quer "Abrir com (um dos programas pra assistir a vídeos)" ou fazer o "Download". Clique no botão de rádio de "Download" e clique "OK".

Com o Firefox, há dois procedimentos no caso do Tema de Géa: o de MP3 é só clicar no link que aparece um quadro de diálogo e já vai baixando - você acompanha o download pelo mostrador que vai se enchendo de cor verde e após terminar o download, clicando na janelinha de download acha a pasta onde estará o arquivo para ouvir. No caso do WAV o procedimento é igualzinho ao do Vídeo CCDB 44 para Firefox.

iEXPLORER
Com o iExplorer (o browser default do Windows), no caso do Vídeo CCDB 44, clique no link do vídeo e aparece um quadro de diálogo que pergunta se quer baixar. Mande baixar e assista ao vídeo após baixar. No caso do Tema de Géa, clicando no link da versão MP3 abre-se direto o programa do Windows, que já vai baixando e fazendo ouvir o Tema. Se preferir salvar e ouvir depois (recomendado), clique com o botão direito no link e clique com o esquerdo em "Salvar destino como" - então salve e ouça depois de salvar. No caso da versão WAV, deve utilizar o segundo processo (botão direito, "Salvar destino como" e salvar), pois a janela do aplicativo de ouvir músicas se abre mas não sai som, ou demorará muito pra sair se clicar com o botão esquerdo.

Os outros links da página Tema de Géa abrem-se de um ou do outro jeito explicado acima, nesses browsers.

No quadro mais abaixo há instruções sobre como baixar e salvar utilizando o Windows XP. As instruções são copiadas da página da música de Marcelo Frey; adapte-as por gentileza para o caso do VÍDEO CCDB 44 e do Tema dos Seres de Luz. Como não utilizo mais esse sistema operacional não tenho meios de expor passo a passo no caso específico desses arquivos.


Você pode ler Géa agora mesmo em CCDB Livros!

A História dos Seres Submétricos é um resumo fácil em texto e em música para você conhecer a obra Géa. Mas há quatro outros planos ou esferas em que se dão as histórias, na obra Géa.

Outras músicas podem ser criadas sobre cada plano em que se desenrolam e interagem as histórias da Géa e de Géa!

 

CCDB - 13-04-2011



Como SALVAR o arquivo MP3 ao seu computador:

INSTRUÇÕES VÁLIDAS PARA QUEM UTILIZA O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP PROFESSIONAL

Ao clicar no link "AQUI", logo acima, abre-se uma caixa de diálogo "__% of gea_musica_de_marcelo_frey.mp3 concluído" e a barra de download dessa caixa vai enchendo-se.

Sob essa barra aparece o Tempo estimado e o arquivo baixará para uma pasta temporária (donde poderia ser salvo definitivamente, conforme as instruções de "como salvar as animações", neste site).

Assim que o download está concluído, abre-se o Windows Media Player e a música toca!

Para salvá-la em definitivo em seu computador, é mais fácil simplesmente usar o menu do Windows Media Player (não, o do browser) e salvar numa pasta do seu computador. Porém...

Se você possui mais de um programa instalado em seu computador que rode arquivos MP3 (por exemplo, o Quick Time for Windows, além do Windows Media Player original do Windows XP Professional), é importante saber que nem todos os programas extras podem salvar o arquivo em seu computador, ou que, para poderem, devem ser baixados de seus fornecedores na versão não-gratuita.

O Windows Media Player que vem com o Windows XP Professional pode salvar o arquivo ao seu computador.

Para isso, é preciso que o Windows Media Player seja o programa "default" de execução de MP3.

Para tornar o Windows Media Player o "default" (caso já o não seja), clique com o botão direito do mouse em qualquer arquivo MP3, clique em "abrir com", clique em "escolher programas", clique no ícone do Windows Media Player dentro da lista de programas possíveis, ative o tique "Sempre usar o programa selecionado para abrir este tipo de arquivo" e clique "O.K.".

Para que o Windows Media Player possa tocar arquivos MP3 faça isto: abra o Windows Media Player; no menu desse programa clique em "Ferramentas" > "Opções..." > "Tipos de Arquivos", ative o tique em "Arquivo de áudio MP3" na lista que aparece, clique em "Aplicar" e clique "O.K.".

Depois de tomadas essas providências, quando você clicar no link desta página (acima, no fim do texto verde) que serve para baixar "Em Géa", o Windows Media Player abrir-se-á, e você poderá usar o menu desse programa (não, o menu do browser) para salvar o arquivo MP3, clicando em "Arquivo" > "Salvar Como..." e escolhendo a pasta do seu computador onde o salvar antes de clicar o botão "Salvar".

Nota: o formato MP3 não dá a melhor qualidade de som; em troca, permite o uso de arquivos pequenos. Devido aos oito minutos e dezessete segundos de duração, a qualidade MP3 foi ajustada para mínima (o que dá ainda resultado bem aceitável - vale a pena baixar), resultando mesmo assim no arquivo com mais de oito megabytes. Para máxima qualidade, procure diretamente Marcelo Frey (endereço fornecido acima, nesta página) e obtenha uma cópia em CD de "Géa".

- CCDB 06-01-2009


Links para todas as músicas, animações e o mais visitado conteúdo deste site

Acesso às páginas mais visitadas

 

 

 


 

 


Por que utilizo os serviços do Google?