AO EDITOR INTERESSADO EM PUBLICAR A OBRA GÉA

REQUISITOS CONTRATUAIS - please SEE! this page (in English), even if you are a Portuguese speaking or Brazilian publisher!!!

ANTES DA LEITURA DESTA PÁGINA, LEIA POR FAVOR AS CONDIÇÕES SINE QUA NON PARA ASSINAR UM CONTRATO COM CCDB, NA PÁGINA "O OBJETIVO DESTE SITE". ESSAS CONDIÇÕES SÃO AS ESSENCIAIS. AS CONDIÇÕES ABAIXO, NESTA MESMA PÁGINA, QUE NÃO REPRODUZAM AQUELAS ESSENCIAIS, SÃO SECUNDÁRIAS, MEROS PEDIDOS E SUGESTÕES, OU SUPLANTADAS PELAS CONDIÇÕES EXPOSTAS NAQUELA PÁGINA.


O livro CCDB - Gravação Profissional tem, na página de sua apresentação, requisitos contratuais específicos.

Coadunando-se com a organização deste site, os requisitos contratuais para a publicação de meus livros estão "espalhados" entre várias de suas páginas, todas acessíveis por meio desta. Será muito fácil, para o editor interessado, reunir esse material num contrato que elaboraria especialmente e me apresentaria, para estudarmos juntos e chegarmos a um resultado satisfatório a ambos, o que, tenho certeza, será mais fácil ainda. - CCDB 04-02-2008

Como afirmo no topo da página "Reportagens" (onde há ótima proposta a editoras de jornais e revistas) , a minha obra literária é a única, em todos os tempos, que já faz sucesso mesmo antes de ser publicada. Sugiro a você, editor, editora, que estude com carinho esta página, as que dela se ramificam e todo este site, criado principalmente para lhe dar a informação sobre os meus livros. Peço ainda que não se esqueça: não tenho condições de fornecer senão em arquivos Portable Document Format (PDF), num CD ou num DVD, os meus livros para sua análise, pois o custo da impressão de tantas página me é proibitivo. Se necessário, assinarei um documento que me remeta pelos correios (ou anexo a e-mail para imprimir e assinar aqui), confirmando que o material lhe terá sido enviado em arquivos PDF - e, não, na forma impressa, que é de praxe as editoras exigirem aos autores. Também não fornecerei resumos ou excertos, além dos que se acham em várias páginas deste site, que lhe convido a percorrer inteiro; os livros irão com o texto integral no CD ou DVD.

Estes requisitos servem de base para contrato com toda e qualquer mídia, salvante as possivelmente já contratadas quando o editor interessado ler esta página.

A foto de CCDB é um detalhe de fotografia maior, batida por Dalgiza Borges durante a aventura A Grávida e a Cobra.

Cláudio César Dias Baptista - CCDB , daqui por diante denominado “autor”, será flexível no ajuste dos termos do contrato com sua editora. Estes "requisitos contratuais" (meros DESEJOS que CCDB gostaria de apresentar aos editores de todas as mídias, em especial àqueles de livros impressos em papel) valem para a obra literária Géa, mas servem para início de conversação com o editor também para os outros livros de autoria de CCDB, apresentados neste site - Geínha e o livro chamado )que(, e àquele em co-autoria com Rafael Borges Dias Baptista - RDB, o livro técnico CCDB - Gravação Profissional. O livro We, Mutantes não está ofertado por ora aos editores para publicação.

Os parágrafos abaixo NÃO contêm exigências; sim, APENAS, os desejos do autor, mesmo quando haja ênfase nalgum item. TUDO poderá ser abordado e ajustado com a editora. O objetivo do autor é FACILITAR; não, dificultar a publicação da obra literária Géa. Onde o editor ler "deveria(m)", nestes requisitos (desejos), por favor entenda "o autor gostaria que" - salvante as condições essenciais definidas na página O objetivo deste site e na seção sobre contrato específica da página CCDB - Gravação Profissional. Onde o editor ler "não deveria(m)", entenda, por gentileza: "o autor não gostaria".

O editor deverá, por favor, enviar ao autor por meio do(s) endereço(s) de correio eletrônico, um MODELO de contrato, sem compromisso, no qual deverá colocar suas cláusulas costumeiras, modificadas ou acrescidas daquelas que ajustem tal modelo aos requisitos do autor. Para elaborar tal modelo, o editor deve, por gentileza, estudar este mesmo site (www.ccdb.gea.nom.br) a fundo, e, no mesmo site, principalmente ler esta que tem ora sob seus olhos (Requisitos Contratuais) bem como as seguintes páginas: O objetivo deste site, To all editors (translations) e CCDB - Gravação Profissional. Conviria muito ler, no mínimo, também as páginas Principal, Como forneço os livros aos editores, A organização deste site, Você conhece? (estatísticas deste site), Visitação deste site, O Livro Treze, Resenha e público-alvo, Reportagens, Pequena História de uma Grande Marca e Cantinho dos Prospectos e Manuais.

O autor principalmente se interessa em que o contrato com o editor de uma determinada mídia; por exemplo: a de livros impressos em papel; não proíba a publicação de Géa, a obra, noutras mídias; verbi gratia: revistas em quadrinhos, videojogos, cinema nacional ou estrangeiro, televisão e assim por diante, bem como a criação, por colaboradores do autor, de obras baseadas em Géa e seus outros livros, qual músicas, danças, poesias, etc..

O autor preferiria fazer contratos separados coas editoras das diversas mídias. Embora isso fosse o ideal para proteção do autor contra o monopólio de sua obra, ele aceitará fazer o contrato com grande empresa que inclua várias ou todas as mídias, fora as possivelmente já contratadas quando o editor interessado ler esta página.

As regiões cobertas pela distribuição deveriam estar definidas no contrato; idem, os idiomas; e, fora delas, o autor estará livre para contratar outras editoras; ou poderá ser ajustada, com a mesma editora signatária do contrato, sua intermediação para a publicação de Géa noutros idiomas e regiões e mesmo noutras mídias.

O autor deseja publicar Géa completa (Géa É UM SÓ LIVRO, UMA SÓ OBRA, apesar de seus treze "livros", que poderiam ser publicados em treze volumes). Géa tem doze livros mais o décimo-terceiro, o dicionário. A publicação dos treze livros deveria ser feita de uma só vez. Mesmo que o lançamento se dê de um livro por vez, o projeto de publicação deveria incluir todos os treze livros e ter um prazo. O autor aceitará a publicação seriada de Géa, em último caso, e se for inteiramente prevista, planejada pela editora e incluída no contrato. O tempo entre a publicação de um livro e o seguinte deveria ser o mais curto possível. O contrato deveria prever esse projeto e englobar todos os treze livros. No caso da publicação seriada, o Livro Treze, por ser o dicionário e o glossário, deverá ser publicado em primeiro lugar ou, ainda em primeiro lugar, junto com o Livro Primeiro, para permitir a compreensão cabal do texto, desde o do primeiro livro da série. Atenção! O autor ACEITA que o Livro Treze seja publicado na forma de CD, para ser fornecido com o primeiro livro da série (normalmente seria o Livro Primeiro) adquirido pelo Leitor; por exemplo, como brinde, para o Leitor que compre a obra completa. Um CD facilitaria muito a produção do conjunto de livros que formam a obra Géa, pois o Livro Treze é o de maior número de páginas (mil páginas) e deveria ser acessível pelo Leitor para melhor compreensão dos doze volumes de texto. É IMPORTANTE o editor saber que, embora Géa seja UM SÓ LIVRO (idem Geínha), e a publicação deva ser integral, o autor ACEITA que os volumes dessas obras sejam vendidos avulsos.

Os livros, de preferência, deverão corresponder, cada qual, a um volume; porém, o autor estudará a publicação de um volume contendo dois ou três, ou mesmo quatro livros, sendo que cada livro tem aproximadamente duzentas e cinqüenta páginas. O Livro Treze, que contém o dicionário e o glossário, deve ser separado dos outros, fornecido logo com o primeiro volume dos outros doze livros, pois só esse Livro Treze tem mil páginas. Ele é essencial para a leitura dos outros doze. Um CD contendo o Livro Treze poderia facilitar muito, para o editor, a publicação da obra Géa.

Deveriam, SE POSSÍVEL (NÃO É UMA EXIGÊNCIA), ser entregues ao autor, sem ônus, cópias completas e de qualidade máxima da edição, para este distribuir aos amigos, em número igual ao das pessoas físicas do “mundo real” (não, para as personagens) citadas nas páginas de abertura do Livro Primeiro, antes do primeiro capítulo.

Seja qual for o processo de impressão dos livros em papel, ou de confecção de CDs e de quaisquer outras mídias, conforme aquela(s) contratada(s) pelo autor com sua editora, esse processo DEVERIA partir do próprio original fornecido pelo autor a sua editora, SEM intervenção humana intermediária, SEM novo ato de teclear o texto, o qual acarreta erros e permite alterações, pois NÃO seriam permitidas pelo autor alterações, nem mesmo a correção de erros. Qualquer intervenção não-humana (automática) capaz de alterar o escrito Géa original, seja com erros ou modificações, NÃO DEVERIA SER admitida pelo autor.

Deveria ser entregue ao autor uma cópia final completa do escrito Géa para revisão e em tempo hábil para este realizar a última revisão dessa cópia, ANTES do lançamento.

Não deveria aparecer o nome de pessoa alguma, física ou jurídica, entre os “créditos”; como, por exemplo, “revisor”. Salvo acordo a ser combinado, não é dada participação pelo autor a pessoa alguma na correção, elaboração e aperfeiçoamento no escrito Géa.

Só poderia ser acrescentado ao escrito Géa o nome da editora e dados para consulta em bibliotecas, bem como os textos de capas e de orelhas de capa, caso venham a existir, e também figuras (desenhos, ilustrações), nas condições deste contrato.

Se forem acrescentados desenhos, fotos, figuras, ilustrações de qualquer tipo, animações (no caso de edições em multimídia) e som (áudio) ao texto de Géa, isso só ocorreria com o consentimento do autor e após análise e aprovação do material por este, bem como a definição da localização exata desse acréscimo em relação ao texto. Nesse caso, o nome do desenhista, do fotógrafo, do animador e tal (conforme acima) poderia constar de uma página a ser acrescentada pela editora antes da Página Um do escrito Géa. Convém informar que o autor já realizou, ele próprio, todas as ilustrações coloridas para os doze livros de texto de Géa. Cada livro já ilustrado tem sessenta e duas ilustrações de página inteira (sem contarmos as capas), e assim serão os restantes, fora o Livro Treze que, por ser dicionário, não terá ilustrações.

A editora NÃO DEVERIA tirar, cortar, modificar ou acrescentar coisa alguma ao texto do escrito Géa, o qual deveria ser INTEGRAL, inclusive e indispensavelmente com os agradecimentos e todas as páginas iniciais de antes do primeiro capítulo (Livro Primeiro) e iniciais e finais do Livro Treze, inclusive após o Rarefeito Dicionário de Palavras Raras, as listas e Geadágio, bem como as páginas de provérbios e pensamentos constantes de todos os livros.

A editora NÃO DEVERIA (MAS CCDB ACEITA, SE CADA ALTERAÇÃO FOR FEITA DE COMUM ACORDO COM A EDITORA) alterar a posição de caractere, palavra, frase, sinal gráfico e parágrafo algum nas páginas da obra Géa, que DEVERIAM ser TODAS IDÊNTICAS àS ORIGINAIS. Há, inclusive, nessas páginas, citações de número de páginas (é o caso da página 666, citada nela própria e que só pode ser citada nela própria), bem como há desenhos formados pelo texto em várias outras páginas.

NENHUM tipo de correção deveria ser feito no texto de Géa pela editora, MESMO se esse texto estiver errado conforme as regras ortográficas ou quaisquer outras. O autor GOSTARIA de conservar ATÉ OS ERROS exatamente como estão, sendo alguns intencionais e podendo haver outros não intencionais. Em resumo: A EDITORA NÃO PODERIA MEXER NO TEXTO.

Além de já estar citado neste contrato “ser proibida a alteração do texto”, esta cláusula trata EM ESPECIAL da palavra “que”, com ou sem acento, em todas as suas categorias gramaticais e locuções, a qual só existe UMA VEZ (é um hápax), logo ao final do texto de Géa (é a última) e NÃO PODERIA constar novamente do texto de Géa NEM dos textos da editora a serem anexos em capas e orelhas de capas, bem como NÃO DEVERIA (mas poderia) constar dos textos de publicidade a serem redigidos pela editora sobre o escrito Géa. A mesma regra vale para as palavras “porque” e “porquê”, as quais também NÃO DEVERIAM constar desses textos.

A ausência das palavras “que” e “porque” em suas variações NÃO é obrigatória em publicidade oral e entrevistas dadas por representantes da editora. Essas palavras também são admitidas nas páginas do site do autor.

Este contrato deveria ter um prazo de validade, dentro do qual mais de uma ou várias edições poderiam ser feitas pela editora. Isso deveria ser bem definido no contrato final.

Deveria haver um prazo máximo para o lançamento da obra completa definido em contrato.

Em todo e qualquer contrato não deverá haver uma cláusula que permita à editora retirar a obra do ar (no caso de livros eletrônicos) ou das livrarias (no caso de livros impressos) ou de qualquer outra mídia sem que essa retirada seja precedida de uma recisão formal do contrato e esta recisão esteja em mãos do autor. No caso de publicações em mídias que tenham duração de exposição da obra limitada, como por exemplo o cinema, deverá ser estabelecida no contrato essa duração ou a sua estimativa. Deverá constar do contrato uma cláusula que permita ao autor considerar rescindido o contrato e estar livre para contratar com outra editora assim que a obra seja tirada do ar (ou da mídia citada no contrato), caso essa retirada do ar se dê, por qualquer motivo, antes da recisão formal do contrato.

Deveria constar deste contrato o FORMATO, o NÚMERO DE VOLUMES, o SUMÁRIO DE CADA VOLUME, o NÚMERO DE PÁGINAS DE CADA VOLUME E DO CONJUNTO DE TODOS OS VOLUMES, bem como (se possível) O TIPO, O TAMANHO E A APLICAÇÃO DAS FONTES GRÁFICAS, para texto, títulos, glossário, dicionário, adágios e quanto faça parte do escrito Géa.

O autor gostaria de receber (MAS NÃO EXIGE), na assinatura do contrato, um adiantamento do pagamento a lhe ser efetuado sobre a venda dos livros. Caso, na pior hipótese, essa venda não cubra o valor do adiantamento, o autor não o devolveria, em todo ou em parte, à editora.

O autor reservaria APENAS A SI os direitos integrais de escrever e publicar de qualquer outra forma, em qualquer mídia, inclusive na mesma da editora signatária deste contrato, novas obras com as mesmas personagens e com quaisquer outras e com qualquer tipo de história e desfecho.

Salvo no caso de se fazer um contrato específico, a editora NÃO TERIA direito algum sobre as INVENÇÕES, as IDÉIAS, as PALAVRAS, os NEOLOGISMOS, os NOMES, os SÍMBOLOS e tudo mais contido na obra Géa; a não ser, publicar o texto e nas condições deste contrato. O autor ficaria livre para usar, ceder, vender, realizar, modificar e fazer como quiser com essas invenções, idéias, palavras e mais ítens descritos acima, nos quais se encaixam, por exemplo: brinquedos, brasões, bordados e estampas em camisas e outras vestes, brindes, aeronaves, aeromodelos, aparelhos de áudio e tudo mais abarcado por essa descrição. Segundo a Lei, convém notar, a proteção de direitos autorais só cobre a forma da expressão, do invento e tal; não, a idéia.

A editora signatária afirmaria, ao assinar este contrato, ter lido o “Contrato de cessão de direitos autorais, edição e outras avenças” (que CCDB lhe apresentará quando solicitado) firmado entre o autor e a EDITELE - Editora Técnica Eletrônica Ltda., bem como afirmaria nada ter contra nem a comentar a respeito, a não ser que esse contrato em nada impede ou limita este. Esse contrato do autor com a EDITELE refere-se apenas à cessão dos direitos autorais dos ARTIGOS de áudio e eletrônica do autor já publicados na revista Nova Eletrônica (e não a quaisquer outros artigos) a tal editora. No mesmo contrato, está definido que o autor TEM direito de usar os mesmos personagens do planeta Géa que, em pequeníssimo número, apareceram nesses artigos. Esse contrato com a (extinta) editora EDITELE é, pois, uma SEGURANÇA (e, não, um empecilho) para o editor interessado em publicar seus livros.

A resolver com a editora, para constar ou não deste contrato: se será feito um livro extra, chamado “Geadágio”, no qual estão REPETIDOS os pensamentos e adágios existentes no escrito Géa, livro extra esse a ser (ou não) feito para a editora dar como brinde a quem comprar a obra Géa (completa), não podendo ser fornecido separadamente dessa mesma obra. Esse livro faz parte dos arquivos Portable Document Format (PDF) fornecidos pelo autor à editora. APENAS quanto ao texto DESSE livro, o do brinde, chamado GEADÁGIO (o qual NÃO é o título Geadágio constante do Livro Treze), poderão ser discutidos o formato e as fontes gráficas; mas NÃO, acréscimos; NEM, cortes.

A editora NÃO DEVERIA mudar todos para ordinais ou todos para cardinais os nomes numerados dos livros, os quais DEVERIAM ficar como estão, de Primeiro a Décimo, e, daí, Onze, Doze e Treze (NÃO, Undécimo ou Décimo Primeiro, Duodécimo ou Décimo Segundo e Décimo Terceiro).

O tipo exato de PAPEL; sua espessura, peso, brilho e todas as suas características, bem como o tipo de CAPA; se dura, mole, com ou sem figuras; TUDO deveria ser predefinido e constar deste contrato (MAS ISSO NÃO É UMA EXIGÊNCIA DO AUTOR). É interessante (mas, não, indispensável), anexar a este contrato a AMOSTRA do(s) papel(éis) a ser(em) usado(s) no escrito Géa e em suas capas. Essas amostras deveriam ser assinadas pelos contratantes.

NÃO DEVERIA ser alterada a numeração das páginas ao longo dos treze livros do escrito Géa. Isso inclusive indica que o Livro Treze é parte integral e INSEPARÁVEL da obra Géa. Se houver acréscimo de textos da editora (só se autorizados formalmente pelo autor de Géa), deveriam ter OUTRO TIPO de numeração (por exemplo: i, ii, iii, iv, etc.).

As folhas com FIGURAS (ilustrações, desenhos), se existirem (e se o autor as aprovar, caso não sejam as que ele próprio vem criando, que por sua natureza estão desde já aprovadas), DEVERIAM estar SEPARADAS entre si pelas folhas do texto do escrito Géa e o mais perto possível da parte do texto à qual se referem, bem como NÃO deveriam ter numeração, ou terão a mesma da página do texto à qual se refiram ou em seguida à qual apareçam, numeração essa acrescida de A, B, C, etc.

Não deveriam existir folhas agrupadas de figuras; ou seja: uma folha de figura logo em seguida a outra(s) folha(s) de figura: isso dificulta a consulta do Leitor e quebra o andamento da leitura. Porém ISSO NÃO É UMA EXIGÊNCIA; APENAS UMA RECOMENDAÇÃO DO AUTOR.

O autor já tem pronta uma versão de "Géa" (Géa Ilustrada) e também uma de "Geínha" (Geínha Ilustrada) com todas as ilustrações (todas presentes neste site), criadas pelo próprio autor e já colocadas nos melhores lugares em relação aos textos.

O autor aceita contratar com a editora a publicação de Géa com ou sem as ilustrações, e a presença ou ausência das ilustrações na obra deveria ser incluída no contrato, onde as ilustrações, EM QUALQUER CASO, deveriam estar liberadas para continuarem a ser apresentadas neste site ou em qualquer outra mídia que o autor julgue interessante, independentemente de autorização da editora.

A tonalidade de cinza dos símbolos “CCDB” e “Géa” constantes em todas as páginas do escrito Géa (fora nas capas e fora nas páginas de figuras, se estas últimas vierem a existir) DEVERIA ser submetida à aprovação do autor NO PAPEL no qual será publicado o escrito Géa (ou na mídia, caso este contrato seja sobre outra mídia). Se o tom de cinza for claro demais, some-se; se for correto, dará a idéia de LUZ; se for escuro, parecerá NUVEM. Isso também não é exigência: é mais um lembrete.

Seria interessante; mas NÃO, indispensável; que editora (no caso de livros impressos) acrescentasse após a página final do Livro Treze de Géa, nesse livro, uma pesquisa para o Leitor responder e remeter à mesma editora, com porte pago pela editora e sem descontar esse porte de seus pagamentos ao autor, pesquisa essa na qual o Leitor responderá quais temas do escrito Géa desejaria ver transformados em novos livros, como continuação dos existentes ou com a história pregressa deles, e quais não gostaria, explicando nos dois casos seus motivos e identificando-se. A editora deveria enviar OS ORIGINAIS dessas respostas ao autor, sem ônus para este; e, não, apenas um resumo dos resultados dessa pesquisa. No caso de este contrato referir-se à publicação em outras mídias, a editora deveria fazer trabalho semelhante de pesquisa, sempre sem ônus para o autor, ao qual deveria enviar a informação completa obtida junto ao Leitor; e, não, apenas um resumo da mesma. A editora NÃO cobraria do autor qualquer resultado advindo dessa pesquisa, nem reclamaria quaisquer direitos sobre novos escritos do autor, mesmo se estes forem baseados nessa pesquisa, ou por ela influenciados. Toda esta cláusula NÃO É INDISPENSÁVEL SEGUIR; trata-se apenas de um desejo e uma sugestão do autor.

A editora DEVERIA seguir as LEIS, conforme existam para sua mídia, sobre FAIXA ETÁRIA do Leitor, em relação a temas delicados, como RELIGIÃO, SEXO, VIOLÊNCIA, USO DE DROGAS, INCESTO, ESTUPRO e tal, constantes do escrito Géa, e exibir, onde for necessário, (capas dos livros, propaganda, anúncios e tal) o devido AVISO ao interessado em comprar e/ou ler o escrito Géa.

O sinal © (letra “c” numa circunferência), o nome completo e a sigla do autor (Cláudio César Dias Baptista - CCDB), ou titular futuro do direito de autor (no caso de morte do autor) e o ano da edição deverão ser (neste caso, obrigatoriamente, pois é parte da lei do direito autoral) impressos em caracteres muito legíveis pela editora de livros convencionais ou eletrônicos, numa página anterior à página 1 do escrito Géa. No caso de publicações em multimídia ou em áudio, a editora obrigatoriamente deverá incluir um aviso sonoro correspondente aos ítens acima. Em cinema, novela ou qualquer outra mídia, também será incluído pela editora o conjunto de dados correspondentes aos citados neste parágrafo. Em todos os casos, onde houver duração de apresentação desses dados, esta deverá ser folgada e maior que o tempo mínimo de leitura ou audição. Exemplo: © Cláudio César Dias Baptista - CCDB, 2004.

ANEXOS (convém, mas não é indispensável, acrescentar ao contrato definitivo, ausentes neste modelo):

Sumário completo do escrito Géa, tal como aparece no Livro Primeiro e no Livro Treze.

Amostras de papel(éis) a serem assinadas pelos contratantes, para com MESMO material e apenas com ele serem feitas as folhas e as capas do escrito Géa.

Cópia do “Contrato de cessão de direitos autorais, edição e outras avenças” firmado entre o autor e a EDITELE - Editora Técnica Eletrônica Ltda.

O AUTOR REPETE QUE, SALVO O QUE A LEI EXIJA, TODOS OS ITENS DESTE MODELO DE CONTRATO SÃO SEUS DESEJOS; NÃO, EXIGÊNCIAS, E SÃO NEGOCIÁVEIS COM A EDITORA, A NÃO SER AQUELES DAS CONDIÇÕES INDISPENSÁVEIS, APRESENTADOS NA PÁGINA "O OBJETIVO DESTE SITE".

Anime-se, editor! Vale a pena fazer um modelo de contrato com base nestes desejos do autor, modificado com o seu ponto de vista, editor, e remetido ao autor para análise!

Cláudio César Dias Baptista - CCDB

 

CCDB Livros ®

CCDB, RDB e Dalgiza Borges têm o prazer e a honra de anunciarem: a seção deste site que se denomina de CCDB Livros ® está no ar. Dia a dia, com minha conexão discada (dial-up) e lenta, numa velocidade de dez megabytes por hora, subi livro por livro testei-o neste site - todos já se acham no servidor e CCDB Livros está lançada. Em CCDB Livros todo mundo pode ler on-line todos os livros de CCDB e RDB inteiros, obras completas. Com a subida dos livros o espaço ocupado no servidor por este site dobrou (mais uma vez...). Mais detalhes, veja na própria CCDB Livros! É importante destacar: o lançamento de CCDB Livros não volta atrás; esse lançamento NÃO MODIFICA o propósito de CCDB, RDB e Dalgiza Borges de TAMBÉM LANÇAREM OS LIVROS EM PAPEL IMPRESSO e convidarem os artistas para que produzam obras com base nesses livros! O objetivo deste site continua, pois, INALTERADO. - CCDB


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